O Templo Zu Lai é um lugar onde a natureza e as tradições budistas se encontram. Construído em uma área de 150 mil metros quadrados em Cotia, São Paulo, é um espaço para celebrar o budismo, relaxar e curtir o silêncio.

O templo foi inaugurado em 2003 e, desde então, recebe pessoas que queiram saber mais sobre o budismo humanista ou admirar a arquitetura do local. Uma curiosidade sobre a construção é que os arquitetos contratados admitiram que não conheciam a arquitetura planejada pela mestra do templo, então ela os levou em uma viagem à China, onde puderam se inspirar nos templos da Dinastia Tang.

Conhecer o Templo Zu Lai é uma atividade essencial para quem gosta de tranquilidade e harmonia com a natureza.

Templo Zu Lai: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 atrações fora do roteiro tradicional em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Qual é o diferencial do Templo Zu Lai?

Ainda que muitas pessoas visitem o Templo Zu Lai porque gostam da paz que o lugar emana, ele tem um objetivo ainda maior: tornar os preceitos budistas mais acessíveis. Por isso, além de oferecer uma revista gratuita online e uma série de livros, o templo faz eventos para promover o budismo para não praticantes.

Outra forma de divulgar o budismo é promovendo retiros. Os retiros no Templo Zu Lai podem ser de alguns dias ou de um mês inteiro. Neles, você segue a rotina dos monges, como as práticas de meditação, e dorme nos alojamentos do templo. O Templo Zu Lai também oferece palestras. Elas não são regulares, mas costumam acontecer aos domingos. As palestras são direcionadas para todos que queiram saber mais sobre Buda, sejam praticantes ou não do budismo.

Por que o Templo Zu Lai foi construído?

Em 1992, o mestre chinês Hsing Yün veio ao Brasil para oficializar a consagração de outro templo em São Paulo. Inspirados pelas suas falas, os discípulos do mestre queriam que os seus ensinamentos continuassem. Assim, Jue Cheng, uma das monjas que o acompanhavam, permaneceu no Brasil e iniciou o projeto do Templo Zu Lai.

Um casal de discípulos do mestre Hsing Yün doou o local onde os ensinamentos começaram. Pouco tempo depois, a monja Jue Cheng começou a realizar cerimônias e cultos. Quatro anos depois, o número de seguidores havia aumentado consideravelmente. Por isso, começaram a pensar na construção do templo. A construção começou em 1999. Mas, com a viagem dos arquitetos para a China, só terminou em 2003. Nesse momento, a monja Jue Cheng já havia recebido o seu título de Mestra Sinceridade.

O que é bom saber sobre o Templo Zu Lai?

É fácil chegar ao Templo Zu Lai. Basta entrar no quilômetro 29 da Rodovia Raposo Tavares e seguir pela Estrada Fernando Nobre até o templo. Há também duas opções de transporte público para visitar o local.

A primeira é pela Estação Butantã, na Linha Amarela do metrô. Descendo nessa estação, na Praça Waldemar Ortiz, você pode pegar um ônibus ou van para Cotia e descer no quilômetro 29 da Rodovia Raposo Tavares. Depois de uma caminhada de 20 minutos pela Estrada Fernando Nobre, você chega ao templo.

A segunda opção é pegar um ônibus fretado. Ele sai todos os domingos, às 8h30, do bairro da Liberdade, e deixa os visitantes direto no local. O ônibus retorna do Templo Zu Lai para São Paulo às 16h15.

Templo Zu Lai

Localização: Estr. Fernando Nobre, 1461, Parque Rincão, Cotia, SP, 06705-490

Abre: De terça a sexta das 12h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h.

Telefone: +55 11 3500-3600