O Jardim Botânico de São Paulo é um passeio imperdível para quem ama a natureza. A Mata Atlântica preservada no parque conta com árvores, plantas, flores e animais de diferentes espécies. Alguns estão em extinção e são protegidos pela equipe do parque.

O Jardim Botânico tem o seu charme para quem quer apenas passear entre as árvores. Mas nele você também encontra trilhas, área para piquenique e nascentes de rios para visitar. Além disso, há institutos de pesquisa e espaços para exposições espalhados pelo parque, para quem se interessa em aprender mais sobre o meio ambiente.

O parque tem restaurantes, lanchonetes e toda a estrutura necessária para receber visitantes. Por isso, reserve um dia inteiro para aprender e se encantar com a natureza preservada no Jardim Botânico de São Paulo.

O que podemos ver no Jardim Botânico?

O Jardim Botânico é um parque com 360 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada. Tem 380 espécies diferentes de árvores em sua extensão. Isso quer dizer que, chegando lá, é difícil saber por onde começar a visitação.

Se você prefere um passeio cheio de informação, escolha um dos roteiros disponíveis no site do parque. Por exemplo, pelo Roteiro das Árvores, você pode identificar espécies que estão em extinção durante a sua caminhada. Com o Roteiro das Águas, você passa por todas as nascentes do parque. E ainda tem o Roteiro das Plantas Aquáticas, em que você aprende mais sobre esse tipo de vegetação.

Muitas das informações disponíveis no site do Jardim Botânico podem guiar sua visita. Por isso, não deixe de acessar e tirar suas dúvidas antes de ir. Assim, você pode aproveitar melhor o seu passeio!

foto de Wilfredor (CC BY-SA 4.0) modificada

Qual é a história do Jardim Botânico?

O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, como o local era chamado, era uma região de mata nativa ocupada por sítios e chácaras. Nesse período, era difícil garantir a preservação do local. Isso porque a intervenção humana sempre pode prejudicar o meio ambiente.

Por isso, em 1917, o local se tornou propriedade do Governo de São Paulo. Por mais de 10 anos, ele serviu para captar água para o bairro do Ipiranga. Em 1928, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para criar o Jardim Botânico que conhecemos hoje.

Os ajustes necessários no parque e toda a documentação necessária demoraram para ficar prontos. Por isso, a data oficial de inauguração do Jardim Botânico de São Paulo é 10 anos depois, em 1938. Desde então, o parque é conhecido por ser um lindo espaço de natureza preservada em São Paulo. Também é famoso pelas pesquisas que ajuda e promove.

O que é bom saber sobre o Jardim Botânico

Além da mata nativa, a fauna local também é uma atração à parte. No Jardim Botânico, você pode ver os macacos bugios andando entre as árvores. Eles não costumam chegar perto dos visitantes, mas é divertido observar esses animais de longe. Também é um ótimo lugar para observar pássaros. Inclusive, uma curiosidade é que um observador de aves profissional está catalogando as aves do Jardim Botânico. Até o momento, 139 espécies já foram identificadas!

Se você gosta de observar aves ou quer se aventurar nesse hobby pela primeira vez, acesse o site do Jardim Botânico para conferir a lista de espécies. Leve seu binóculo e ponha ele em ação para tentar avistar esses animais. Pode ser divertido e educativo fazer isso com as crianças, ensinando a elas como apreciar a natureza e respeitar os animais livres ao mesmo tempo!

Jardim Botânico

Localização: Av. Miguel Estéfno, 3031, Vila Água Funda, São Paulo, SP, 04301-902

Abre: De terça a domingo das 9h às 17h.

Telefone: +55 11 5067-6000