Considerada uma das 10 melhores salas de concerto do mundo, a Sala São Paulo deixou seu passado barulhento de sede de estação ferroviária para se tornar palco de orquestras e maestros famosos. Com capacidade para 1.498 espectadores e 22 camarotes, o local é a sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) e do Coro da Osesp. Além de ser parada obrigatória para os amantes da música clássica, também vale a pena visitar a primeira sala de concertos do Brasil para conferir a mistura da arquitetura no estilo Luís XVI com os discretos toques modernos.

Sala São Paulo: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 coisas para fazer em São Paulo na chuva e 10 edifícios icônicos em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

foto de Webysther Nunes (CC BY-SA 4.0) modificada

De estação a oásis musical

O prédio foi projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 para ser a sede da empresa Estrada de Ferro Sorocabana. Na época, a cidade e as ferrovias cresciam em ritmo acelerado principalmente por causa do café. No entanto, o edifício só saiu do papel em 1938. A empresa foi vendida várias vezes antes de ser entregue à União e o prédio vinha sendo usado como espaço para eventos. Em 1997, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo assumiu o controle do local para criar o Complexo Cultural Júlio Prestes, que também conta com a Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte Sacra, como um projeto para revitalizar o centro da capital.

O processo de restauro do prédio foi liderado pelo arquiteto Nelson Dupré, que definiu os padrões para transformar o antigo hall da estação em uma sala de concertos preservando o máximo da arquitetura original. A Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia “A Ressurreição”, de Gustav Mahler, pela Osesp.

foto de Marcio De Assis (CC BY-SA 3.0) modificada

Quais são os destaques da Sala São Paulo?

Antes de embarcar em uma viagem musical, você vai poder viajar até a época de ouro dos concertos com a arquitetura da Sala São Paulo. Confira a grandiosidade das colunas em estilo grego, dos arcos de pedra e a sofisticação dos camarotes misturados aos detalhes modernos e discretos das passarelas e paredes de vidro.

A programação da Sala é variada, mas um dos destaques são os concertos matinais, que acontecem aos domingos às 11h. Você vai conferir apresentações da Osesp e de orquestras parceiras, e sem pagar nada! Para os iniciantes em música clássica, uma boa pedida são os concertos temáticos como o Candlelight, que apresenta trilhas sonoras de filmes à luz de velas, e Festa da República Italiana, com obras de Vivaldi, Verdi e Puccini.

No intervalo dos concertos ou durante uma visita guiada, você pode fazer uma pausa no Café da Sala, que oferece refeições rápidas. Também vale a pena conferir o Restaurante da Sala, que serve pratos típicos brasileiros. Para continuar a viagem musical em casa, dê uma passadinha na Loja Clássicos, especializada em CDs, DVDs e livros de música e arte.

O que é bom saber sobre a Sala São Paulo

Como os concertos são concorridos, é melhor comprar seus ingressos com antecedência nos totens que ficam no Boulevard e no 1º subsolo do prédio, a qualquer hora do dia. A bilheteria só abre duas horas e meia antes do início das apresentações. Você pode ainda garantir o seu lugar no site osesp.art.br/programacao ou por telefone. Dica: o melhor lugar da Sala é o balcão mezanino, onde você tem uma visão total da orquestra e conta com a projeção sonora ideal.

Outra opção é fazer uma visita guiada. Você vai aprender mais sobre a história do prédio e sua restauração, e como funciona a acústica do local. As visitas custam R$ 5 por pessoa de segunda a sexta-feira, e são gratuitas aos finais de semana, mas é preciso fazer reserva pelo e-mail visita@osesp.art.br. A maneira mais fácil de chegar é de metrô: desça na Estação Luz (linha 1 - Azul ou 4 - Amarela) e siga por 300 m pela Rua Mauá até a Sala São Paulo.

Sala São Paulo

Localização: Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo, SP, 01218-020, Brasil

Abre: Bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

Telefone: +55 11 3777-9721