Para muita gente, a Avenida Cruzeiro do Sul é o ponto de partida de São Paulo: do Terminal Rodoviário do Tietê, o maior da América Latina, saem passageiros para se aventurar por todos os cantos do país. Mas um passeio pelos arredores da avenida também rende uma aventura regada a muita arte, com acesso fácil a uma série de museus que vão de relíquias religiosas a veículos que contam a história do transporte no Brasil, passando por obras de grafiteiros famosos e curiosidades de um dos times de futebol mais tradicionais do Estado.

O Parque da Juventude é o lugar ideal para fazer uma pausa ao ar livre e o Shopping D oferece lojas mais em conta para aquelas lembrancinhas de última hora.

Avenida Cruzeiro do Sul: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 ruas mais populares de São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

foto de Boris Karpuk (CC BY-SA 3.0) modificada

Do profano ao sagrado

São Paulo é sempre associada ao mar de carros em um trânsito sem fim, mas uma visita ao Museu SPTrans dos Transportes Públicos, que fica na própria Avenida Cruzeiro do Sul, mostra que a paisagem já foi muito diferente. Em um passeio feito sob medida para as crianças, elas podem ver de perto o primeiro bonde que circulou no Brasil, entre 1872 e 1900, que não tinha portas e era puxado por burros. Outras atrações incluem o primeiro ônibus de dois andares inspirado nos ícones londrinos (e batizado carinhosamente de “Fofão”) e as primeiras carteiras de habilitação.

Quem estiver em um clima de viagem espiritual vai adorar a paz do Museu de Arte Sacra, que fica na Avenida Tiradentes e a 7 minutos de metrô. O prédio colonial ao lado do Mosteiro da Luz é um oásis nessa área urbana e conta com uma exposição de imagens sacras, livros raros e documentos antigos e curiosos, como o testamento do bandeirante Fernão Dias. O museu fica aberto de terça a domingo, e vale a pena conferir a programação no site www.museuartesacra.org.br. Aos sábados, a visita é gratuita.

foto de Richard Melo da Silva (CC BY-SA 4.0) modificada

Arte e esporte ao ar livre

Imagine passear por um museu sem paredes. Essa é a experiência do MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana), que fica sob as 33 pilastras do metrô na Avenida Cruzeiro do Sul, entre as estações Tietê, Santana e Carandiru. A pé ou de bicicleta você vai poder conferir 66 painéis de grafite de 10 metros de altura, assinados por artistas como Binho, Chivitz, Akeni, Minhau, Marko e Flip.

Outra opção para um dia de sol é o Parque da Juventude, que foi construído em 2003 onde antes ficava o Complexo Penitenciário do Carandiru. As crianças vão adorar o bosque e as áreas verdes, além das pistas de skate e as quadras poliesportivas. Se o tempo fechar, é só procurar um bom livro na Biblioteca de São Paulo, que tem mais de 35 mil títulos. De quebra, a criançada ainda tem uma lição de história ao percorrer os antigos muros e a passarela de vigia, que foram mantidos como lembrança do presídio.

Para os amantes do futebol

Não precisa ser dia de jogo para visitar o Estádio do Canindé. O lar do time da Portuguesa, que fica na Rua Comendador Nestor Pereira , está a 1,5 km da estação de metrô Armênia e também tem acesso fácil de ônibus vindo da Avenida Cruzeiro do Sul. Não há um tour oficial, mas você pode ver o estádio e a loja oficial do time. Aos sábados, reserve algumas horas para visitar o Museu Histórico da Portuguesa de Desportos, que fica debaixo das arquibancadas do estádio, e conferir os mais de 3 mil troféus e outros tesouros da história da Lusa. Entre elas, está a primeira camisa do time com a cruz de Avis, de 1923.

foto de CORRETOR-CARVALHO (CC BY-SA 3.0) modificada

Avenida Cruzeiro do Sul

Localização: Avenida Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP