O Museu Afro Brasil se dedica a mostrar a história e cultura do povo afro-brasileiro aos visitantes. Em um espaço de 11 mil metros quadrados, um acervo com mais de 6 mil obras mostra o universo cultural africano e afro-brasileiro do século XVIII até hoje.

O acervo conta com pinturas, fotografias, documentos, livros e muitos outros tipos de itens. Além de uma exposição de longa duração, o museu ainda exibe exposições temporárias. Por ser tão vasto, vale a pena reservar uma tarde inteira para a visitação.

Ao visitar as exposições, você vai aprender mais sobre diversos aspectos da cultura afro-brasileira. Religião, trabalho, escravidão, culinária e arte são alguns dos temas abordados nas obras e nos documentos. Não deixe de conferir esta importante parte da cultura e história brasileiras entre as principais atrações do Parque Ibirapuera.

Museu Afro Brasil: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 atividades grátis para fazer em São Paulo e 10 melhores museus e galerias em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

foto de Eugenio Hansen, OFS (CC BY-SA 4.0) modificada

O que se destaca no Museu Afro Brasil?

O Museu Afro Brasil traz exposições repletas de obras e artefatos interessantes para quem quer saber mais sobre a cultura e a história dos afro-brasileiros. Além das exposições fixas e temporárias, ele também tem uma biblioteca e um auditório.

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus tem cerca de 15 mil itens. São livros, revistas e teses sobre a história afro-brasileira. O nome homenageia uma das primeiras escritoras negras do Brasil, que registrou em cadernos o cotidiano da sua vida em uma favela de São Paulo. Com uma coleção especializada em escravidão, é uma excelente fonte de estudo para pesquisadores e interessados. Além disso, oferece 20 obras raras digitalizadas no catálogo online, como A lei do ventre livre. Basta acessar o site do Museu Afro Brasil para conferir essas leituras históricas!

O Teatro Ruth de Souza é um auditório que recebe artistas e intelectuais que tratam sobre a história afro-brasileira. O nome é inspirado na renomada atriz negra e brasileira que atuou em teatro, cinema e televisão. Com 150 poltronas e um sistema multimídia que conta com cabines para tradução simultânea, o auditório recebe desde grupos de dança até palestras de políticos internacionais. A programação pode ser conferida no site do museu.

foto de Nicolas de Camaret (CC BY 2.0) modificada

Qual é a história do Museu Afro Brasil?

O Museu Afro Brasil foi inaugurado em 2004 com a coleção particular do seu diretor e curador, Emanoel Araujo. Ele já tinha tentado criar um museu voltado para a história e as contribuições afro-brasileiras, mas suas tentativas foram frustradas. Em 2004, a prefeita de São Paulo apoiou a ideia, junto a diversas instituições públicas e privadas.

Desde a inauguração, o museu conta com contribuições de instituições e pessoas para continuar compartilhando a cultura afro-brasileira. Em 2009, ele passou a ser de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Museu Afro Brasil está aberto para visitação do público em geral e também é parte essencial do desenvolvimento de pesquisas sobre a história e a cultura afro-brasileiras.

foto de Paul Robert Burley (CC BY-SA 4.0) modificada

O que é bom saber sobre o Museu Afro Brasil?

O Museu Afro Brasil está localizado no Parque do Ibirapuera. Isso significa que, além de visitar o museu, você pode aproveitar o dia para conhecer as outras atrações do parque. Entre elas, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Museu de Arte Moderna e o Museu de Arte Contemporânea. O Ibirapuera conta, ainda, com nove jardins e bosques, caminhadas monitoradas e espaços para praticar atividades físicas.

Saiba mais sobre esse grande parque urbano, as suas atrações e a sua biodiversidade no site oficial. Programe a sua visita para aproveitar ao máximo tanto o Museu Afro Brasil quanto os lindos arredores verdes!

foto de Paul Robert Burley (CC BY-SA 4.0) modificada

Museu Afro Brasil

Localização: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana, São Paulo, SP, 04094-050

Abre: De terça a domingo das 11h às 16h.

Telefone: +55 11 3320-8900