Quem passa por essa avenida a caminho do trabalho nem imagina que a Avenida 9 de Julho já foi um símbolo de modernidade durante a expansão da capital. Hoje, os 6 km que ligam o centro à zona sudoeste rendem um bom passeio fotográfico dessa cidade de contrastes, da paisagem de concreto e prédios antigos e cheios de pichações aos quarteirões mais arborizados que abrigam edifícios de alto padrão.

A área é bem servida por transporte público, mas vale a pena tirar os tênis da mala. Você pode apreciar uma vista diferente da vida do alto do Mirante 9 de Julho, comer o lanche de pernil mais famoso de São Paulo e encontrar uma rua que é um pedacinho da Itália na cidade.

Avenida 9 de julho : este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 ruas mais populares de São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

foto de Mike Peel (CC BY-SA 4.0) modificada

Marco da modernidade

A Avenida 9 de Julho foi inaugurada em 1935 como parte do plano de expansão da cidade com vias a partir do centro, inspirado por capitais como Paris, Roma e Moscou. A avenida começa no centro velho, perto da Praça da Bandeira e da Praça 14 Bis, e segue em direção à zona oeste. Numa época em que muitos barões do café ainda viviam por ali, o cenário futurístico trazido pela construção do primeiro túnel da cidade mudou a cara da região para sempre.

A avenida foi batizada em homenagem à data do começo da Revolução Constitucionalista de 1932. Nesse conflito armado, os paulistas se revoltaram contra o governo do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma Nova Assembleia Constituinte. A revolução acabou três meses depois com a derrota de São Paulo, e quem acabou inaugurando a 9 de Julho foi o próprio Getúlio Vargas.

Paisagem resgatada

O túnel foi inaugurado em 1938, mas o Mirante 9 de Julho, que fica sobre a construção, ficou esquecido por 76 anos. Em 2016, o espaço, antes ocupado por um salão de festas, foi revitalizado e hoje é um ótimo lugar para encontrar os amigos e apreciar a vista da cidade ou tomar uma cerveja depois de uma visita ao Masp, que fica logo atrás. O mirante conta com um café, um restaurante e também um espaço de co-working com internet gratuita, perfeito para uma reunião de trabalho descolada. Aos finais de semana, há shows de música e sessões de cinema ao ar livre na escadaria.

Se a fome bater de novo durante o passeio, você pode experimentar umas das cantinas italianas do bairro (veja mais a seguir). Outra atração gastronômica é o famoso sanduíche de pernil da Lanchonete Estadão. O local, inaugurado em 1968, está na esquina do Viaduto 9 de Julho com a Rua Major Quedinho e ganhou esse nome porque fica ao lado da antiga sede do jornal. A lanchonete fica aberta 24 horas para quem quiser provar o sanduba tradicional de pernil com molho à base de cebola, tomate e pimentão.

Um pedacinho da Itália

O bairro do Bexiga é o reduto de italianos mais famoso da cidade, mas a Rua Avanhandava é uma opção mais sofisticada para provar "antipasti" (ou entradas), massas, pizzas e outras delícias em um cenário bem romântico. A rua fica paralela à 9 de Julho. O primeiro restaurante do local, a Cantina Famiglia Mancini, foi inaugurado em 1980 e ainda faz sucesso com pratos tradicionais como lasanhas, filé à parmegiana, espaguete com frutos do mar e perna de cabrito assada. Em 2007, a Avanhandava passou por uma revitalização e ganhou duas fontes e outros detalhes que lembram uma vila tipicamente italiana. Mais restaurantes do mesmo grupo foram se instalando na rua e, além de contar com oito opções para o almoço ou o jantar, os visitantes também podem conferir um brechó e uma loja de antiguidades. As crianças vão se divertir com o Piccolo Teatro, com apresentações para a plateia na calçada.

Avenida 9 de julho

Localização: Avenida 9 de Julho, São Paulo, SP