A Catedral Metropolitana de São Paulo, a famosa Catedral da Sé, é um dos principais pontos turísticos da capital paulista. Localizada no centro histórico da cidade, a igreja chama a atenção pela sua grandeza e pela sua história, que se iniciou no século XVI. A beleza arquitetônica da construção é uma das grandes responsáveis por tornar a igreja um dos cartões-postais da cidade e por fazer dela a queridinha dos cliques de quem visita a região.

Além disso, nas proximidades da Catedral Metropolitana de São Paulo, você encontra muitas opções de bares, restaurantes, lanchonetes, farmácias, lojas e livrarias. Assim, pode aproveitar a visita à Catedral da Sé para conhecer outros lugares próximos. Como a igreja fica na região central da cidade, você só precisa tomar um pouco de cuidado e evitar expor objetos de valor ou falar ao celular em público.

Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé): este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 12 melhores coisas para fazer em São Paulo e 10 edifícios icônicos em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Quais são os destaques da Catedral Metropolitana de São Paulo?

O grande destaque da Catedral Metropolitana de São Paulo é a sua imponente estrutura arquitetônica. O projeto como se conhece hoje é assinado pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, que foi professor na Escola Politécnica de São Paulo. A escada de pedra que liga a calçada à igreja é outro destaque arquitetônico da construção, assim como o amplo espaço de concreto com algumas palmeiras imperiais em volta do chamado Marco Zero da cidade, que fica bem em frente à Catedral da Sé.

Assim, a Catedral Metropolitana de São Paulo rende fotos incríveis que vão garantir muitas curtidas nas suas redes sociais. Mas você também pode aproveitar o passeio para acompanhar uma das muitas missas que acontecem na Catedral da Sé, se desejar. Só confira a programação no site para saber os horários certos.

Qual é a história da Catedral Metropolitana de São Paulo?

A construção da Catedral Metropolitana de São Paulo teve início em 1913, mas ela só foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1954, em comemoração ao 4º centenário da cidade de São Paulo. Mas a origem da sua história data de 1591, graças ao cacique Tibiriçá, que definiu o local onde o primeiro templo da cidade seria construído. E então, a versão inicial da igreja foi levantada com taipa de pilão.

Já no ano de 1745, a estrutura foi reconhecida como catedral e uma segunda matriz foi construída na época, no mesmo lugar. Em 1911, a construção foi demolida, juntamente com outra igreja próxima, de São Pedro da Pedra. Assim, o projeto atual da Catedral Metropolitana de São Paulo ocupou o espaço dos dois templos e a igreja pôde ser construída na versão atual.

Como chegar à Catedral Metropolitana de São Paulo?

É muito fácil chegar à Catedral Metropolitana de São Paulo por meio do transporte público da cidade. As estações de metrô mais próximas são a Luz e a Sé. Mas você também pode chegar ao local pelas linhas de ônibus da capital, que ligam a região aos principais bairros de São Paulo. Você pode optar ainda por utilizar o transporte privado, como táxi ou Uber, para chegar à Catedral da Sé.

Aproveite o passeio para conhecer outros pontos turísticos importantes do Centro Histórico e que ficam nas proximidades da Catedral Metropolitana de São Paulo. Algumas opções são o Theatro Municipal, o Mosteiro de São Bento, o Edifício Copan, a Sala São Paulo, a Rua 25 de março e o Mercado Municipal. Assim, você enriquece o seu roteiro pela capital e fica sabendo um pouco mais sobre a história da cidade.

Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé)

Localização: Praça da Sé - Sé, São Paulo - SP, 01001-000, Brasil

Telefone: + 55 11 3107-6832