O Mosteiro de São Bento é um lugar de contemplação em um dos bairros mais movimentados de São Paulo. Ele fica no Centro Histórico e se destaca não só por ser um local calmo, mas também pela incrível arquitetura.
O mosteiro é conhecido por estar sempre de portas abertas. Hoje, por volta de 45 monges fazem missas e trabalham pela comunidade. O coro de canto gregoriano transmite uma serenidade impressionante aos fiéis. Além disso, o Mosteiro de São Bento recebe hóspedes, sendo um dos mais famosos o papa Bento XVI. Ele se hospedou nas instalações em 2007, durante sua visita ao Brasil.
Quem segue a fé católica vai se encantar com os trabalhos e as missas do mosteiro, e mesmo as pessoas com outras crenças vão admirar a bela arquitetura e a história do local. Seja qual for a sua fé, não deixe de fazer uma visita durante um passeio pelo Centro Histórico da capital paulista.
Mosteiro de São Bento: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 12 melhores coisas para fazer em São Paulo e 10 lugares mais instagramáveis em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
foto de Thiago Santos (CC BY 2.0) modificada
Qual é a história do Mosteiro de São Bento?
A história do Mosteiro de São Bento começa com a chegada dos beneditinos a São Paulo, em 1598. Nessa época, foi construída uma igreja pequena dedicada a São Bento no local. Em 1634, as instalações já tinham aumentado e dado lugar para uma abadia.
Os anos que se sucederam foram de grandes mudanças na história do Brasil e de São Paulo. A abadia também mudou e, em 1858, o Colégio de São Bento foi criado junto a ela. Mais tarde, em 1921, foi a vez da Escola Teológica, hoje Faculdade de São Bento. Inicialmente, oferecia apenas os cursos de Filosofia e Teologia, exclusivamente para os monges. Atualmente, é uma instituição aberta à comunidade, com uma variedade de cursos de diferentes níveis.
Hoje, o mosteiro é composto pela Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, pela Faculdade de São Bento e pelo Colégio de São Bento. A construção aberta para visitação foi erguida entre 1910 e 1912.
foto de Wilfredor (CC BY-SA 4.0) modificada
Qual é o destaque do Mosteiro de São Bento?
A arquitetura do Mosteiro de São Bento é impressionante. O arquiteto alemão Richard Berndl fez o projeto seguindo a tradição da arquitetura eclética da Alemanha. Outros arquitetos e artistas contribuíram para a construção ao longo dos anos.
As esculturas dos 12 apóstolos, por exemplo, foram feitas pelo escultor e pintor Adrien Henri Vital van Emelen. Já o conjunto de esculturas da capela-mor foi feito por Anton Lang. O relógio do mosteiro foi fabricado na Alemanha e contém seis sinos.
O órgão da igreja também é um ponto de destaque. Foi produzido em 1954, também na Alemanha. A estrutura com seis mil tubos é surpreendente. Escutar a melodia que ele produz durante as apresentações de canto gregoriano torna a experiência inesquecível!
foto de Paulo JC Nogueira (CC BY-SA 3.0) modificada
O que é bom saber sobre o Mosteiro de São Bento?
A catedral, o colégio e a faculdade não são tudo o que o Mosteiro de São Bento oferece. Ele ainda conta com uma padaria. Todos os pães, bolos, geleias, chocolates e cervejas artesanais são feitos pelos próprios monges.
As receitas são passadas entre os monges e não são reveladas para mais ninguém. Alguns dos produtos mais procurados são o benedictus, um pão de mel recheado com geleia de morango, e o bolo de nozes com maçã. As delícias preparadas ali são encontradas tanto no Mosteiro de São Bento quanto em uma cafeteria no bairro Jardins.
Além da padaria, o mosteiro também tem uma lojinha anexa. Lá, você pode comprar lembranças de viagem e presentes relacionados ao mosteiro, como medalhinhas de São Bento.
foto de Wilfredor (CC BY-SA 4.0) modificada
Mosteiro de São Bento
Localização: Largo São Bento, s/nº, Centro Histórico, São Paulo, SP, 01029-010
Abre: Aberto 24 horas.
Telefone: +55 11 3328-8799