Em um passeio pelo litoral norte de São Paulo, a Praia de Castelhanos é perfeita para quem curte aventura: a adrenalina já começa na trilha de 15 km que corta o Parque Estadual de Ilhabela e só pode ser percorrida por jipes, motos ou bicicletas. Se você não tiver um jipe, é possível fazer o passeio com empresas de off-road. Os mais corajosos podem encarar a expedição a pé e curtir outros recantos no caminho, como a Praia Mansa e a Praia Vermelha.

Ao chegar lá, aproveite os 1,5 km de areias claras e a baía em forma de coração. Neste lado da ilha, as ondas são mais altas e perfeitas para a prática do surfe. Se depois da trilha bater um cansaço, ou se você se apaixonar e quiser esticar o passeio, é possível acampar na ilha ou ficar em chalés gerenciados pela comunidade local.

Praia de Castelhanos em Ilhabela, São Paulo: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 melhores praias do Brasil e 10 destinos para curtir o verão na praia ou na natureza. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Quais são os destaques de Castelhanos?

Depois de se refrescar no mar e admirar as belezas da Mata Atlântica, vale a pena fazer uma visita à Cachoeira do Gato, com acesso pelo lado esquerdo da praia, conhecido como Canto do Ribeirão ou Canto do Gato. São 40 minutos de trilha para chegar até a cachoeira de 50 metros de altura. Não há um poço para nadar e as pedras são bem escorregadias, mas o cenário compensa a caminhada.

Um pouco de história

A praia já foi testemunha de mais de 20 naufrágios, inclusive o do navio espanhol Príncipe das Astúrias, que afundou por ali em 1916 e ficou conhecido como o “Titanic brasileiro”. No entanto, Castelhanos ganhou esse nome porque teria sido usada como um esconderijo para os piratas da região de Castela para saquear as caravelas da Coroa Portuguesa. Dizem que eles teriam enterrado o seu tesouro no Saco do Sombrio, na ponta à direita da baía, mas até hoje ninguém achou ouro nenhum.

Praia de Castelhanos em Ilhabela, São Paulo

Localização: Castelhanos, Ilhabela, SP, 11630-000, Brasil.

Abre: Acesso pelo Parque Estadual de Ilhabela: todos os dias, das 8h às 17h.