Também conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo atrai uma grande quantidade de visitantes ao longo de todo o ano, tanto pela sua diversidade de sabores, quanto pela sua localização, na região central da cidade. A arquitetura do local também chama a atenção e rende lindas fotos e vídeos. Mas o grande destaque do Mercado Municipal é a variedade de restaurantes e estandes de comida que ocupam o enorme espaço.
Se você quer passar por uma verdadeira experiência gastronômica na capital paulista, o Mercado Municipal não pode faltar no seu roteiro de viagem à cidade de São Paulo. Como o ponto turístico fica perto de outras importantes atrações da cidade, você pode incluir mais opções de passeios nos arredores quando for visitar o Mercado Municipal. Uma dica é ir de metrô, descer nas estações São Bento, Sé ou Luz e andar alguns minutos até o local.
Mercado Municipal: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios para fazer em São Paulo e 12 melhores coisas para fazer em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
foto de Edilaine Fortunato (CC BY-SA 4.0) modificada
O que comer no Mercado Municipal?
Um dos grandes destaques gastronômicos do Mercado Municipal é o sanduíche de mortadela, um lanche de pão francês com uma porção bastante generosa do embutido, do Bar do Mané. Mas o Mercadão tem uma enorme variedade de sabores e delícias. Com muitos estandes de frutas, queijos, doces, vinhos, peixes, especiarias, castanhas e frutos do mar, o Mercado Municipal é uma ótima oportunidade para experimentar um pouco de cada categoria.
Em algumas barracas, você consegue provar gratuitamente os alimentos e, se gostar, pode comprar as quantidades que quiser. Assim, o Mercadão é ideal para almoçar em um dos vários restaurantes ou apenas degustar novos sabores e fazer um lanche. O Hocca Bar é uma boa alternativa para comer um saboroso bolinho de bacalhau ou uma porção de pastel, junto de um chope gelado.
Qual é a história do Mercado Municipal?
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, no aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal foi construído no lugar do Mercado Central, que era um centro comercial a céu aberto.
Um dos destaques do Mercado Municipal vai para o incrível projeto arquitetônico da construção, assinado pelo engenheiro Felisberto Ranzini, conhecido também pela ideia do Theatro Municipal e da Pinacoteca. Sua estrutura de 12.600 metros quadrados é marcada por colunas e vitrais coloridos que chamam bastante a atenção de quem visita o Mercadão.
Em 2004, o Mercado Municipal passou por um processo de restauração do seu edifício, o que, além de recuperar as suas fachadas, gerou um mezanino, utilizado atualmente para alocar alguns restaurantes e quiosques. Já no ano de 2006, o Mercadão recebeu o Mercado Gourmet, um espaço dedicado a eventos e cursos sobre gastronomia.
O que fazer nos arredores do Mercado Municipal?
O Mercado Municipal fica no Centro Histórico de São Paulo, com outras diversas atrações para incluir no seu passeio pela cidade. Se quiser fazer compras, aproveite para conhecer a famosa Rua 25 de Março, com muitas lojas de rua e centros comerciais com artigos a preços bem em conta.
Para incrementar o roteiro cultural, duas boas opções são o Theatro Municipal e a Sala São Paulo. O primeiro tem um projeto arquitetônico diferenciado e decoração interna luxuosa, além de uma programação recheada de balés e óperas. Já a segunda é sede da Orquestra Sinfônica do Estado e recebe concertos de música instrumental e se destaca também pela Loja Clássicos, que vende artigos exclusivos do universo da música.
Nas proximidades do Mercado Municipal, você pode visitar a Pinacoteca, o Mosteiro de São Bento e a Catedral da Sé, na região do Marco Zero da capital.
Mercado Municipal
Localização: R. Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01024-900, Brasil
Abre: De segunda a sábado das 6h às 18h. Domingos e feriados das 6h às 16h.