Além de variados restaurantes para todos os gostos, o ambiente tranquilo e romântico salpicado por luzes e fontes fazem da Rua Avanhandava a mais charmosa do centro de São Paulo. Caminhar por essa rua nos remete à sensação idílica de um passeio por uma pequena vila italiana e estimula todos os sentidos. E tudo isso nasceu do sonho de um único empresário, Walter Mancini, que investiu na sua revitalização e a transformou em um ícone na capital.
Hoje, em uma das transversais da Rua Augusta, o visitante encontra um oásis onde pode relaxar e apreciar cada canto dessa via com ares europeus e que personifica o desejo de “se essa rua fosse minha” de um sonhador. Além disso, quem procura boa comida, variedade e entretenimento também encontra restaurantes especializados em comida italiana, lanches e até frutos do mar, além de outras atrações.
Rua Avanhandava: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 ruas mais populares de São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
foto de CORRETOR-CARVALHO (CC BY-SA 3.0) modificada
Breve história da Rua Avanhandava
Walter Mancini se tornou proprietário do primeiro restaurante da Rua Avanhandava, uma pizzaria inaugurada por ele em 1980. Em 2000, ele adquiriu um outro restaurante vizinho e deu início ao seu império que já soma oito estabelecimentos, de restaurantes renomados, como a conhecida Cantina Famiglia Mancini, a um brechó, uma galeria de arte e até um teatro, o Piccolo, com sua calçada das estrelas encantadora, tudo isso na mesma rua. Desde então, a história dessa rua mudou totalmente, com uma grande revitalização que trouxe algumas melhorias a partir do ano de 2006. O empresário apostou não apenas na recuperação do local, mas em torná-lo mais que especial, investindo mais de 2,5 milhões de reais no projeto de elevar o nível da rua e estreitá-la para acalmar o tráfego e facilitar a circulação e a segurança dos pedestres. Também foi instalada uma iluminação especial e duas belas fontes inspiradas nas vilas italianas, uma paixão de Walter, dando à rua o seu ar charmoso e romântico, principalmente ao cair da noite.
Ao longo dos anos, a Rua Avanhandava virou referência de gastronomia e entretenimento na cidade, sendo frequentada não apenas pelos clientes dos variados restaurantes, mas se tornando também um ponto turístico da região, recebendo cerca de 50 mil pessoas todos os meses, sendo que cerca de 60% delas são turistas, tendo esse tráfego aumentado em 30% após as reformas, o que é totalmente compreensível, pois quem poderia resistir a tanto charme? Com suas fontes, suas luzes, vasta vegetação, suas mesinhas na calçada, sua mistura de aromas, sabores e sons, tudo isso somado à alegria dos seus frequentadores, vale a pena visitar essa rua encantadora e tão diferente no coração de São Paulo.
foto de CORRETOR-CARVALHO (CC BY-SA 3.0) modificada
O que é bom saber sobre a Rua Avanhandava
A Rua Avanhandava foi projetada também para facilitar o trânsito de pedestres, inclusive daqueles com dificuldades de locomoção, oferecendo uma circulação mais segura e tranquila. Além disso, a oferta de restaurantes é para todos os bolsos, com opções mais em conta, como as do restaurante Migalhas, com sanduíches com preços entre R$ 14 e R$ 28. Esta encantadora rua que é um verdadeiro cartão-postal também fica próxima a outras ruas badaladas, sendo mesmo uma transversal da famosa Rua Augusta. Sendo assim, aproveite o passeio pelo centro de São Paulo para relaxar, forrar o estômago e eternizar o momento com belas fotos.
foto de CORRETOR-CARVALHO (CC BY-SA 3.0) modificada
Rua Avanhandava
Localização: Rua Avanhandava, Bela Vista, São Paulo, Brasil