Principal rua comercial do bairro da Liberdade, a Rua Galvão Bueno, toda decorada com luminárias no estilo oriental, tem variada oferta de restaurantes e de lojas de artigos orientais. Assim, quem se desloca até lá fica imerso na cultura oriental, tanto por meio do seu visual, quanto pelos seus sabores e produtos.
A Rua Galvão Bueno fica nos bairros paulistanos da Sé (o trecho entre a Praça da Liberdade e o Viaduto Cidade de Osaka) e da Liberdade (trecho entre o viaduto e a Rua Tamandaré). O bairro da Liberdade é um bairro turístico situado no centro de São Paulo e conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, comunidade essa considerada a maior do mundo fora do Japão.
Rua Galvão Bueno: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 ruas mais populares de São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
Um pouquinho da história da Rua Galvão Bueno
O nome dessa icônica rua do bairro da Liberdade é uma homenagem ao advogado e professor Dr. Carlos Mariano Galvão Bueno (1834–1883), não ao famoso locutor esportivo homônimo. No entanto, foi a presença japonesa no bairro que ditou suas características e sua unicidade, sendo ela uma das ruas do bairro que transmitem melhor essa presença, que começou em 1912 quando os imigrantes começaram a residir na região devido ao preço do aluguel e da facilidade de deslocação por se encontrar no centro da cidade. Nessa época, começaram a surgir também atividades comerciais desses mesmos imigrantes no local, como uma hospedaria, um empório e até mesmo uma fábrica de tofu. Na década de 1950, foi inaugurado na rua um prédio com restaurante, hotel e uma sala de projeção para 1.500 pessoas onde eram exibidos filmes japoneses. Foi então que a Rua Galvão Bueno passou a ser o centro do bairro japonês, reunindo os imigrantes e ajudando-os a superar a saudade da terra natal. Em 1964, foi inaugurado o prédio da Associação Cultural Japonesa de São Paulo (Bunkyô) na esquina das ruas São Joaquim e Galvão Bueno.
foto de Dornicke (CC BY-SA 4.0) modificada
Destaques da Rua Galvão Bueno
A tradição de comércio e produtos voltados para a comunidade oriental se mantém até hoje, sendo a Rua Galvão Bueno bastante popular nesse sentido, com mercados e galerias com produtos orientais, além de restaurantes de comida chinesa, japonesa e coreana, atraindo visitantes pelo comércio de roupas, alimentos e por suas festas típicas.
No fim da rua, encontramos o Jardim Oriental onde se pode fazer uma pausa nas compras para relaxar e passear entre os diversos tipos de plantas e árvores ornamentais. A rua tem a proposta de ampliação do passeio de modo a priorizar e incentivar a circulação de pedestres e melhorar a experiência de compras, uma vez que 95% do seu tráfego é de pessoas que circulam a pé, com cerca de 64 mil pessoas circulando entre as 9 e as 19h em um domingo comum.
foto de Dornicke (CC BY-SA 4.0) modificada
O que é bom saber sobre a Rua Galvão Bueno
Na Rua Galvão Bueno, o visitante pode desfrutar da principal atração desse bairro singular, que é caminhar tranquilamente pelas ruas, conhecendo lojas, tradições e sabores sem medo de assalto ou furto.
Nos fins de semana, aproveite a feira tradicional do bairro da Liberdade, que ocorre há 33 anos.
A maneira mais fácil de chegar lá é de metrô, basta sair na estação da Liberdade começar a explorar o bairro até chegar à Rua Galvão Bueno.
foto de Dornicke (CC BY-SA 4.0) modificada
Rua Galvão Bueno
Localização: Rua Galvão Bueno, Liberdade, São Paulo, Brasil