A Rua Augusta é uma das mais famosas de São Paulo e cruza um dos endereços mais conhecidos da cidade: a Avenida Paulista. Nela, o visitante tem um leque de atrações que vão de teatros, galerias de arte e bares underground até lojas de marcas e estilistas renomados, brechós, butiques de luxo, ótimos restaurantes e casas noturnas, passando por edifícios icônicos. Um dos residentes famosos da rua é o Conjunto Nacional, um dos primeiros grandes prédios modernos da cidade, construído nos anos 50.
Sua vida noturna é uma referência para quem está à procura de diversão e socialização. Seus frequentadores são igualmente diversos, e nela você encontra todas as tribos, o que ajuda a tornar esta rua um dos lugares mais diferentes da cidade.
Rua Augusta: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 ruas mais populares de São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
foto de connectionconsulting (CC BY 2.0) modificada
A Rua Augusta tem atrações para todos os gostos
É impossível visitar São Paulo e não dar um pulo na Rua Augusta, este ícone imperdível de uma das maiores cidades do Brasil. O que mais identifica a Rua Augusta é a sua diversidade e a forma como a pluralidade ganha espaço nesse ambiente.
foto de Arte Fora do Museu (CC BY 2.0) modificada
Um pouco de história
A história registrada da Rua Augusta remonta ao século XIX, quando aparecem as primeiras referências a ela como “Rua Maria Augusta”. É uma importante artéria da cidade de São Paulo, ligando a zona dos Jardins ao centro e cruzando a Paulista. Aqui, você pode curtir uma peça de teatro, fazer uma tatuagem ou provar um prato tailandês, tudo sem sair desse endereço.
Caminhando por esse cartão-postal da cidade que recebe milhares de turistas anualmente, o visitante encontra pessoas de todos os estilos e que tornam o espaço tão pluralizado. Para os amantes das artes, há o famoso teatro Procópio Ferreira, inaugurado em 1948 e que já foi palco do programa “Sai de Baixo”, ou o Teatro Shopping Frei Caneca, onde se pode assistir a musicais e óperas.
Nesse caldeirão cultural, há atividades interessantes para qualquer hora do dia. Durante o dia, é possível aproveitar atividades mais tranquilas como um cinema, um café ou algumas das ofertas de comércio desta rua badalada. Na Rua Augusta, você também vai poder visitar espaços distintos e com ofertas fora do comum, como a Galeria Ouro Fino, onde se encontra um pouco de tudo, desde roupas e acessórios a estúdios de tatuagens. Na hora do almoço, aproveite para visitar a Padaria Bella Paulista, onde o menu vai muito além das coxinhas e dos pães de queijo das padocas da cidade. O preço é um pouco salgado, mas vale a pena provar a pizza e o Dadinho de tapioca. Há também várias opções vegetarianas e veganas.
Se preferir uma refeição mais em conta, pode conferir o Calçadão Urbanoide, onde você vai encontrar food trucks que oferecem refeições diversas, desde comida do norte e do nordeste do Brasil a hambúrgueres ou comida tailandesa. Faça uma pausa em uma das mesas públicas para aproveitar a comida ou tomar uma cerveja artesanal.
Já à noite, o local tem um movimento muito intenso e abriga bares como o Caixote Bar, o G&T Gin Bar, virado apenas para bebidas e coquetéis, ou o Tatu Bola, com bebidas deliciosas e música ao vivo, restaurantes e eventos para todos os gostos e preferências.
foto de FrancisW (CC BY-SA 3.0) modificada
O que é bom saber sobre a Rua Augusta
Entre a Avenida Paulista e a Praça Roosevelt, a região da Rua Augusta é conhecida como Baixo Augusta, e é onde se concentram os cinemas, restaurantes, bares e baladas. As ruas adjacentes também oferecem ótimas opções. Se quiser aproveitar o ambiente vibrante deste espaço, você pode escolher um dos hotéis ou, para quem prefere mais privacidade, os apartamentos na região. Uma boa opção, barata e bem cotada, é o Intercity São Paulo Paulista. Para os que preferirem uma opção mais luxuosa, a pedida é experimentar o Renaissance São Paulo Hotel. Para quem quiser se deslocar de metrô, basta pegar a Linha Verde 2 e descer na estação da Consolação ou a Linha Vermelha 3 e descer na estação Paulista, que fica a apenas algumas quadras da Rua Augusta. Outras opções para chegar à rua são o trem e o ônibus (use as linhas 107T-10, 908T-10, 930P-10, 7181-10 e a linha N307-11). A rua é também acessível por carro, e você também pode pegar um Uber para se deslocar para o local.
foto de connectionconsulting (CC BY 2.0) modificada
Rua Augusta
Localização: Rua Augusta, São Paulo, Brasil