Que o Rio de Janeiro continua lindo, não temos dúvida. E, se você tem um espírito aventureiro, provavelmente já pensou em percorrer as trilhas mais belas da cidade maravilhosa. São inúmeras as opções para quem gosta desse tipo de passeio. Você pode desbravar o caminho até a Pedra da Gávea, uma trilha já bem conhecida, ou preferir se conectar à natureza trilhando o caminho da Pedra do Pontal, por exemplo.

Confira algumas das melhores trilhas do Rio de Janeiro e decida qual é a mais adequada para você, seja de acordo com o nível de dificuldade ou em termos de beleza.

  • 1

    Trilha da Pedra da Gávea

    Conheça o maior bloco de pedra à beira-mar do mundo

    Trilha da Pedra da Gávea
    • Aventura

    A trilha da Pedra da Gávea é um dos “caminhos” mais famosos da cidade maravilhosa. E não é à toa. Além de já ser uma trilha testada e comprovada por muitas pessoas, a vista lá do alto é de tirar o fôlego e vale muito a pena para quem quer conhecer a cidade sob um ângulo diferente. Um dos pontos altos desta trilha é assistir ao nascer ou pôr do sol. Daqui, é possível avistar o Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor.

    Chegue até a área chamada de “cabeça do imperador” e sente-se na “cadeirinha”, para ter a experiência de sentir as suas pernas balançando lá no topo. Para fazer a trilha completa, reserve cerca de 12 horas para o passeio.

    Localização: Trilha Pedra da Gávea - Barrinha, Rio de Janeiro - RJ, 22611-050, Brasil

    Mapa
  • 2

    Trilha do Morro Dois Irmãos

    Confira um dos cartões-postais do Rio de Janeiro

    Trilha do Morro Dois Irmãos
    • Aventura

    Assistir ao pôr do sol do Morro Dois Irmãos é algo sensacional e indescritível. Por isso, esta trilha não pode ficar de fora. Mesmo que o ponto máximo do morro não seja tão alto quanto o topo da Pedra da Gávea, por exemplo, é uma atividade que vale a pena, recomendada para quem deseja fugir dos passeios mais óbvios e turísticos.

    O Morro Dois Irmãos é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro. O que se vê de cima dele, após uma trilha que parte do Vidigal, é uma fotografia imperdível da beleza da cidade. Para chegar ao topo, você leva cerca de 30 minutos e ganha de presente uma bela vista para o mar carioca.

    Localização: Av. Pres. João Goulart, 859 - Vidigal, Rio de Janeiro - RJ, 22450-242, Brasil

    Mapa
  • 3

    Trilha da Pedra Bonita

    Visite uma das áreas de lazer do Parque Nacional da Tijuca

    Trilha da Pedra Bonita
    • Aventura

    É na trilha da Pedra Bonita que os fãs de adrenalina praticam salto de parapente e de asa delta. A trilha é bem sinalizada e demarcada logo no início do trajeto e, assim como a trilha do Morro Dois Irmãos, é possível chegar ao cume em 30 minutos. Aproveite para tirar fotos no ponto em frente à Pedra da Gávea, uma espécie de local secreto no pico.

    Também é na Pedra Bonita que fica uma das rampas de voo livre mais famosas e movimentadas do mundo. A área é administrada em parceria com a Associação Brasileira de Voo Livre e você pode fazer voos de instrução de asa delta e parapente no local.

    Localização: São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

    Mapa
  • 4

    Trilha do Morro do Cantagalo

    Uma opção considerada leve

    Trilha do Morro do Cantagalo
    • Aventura

    A trilha do Morro do Cantagalo é leve e tem uma vista muito bonita para os diversos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor e o Morro Dois Irmãos. Só por esse motivo, percorrer esta trilha já vale a pena.

    Cantagalo é um conjunto de favelas situadas entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro. Desde 2009 a comunidade é atendida pela 5ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

    Localização: Morro do Cantagalo - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

    Mapa
  • 5

    Trilha do Morro da Urca

    Um ótimo passeio para apreciar um visual incrível no Rio de Janeiro

    Trilha do Morro da Urca
    • Aventura

    Embora a trilha do Morro da Urca seja intensa e demande um bom condicionamento físico, o trajeto é bem sinalizado. Você pode fazer a trilha como um passeio alternativo ao bondinho do Pão de Açúcar, chegando até a primeira parada do teleférico e de lá comprar um bilhete para subir o resto do trajeto ou descer até a região da Praia Vermelha.

    Esta trilha é um passeio carioca clássico e proporciona uma experiência deslumbrante e uma incrível vista aos visitantes mais aventureiros.

    Localização: Av. Pasteur, 520 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240, Brasil

    Mapa
  • 6

    Trilha da Pedra do Macaco

    De onde é possível ter uma bela vista para toda a cidade

    Trilha da Pedra do Macaco
    • Aventura

    A trilha da Pedra do Macaco fica em Maricá, uma cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A trilha, que pode ser feita em meia hora, é levemente íngreme e, por isso, é necessária a utilização de cordas em alguns dos trechos.

    O topo da Pedra do Macaco proporciona uma vista geral para a cidade de Maricá. Ou seja, é uma opção interessante para quem quer conhecer paisagens além da cidade maravilhosa. Ao fazer esta trilha, você também pode visitar as Grutas do Spar.

