O Aeroporto Internacional de São Paulo é um dos maiores hubs aéreos também da América Latina e, para muitas pessoas que chegam à capital, a visita começa aqui. E o local é uma verdadeira amostra da agitação dessa cidade que não para nunca. O complexo do Aeroporto de Cumbica, como é mais conhecido pelos paulistanos, tem 387.109 m² de área e conta com três terminais de passageiros e um de carga, além de 30 mil funcionários, para atender cerca de 40 milhões de viajantes por ano.

Aeroporto Internacional de São Paulo: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios para fazer em São Paulo e 10 atividades grátis para fazer em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Um pouco de história de Cumbica

O plano para um novo aeroporto em uma área menos habitada da cidade começou a tomar forma na década de 50, quando aumentou o volume de passageiros e carga do Aeroporto de Congonhas. A escolha do local para a construção do novo aeroporto foi bem polêmica e incluía opções como Campinas e Ibiúna, mas o Governo Federal acabou elegendo uma área em Guarulhos que pertencia à Força Área Brasileira.

O Terminal 1 foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 1985 e o Terminal 2 oito anos mais tarde. Em 2011, o aeroporto passou para as mãos da iniciativa privada para preparar o local para a Copa do Mundo que aconteceria três anos depois. Assim nasceu o Terminal 3, que tem capacidade para receber 15 milhões de passageiros.

Um dos principais problemas enfrentados pelo Aeroporto Internacional de São Paulo é a neblina, e a baixa visibilidade às vezes causa interrupções e atrasos. E não é à toa. O aeroporto ganhou esse apelido porque Cumbica era o nome de uma fazenda na região e, em tupi-guarani, quer dizer “nuvens baixas”.

foto de Wilfredor (CC BY-SA 4.0) modificada

Entre chegadas e partidas

Enquanto você espera para embarcar ou receber aquela pessoa querida que vem de longe, há opções bem brasileiras para acompanhar o seu cafezinho, como uma fatia quentinha de panetone da Casa Bauducco, um chocolate da Kopenhagen ou o carro-chefe da Casa do Pão de Queijo. Para o almoço ou o jantar, há também várias escolhas de fastfood. Mas, se você tiver mais tempo, confira o churrasco ou os hambúrgueres do Cortés Asador ou a pizza assada em forno à lenha do Ráscal.

Você também pode resolver várias tarefas enquanto espera, já que o Aeroporto conta com casa de câmbio, bancos, salões de beleza e lojas de lembrancinhas, como a Planet Brazil e a Brasil Souvenirs. Se ainda tiver que terminar aquele relatório antes de embarcar, ou simplesmente quiser relaxar antes de uma viagem longa, reserve um período de 3, 6 ou 12 horas no espaço Urban Lounge, que oferece Wi-Fi, salas de reunião, duchas, café, lanches e cobertores. O aeroporto também conta com outras salas VIP.

foto de ProtoplasmaKid (CC BY-SA 4.0) modificada

O que é bom saber sobre o Aeroporto Internacional de São Paulo

Para evitar o famoso trânsito de São Paulo e chegar ao aeroporto partindo do centro da capital, a melhor opção é pegar o trem da Linha 13-Jade, que sai da Estação da Luz. O serviço conta com 20 saídas diárias a cada hora cheia. O primeiro trem parte tanto da Luz quanto de Guarulhos às 5h e, o último, à meia-noite. A viagem dura meia hora.

Uma alternativa para chegar a outros pontos da cidade é o Airport Bus Service. Os ônibus partem do Aeroporto com destino ao Aeroporto de Congonhas, à Praça da República e aos Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda, além de percorrer o circuito dos hotéis próximos à Avenida Paulista e à Rua Augusta.

Aeroporto Internacional de São Paulo

Localização: Rod. Hélio Smidt, s/nº - Aeroporto, Guarulhos - SP, 07190-100, Brasil

Telefone: +55 11 2445-2945