O Museu da Imigração do Estado de São Paulo fica no tradicional bairro da Mooca, localizado na zona leste da cidade. O edifício no passado era a sede da extinta Hospedaria de Imigrantes do Brás, que foi a primeira casa na capital paulista de milhares de estrangeiros e brasileiros de outros estados. A instituição hoje abriga e preserva as várias histórias desses imigrantes com grande acervo museológico e bibliográfico.
Com exposições fixas, temporárias e itinerantes, o museu retrata e homenageia as cerca de 2,5 milhões de pessoas de 70 nacionalidades, etnias e origens que residiram na antiga hospedaria ao longo de 91 anos. Hoje, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é dos pontos turísticos e culturais mais procurados por visitantes de dentro e fora da cidade de São Paulo. É o passeio ideal para quem quer conhecer mais sobre a comunidade de imigrantes que ajudou a construir a história paulistana.
Museu da Imigração do Estado de São Paulo: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 atividades grátis para fazer em São Paulo e 10 coisas para fazer em São Paulo na chuva. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
foto de DocinhoLelê (CC BY-SA 2.0) modificada
Breve história da Hospedaria de Imigrantes do Brás, hoje Museu da Imigração
O ano era 1887 e o principal objetivo na época era promover cada vez mais a inserção dos imigrantes em São Paulo, encaminhando-os para trabalhos agrícolas. Por isso foi fundada a Hospedaria de Imigrantes do Brás, onde hoje está localizado o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Pessoas de diversas origens adentravam o país pelo Porto de Santos com o sonho de refazer suas vidas e eram encaminhadas para a hospedaria. Lá elas ficavam alojadas e eram acolhidas por um período de cinco a oito dias até que fossem enviadas para trabalhar em seus novos empregos nas fazendas. Esse ciclo se repetiu até 1978, quando o local teve suas atividades encerradas.
foto de Agência Brasil Fotografias (CC BY 2.0) modificada
Onde saber mais sobre o tema no Museu da Imigração do Estado São Paulo?
Além das mostras temporárias e de curta duração, que se concentram em temas relativos aos movimentos migratórios históricos e contemporâneos que acontecem no estado, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo conta com a exposição de longa duração "Migrar: experiências, memórias e identidades". Dividida em oito módulos para que os visitantes possam conhecer os trabalhos de preservação e pesquisa realizados na instituição, a exibição também aborda contextos mais específicos como políticas, o cotidiano da hospedaria e as contribuições do processo migratório para a formação do estado e da cidade de São Paulo.
Uma outra forma de você absorver ainda mais conhecimento sobre a questão migratória é mergulhar nos acervos, repletos de objetos, registros textuais e iconográficos, publicações e relatos orais, de forma a documentar e permitir a compreensão da história da migração no país.
Volta ao passado a bordo da Maria-fumaça
Se você quiser se aprofundar ainda mais na história, poderá dar uma volta no passado, literalmente. Embarque na Maria-fumaça na mesma estação de trem por onde passaram milhares de imigrantes. A bordo de uma legítima locomotiva de 1922, que ainda cruza os bairros da Mooca e do Brás, você pode fazer um passeio turístico que reconstrói parte da história da cidade. As viagens são promovidas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e é uma visita à parte do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
foto de José Pedro Viviani (CC BY-SA 4.0) modificada
O que mais tem de destaque no Museu da Imigração do Estado de São Paulo?
Se o seu plano é um passeio em família ou com amigos, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo tem um jardim de 2.900 m², repleto de plantas e árvores, incluindo uma figueira com mais de 500 anos de idade. Com um amplo espaço no gramado, o jardim é ideal para atividades e encontros ao ar livre para visitantes de todos os tipos.
Depois de visitar o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, você ainda pode desfrutar do café. Com ambiente vintage e acolhedor, o local conta com brunch, cafés especiais e outras opções artesanais. A loja do museu também não pode faltar no seu programa. Lá, você vai encontrar diversas lembrancinhas relacionadas ao tema do museu, como canecas, livros, bolsas, cartões-postais, entre outros itens muito especiais.
foto de Agência Brasil Fotografias (CC BY 2.0) modificada
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Localização: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca – São Paulo/SP
Abre: De quarta a domingo das 11h às 17h.
Telefone: +55 11 2692-1866