O Instituto Tomie Ohtake é imperdível para quem ama artes plásticas. Inaugurado em 2001, foi projetado especialmente para receber exposições nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design em São Paulo. A fachada única já é em si uma obra de arte.
Todas as exposições do instituto são focadas na arte contemporânea. Quando ele traz artistas mais antigos, como Salvador Dalí, é porque eles inspiraram os movimentos contemporâneos. Por isso, é um ótimo passeio para quem gosta de obras de arte modernas, que fogem dos padrões tradicionais.
O Instituto Tomie Ohtake ainda oferece cursos, palestras e debates. A ideia é sempre desenvolver e favorecer os estudos sobre as artes no país, assim como a arquitetura e o design. Com convidados do Brasil e de outros países, o instituto ajuda a formar novos artistas e apreciadores das artes.
Instituto Tomie Ohtake: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 coisas para fazer em São Paulo na chuva e 10 edifícios icônicos em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
foto de Lucas Lima 91 (CC BY-SA 2.0) modificada
O que se destaca no Instituto Tomie Ohtake?
O Instituto Tomie Ohtake traz exposições de arte contemporânea o ano inteiro. Porém, também chama muita atenção pela arquitetura. O local tem formas e traços arrojados, diferentes dos outros prédios da região. O instituto foi projetado por Ruy Ohtake, filho da artista que deu nome ao museu. Inspirado por arquiteturas internacionais, o desafio do arquiteto foi criar um espaço que fosse simultaneamente funcional, expressivo e ideal para momentos de lazer.
O projeto ganhou um prêmio na IX Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, em 2001. Por isso, o instituto começou também a premiar projetos de arquitetura. O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel premia arquitetos que tenham realizado obras nos últimos 10 anos. É uma forma de valorizar e incentivar realizações recentes nesse ramo.
foto de Kteshi (CC BY-SA 4.0) modificada
O que o Instituto Tomie Ohtake oferece?
Além das suas exposições, o Instituto Tomie Ohtake tem como objetivo incentivar a arte contemporânea no país. Por isso, oferece muitos cursos e formações. A ideia é especializar e formar artistas que se interessam por expressar as experiências atuais por meio da arte.
Algumas dessas formações são palestras e oficinas que duram apenas um dia. Por isso, quem está visitando pode conferir a agenda do Instituto Tomie Ohtake no site para saber a programação. Se você quer fazer um curso mais extenso, não se preocupe: muitos deles são oferecidos online! Eles incluem estudos sobre arte, pintura, processo criativo, filosofia, entre outros. Ainda que alguns dos cursos sejam voltados para artistas profissionais, outros são abertos ao público. Ou seja, você não precisa ser um especialista em arte para participar. O objetivo é tornar a arte mais acessível para todos. Por isso, se você tiver curiosidade sobre o assunto, é uma ótima forma de começar a aprender.
foto de Lidyanne Aquino (CC BY 2.0) modificada
O que é bom saber sobre o Instituto Tomie Ohtake?
Se você está em dúvida sobre conhecer o Instituto Tomie Ohtake porque não conhece muito bem a arte contemporânea, temos uma boa notícia: é possível conferir as exposições online. O projeto #JuntosDistantes é uma ótima maneira de conhecer melhor o assunto antes de visitar o instituto. Você pode conferir a programação e marcar presença pelo site oficial do instituto. Além de publicações com obras que já passaram pelo instituto, também aparecem depoimentos, conversas e ensaios inéditos.
Se você for artista, também pode participar com as suas produções. Basta entrar em contato pelas redes sociais. O Instituto Tomie Ohtake tem a missão de continuar produzindo, exibindo e incentivando as artes, seja onde for.
foto de Torajiro Kuruma (CC BY 2.0) modificada
Instituto Tomie Ohtake
Localização: Av. Brg. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo, SP, 05426-100
Abre: De terça a domingo das 12h às 17h.
Telefone: +55 11 2245-1900