Com mais de um século de existência, a Pina, como também é conhecida a Pinacoteca de São Paulo, recebe o título de museu de artes mais antigo da capital paulista. Com obras artísticas brasileiras do século 19 até a contemporaneidade, sempre dialogando com as mais diversas culturas mundiais, seu acervo original conta hoje com mais de dez mil produções.
Projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo em 1900, o edifício que fica no Jardim da Luz, no centro da cidade, é uma obra à parte, misturando o passado ao presente. Em 1998, a Pinacoteca de São Paulo passou por uma ampla reforma, assinada pelo arquiteto Paulo Mendes Rocha, que preservou os elementos neoclássicos e atemporais da construção. Além das exposições permanentes que de tempos em tempos recebem nova curadoria e apresentam em várias de suas salas o amplo acervo de obras, a Pinacoteca de São Paulo também oferece aos visitantes exposições temporárias que reúnem produções essenciais para a arte brasileira.
foto de Wilfredor (CC BY-SA 4.0) modificada
Por que a Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade?
Há quem diga que o Museu da Independência é o primeiro museu público de São Paulo. E é verdade. Mas é um museu de história, que retrata o percurso do Brasil. Já a Pinacoteca, em seus mais de 115 anos, é o mais antigo museu de arte, pois reúne um acervo de produções brasileiras de artes visuais essenciais para a nossa arte.
Quais são os artistas de destaque da Pinacoteca de São Paulo?
Com cerca de onze mil peças de artistas dos mais variados, principalmente dos séculos 19 e 20 até os dias de hoje, a Pina oferece um amplo panorama da arte brasileira. Na Pinacoteca de São Paulo, você vai encontrar pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, tapeçarias, fotografias, objetos de arte decorativa, além de um seleto conjunto de imaginária do período colonial.
A Pinacoteca de São Paulo abriga um dos maiores acervos de obras de arte do país, com aproximadamente onze mil produções artísticas. Alguns dos artistas de grande destaque são Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Almeida Júnior, Antônio Parreiras, Pedro Alexandrino e Cândido Portinari.
O que mais tem para ver na Pinacoteca de São Paulo?
Além do extenso acervo apresentado nas exposições permanentes, você também vai encontrar na Pinacoteca de São Paulo algumas exposições temporárias. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a ideia é oferecer aos visitantes um espaço democrático com uma programação que reflita a diversidade da sociedade brasileira.
E você terá a chance de aproveitar toda essa programação não apenas em um prédio, mas em dois. A Pinacoteca de São Paulo conta com edifícios abertos ao público: a Pinacoteca Luz, que fica no Jardim da Luz, e a Pinacoteca Estação, localizada no Bom Retiro, também no Centro, inaugurada em 2004. Nesta última, você também pode visitar a Biblioteca Walter Wey, com significativo acervo de publicações de artes visuais disponíveis para consulta, e o Centro de Documentação e Memória.
O que mais posso fazer na Pinacoteca de São Paulo?
Depois de mergulhar por um dia inteiro nas artes visuais brasileiras na Pinacoteca de São Paulo, você pode conhecer o Flor Café. A cafeteria, além de contar com uma vista para o parque do Jardim da Luz, um dos mais antigos da cidade, disponibiliza um buffet variado aos clientes. A Pina Estação também tem um espaço no térreo com o Flor Café e ambos funcionam no mesmo horário de visitação do museu.
A loja da Pinacoteca de São Paulo também é uma parada imperdível no final do seu passeio. Não deixe de passar por lá e dar uma olhada nos livros e catálogos relacionados às exposições do momento e acervos, aos produtos da Pina dos mais variados, como canecas, cadernos, cartões-postais, bonés e bolsas. Essa é a sua chance de levar para casa uma lembrança desse museu de arte tão essencial para a história das artes visuais brasileira.
Pinacoteca de São Paulo
Localização: Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP, 01120-010
Abre: De quarta a segunda das 10h às 18h.
Telefone: +55 11 3324-1000