Localizada no centro da cidade de São Paulo, a Rua 25 de Março é a mais famosa rua de comércio especializado da cidade e é conhecida em todo o país. Um movimentado centro de compras em atacado e varejo, a rua é repleta de comércio para todos os bolsos e necessidades, sendo a variedade de lojas bastante famosa pela oferta de preços e diversidade.
A fama do local desperta também a curiosidade dos turistas, tendo se tornado parada obrigatória para muitos dos visitantes da cidade que curtem compras e agitação. Se é esse o seu caso, coloque um calçado confortável e prepare-se para um dia repleto de compras, aventuras e descobertas.
Rua 25 de Março: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios para fazer em São Paulo e 10 ruas mais populares de São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

foto de Peter Louiz (CC BY-SA 3.0) modificada
Um passeio pela Rua 25 de Março, o maior centro de comércio da América Latina
Considerada o maior centro comercial da América Latina, com cerca de cinco mil lojas cadastradas além do comércio ambulante, a Rua 25 de Março, localizada bem no centro de São Paulo, tem opções para todos os visitantes, e a sua movimentação diária de pessoas faz jus à fama.
Breve história da Rua 25 de Março
A Rua 25 de Março começou a sua vida como Rua de Baixo, mas seu nome foi alterado em 1865 pelo deputado Malaquias Rogério como homenagem à primeira constituição brasileira, assinada no dia 25 de março de 1824. Desde cedo se tornou um centro de comércio impulsionado por imigrantes que foram chegando e se instalando na região. A rua fica perto do rio Tamanduateí e, na esquina da Rua 25 de Março com a Ladeira Porto Geral, havia um cais por onde chegavam os produtos. Na época, em uma das enchentes que eram ainda comuns na região, um dos comerciantes baixou os preços dos tecidos molhados para desencalhar a mercadoria. Para não ficar atrás da concorrência, os outros decidiram encharcar os seus próprios tecidos e vender tudo assim também.
Com a vinda dos imigrantes sírios, libaneses e, mais recentemente, chineses e coreanos, a rua é um grande caldeirão de culturas. Por isso, o visitante deve estar preparado para navegar pelo mar de gente e de lojas com todo tipo de produto.

foto de Crieagency (CC BY-SA 4.0) modificada
Compras, compras, compras!
As lojas são especializadas em determinados tipos de itens, indo do comércio de artigos para festas, enxoval para bebês e objetos para a casa até fantasias, bijuterias, cosméticos, maquiagem, artigos esportivos, de armarinho, tecidos, roupas e calçados, passando por eletrônicos e muito mais, sendo assim um terreno fértil para a descoberta de produtos. Quem não estiver em busca de artigos específicos e cair na tentação de entrar em cada loja só para dar uma olhada, corre o risco de descobrir que precisa desesperadamente de algo que nem sabia que existia. Os preços são igualmente variados, embora grande parte do movimento se deva à busca por pechinchas, há artigos e preços para todos os gostos e bolsos, com vendas para o varejo e a atacado.
Para além das lojas tradicionais, na Rua 25 de Março você pode encontrar muitos vendedores ambulantes competindo com elas e oferecendo uma grande variedade de produtos, nacionais e importados.

foto de Otávio Nogueira (CC BY 2.0) modificada
O que é bom saber sobre a Rua 25 de Março
A Rua 25 de Março atrai visitantes o ano inteiro e cerca de 400 mil pessoas diariamente. Porém, com a aproximação de datas comemorativas, esse número pode chegar a um milhão de pessoas. Ao se preparar para um passeio pela 25 de Março, considere que algumas lojas não aceitam cartão, somente dinheiro. Além disso, devido ao grande movimento, e apesar de todo o policiamento, é melhor ter cuidado adicional com bolsas, celulares e outros objetos de valor. E quando bater aquela fome, é possível fazer uma pausa e escolher uma das opções de restaurantes na própria rua e nos arredores. Você tem à sua disposição uma grande quantidade de opções e preços desde comida tradicional brasileira a restaurantes de comida árabe, chinesa, japonesa e italiana e até mesmo opções vegetarianas. Para chegar à 25 de Março, você pode usar o metrô e a estação mais próxima é a de São Bento, na Linha 1 Azul.
Ao planejar sua visita, fique esperto: aos sábados, muitas das lojas abrem apenas das 8h às 13h30. Os horários também podem ser irregulares às vésperas de feriados, e muitas não abrem durante os feriados.

foto de C.araujo26 (CC BY-SA 4.0) modificada
Rua 25 de Março
Localização: Rua 25 de Março, São Paulo, Brasil
Abre: Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, sábados das 8h às 12h.