    Localização: São José de Imbassai, Maricá - RJ, Brasil

    Mapa
  • 7

    Trilha do Mirante do Sacopã

    Perfeito para quem está procurando uma trilha leve

    Trilha do Mirante do Sacopã
    • Aventura

    Na trilha do Mirante do Sacopã você consegue ter uma vista sensacional para a Lagoa Rodrigo de Freitas. O trajeto pode ser inserido no nível leve, com apenas 330 metros de caminhada. Por ser uma trilha bastante arborizada, pode se tornar uma sauna em dias muitos quentes. Ela começa no Parque Natural Municipal da Catacumba, na Lagoa.

    São apenas 20 minutos de subida até o mirante, de onde você pode avistar também a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos, a Praia do Leblon e o Cristo Redentor de braços abertos para você.

    Localização: R. Tabatinguera, 404 - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ, 22471-070, Brasil

    Mapa
  • 8

    Trilha do Morro dos Cabritos

    Uma trilha que fica no Parque Natural Municipal da Prainha

    Trilha do Morro dos Cabritos
    • Aventura

    O visual da Trilha do Morro dos Cabritos é incrível. Porém, um dos principais diferenciais do local é que você consegue visualizar pontos estratégicos do Rio de Janeiro, como Copacabana, Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas, de um ângulo diferenciado.

    No final da trilha, você pode se deslumbrar com a vista da Pedra do Maroca. A trilha tem duração de 1 hora. O Mirante do Urubu é a primeira parada do percurso e é de lá que você consegue visualizar toda a Praia de Copacabana, a Ponte Rio-Niterói, Niterói, o Pão de Açúcar, a Praia do Leme e a comunidade dos Cabritos.

    Localização: Morro dos Cabritos - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

    Mapa
  • 9

    Trilha da Pedra do Pontal

    Esta trilha apresenta uma das vistas mais bonitas para a cidade

    Trilha da Pedra do Pontal
    • Aventura

    A Pedra do Pontal fica entre a Praia do Recreio e a Praia da Macumba. Esta é uma das trilhas mais rápidas da cidade, com cerca de 15 a 20 minutos de duração até o topo. É possível escalar a Pedra do Pontal com a utilização de cordas já dispostas por ela, o que facilita a subida e auxilia quem deseja se aventurar por este ponto turístico.

    A parte mais íngreme é justamente o trecho final, que só é possível subir com ajuda de uma corda fixa nessa parte da pedra.

    Localização: Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

    Mapa
  • 10

    Trilha da Praia do Secreto

    Para chegar à Praia do Secreto é preciso fazer uma mini trilha

    Trilha da Praia do Secreto
    • Aventura

    A trilha da Praia do Secreto costuma ser percorrida como uma continuação da trilha da Pedra do Pontal, de onde é possível avistar um pedacinho da praia. Logo depois do Mirante da Prainha começam a aparecer as trilhas até a Praia do Secreto. É importante lembrar que esta trilha e a praia dependem muito das condições da maré e das chuvas. Por isso, é sempre bom prestar atenção nas previsões meteorológicas quando for fazer o passeio para não correr riscos.

    Entretanto, se for possível completar a trilha e a maré não estiver muito baixa, você pode ter como recompensa a água calma e cristalina da Praia do Secreto, que não fica muito longe das piscinas naturais caribenhas.

    Localização: Av. Estado da Guanabara, 1102 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ, 22790-877, Brasil

    Mapa
  • 11

    Trilha do Costão e Enseada do Bananal

    A trilha se tornou uma das mais buscadas pelos praticantes de aventura

    Trilha do Costão e Enseada do Bananal
    • Aventura

    A trilha do Costão e a Enseada do Bananal ficam em Niterói, bem pertinho do Rio de Janeiro. A trilha se insere na categoria leve e proporciona caminhadas de cerca de 20 a 50 minutos em meio à Mata Atlântica. Após a trilha por mata, é preciso fazer escalada na pedra até chegar ao topo.

    De lá, você pode vislumbrar toda a beleza da cidade do Rio de Janeiro. A Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e o Pão de Açúcar são alguns dos pontos de referência que você pode admirar lá de cima. Depois, dê uma esticada até a Enseada do Bananal, onde muita gente se aventura no rapel.

    Localização: R. das Rosas, 24 - Itacoatiara, Niterói - RJ, 24348-120, Brasil

    Mapa

    foto de Felipe Chermont (CC BY-SA 4.0) modificada

  • 12

    Trilha do Morro da Babilônia

    Uma das trilhas mais bonitas da cidade

    Trilha do Morro da Babilônia
    • Aventura

    Embora não seja tão conhecida, a trilha do Morro da Babilônia reserva boas surpresas para quem opta por ela. É um trajeto recheado de história, com destaque para a construção de casamatas durante a Segunda Guerra Mundial para observação e proteção da cidade do Rio de Janeiro contra possíveis ataques de submarinos.

    No local, os colonizadores portugueses construíram uma fortificação no alto, como ponto de vigilância da Baía de Guanabara. Do ponto mais alto da trilha, você pode ver o Pão de Açúcar, as praias de Botafogo, da Urca e a Vermelha.

    Localização: Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

    Mapa