Ao pensar no Bairro do Leblon, logo vêm à cabeça as personagens elegantes das novelas de Manoel Carlos. Quem visita o bairro pode confirmar que, nesse caso, a arte imita a vida mesmo. No bairro com o metro quadrado mais caro do país, não faltam opções cheias de charme – quase todas com a vista espetacular do Morro Dois Irmãos.
Dizem que o bairro ganhou esse nome graças ao empresário francês Charles Le Blond, que em 1845 era proprietário de parte das terras na Zona Sul. O mais curioso é que Le Blond também era conhecido por ter uma empresa de pesca de baleias – nada a ver com o espírito de valorização da natureza do Leblon de hoje.
Bairro do Leblon no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo Os 10 bairros mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
Quais são os destaques do Bairro do Leblon?
A Praia do Leblon é bem curtinha, com pouco mais de 1 km de extensão, e é como uma continuação da Praia de Ipanema. Pedale pela ciclovia ou aproveite para fazer uma corrida até o Canal do Jardim de Alá. A praia também é uma ótima alternativa para as famílias, com as suas águas tranquilas e seguras para as crianças, e infraestrutura de quiosques e ambulantes para tomar um picolé ou fazer um lanchinho.
O Posto 10 é tão especializado na criançada que até recebeu o apelido de “Baixo Bebê”. Os pequenos vão adorar o espaço de recreação com brinquedos e piscinas infláveis. Um quiosque próximo também conta com fraldário, o que facilita bastante a odisseia de levar bebês de colo à praia. Se for ficar hospedado com a família por mais tempo, vale a pena levar as crianças para conferir as escolinhas de vôlei, surfe e futebol.
Vistas que vão ficar na memória
Quem quer apreciar a praia de uma vista privilegiada não pode deixar de visitar o Mirante do Leblon, pertinho do Posto 12. Esse enorme deque de madeira sobre as pedras, na ponta direita da praia, conta com quiosques para a happy hour e também é ponto de encontro de pescadores. Mas o show mesmo fica por conta da paisagem das praias do Leblon, de Ipanema e do Arpoador. Não se esqueça de levar a câmera.
Ali pertinho fica o Parque Penhasco Dois Irmãos, que conta com quatro mirantes para quem quer apreciar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado e o Jardim Botânico. Nesse lugar tranquilo e pouco conhecido pelos turistas, também é possível fazer uma trilha de 1,5 km ao pé do Irmão Menor, uma das montanhas dos Dois Irmãos.
Bares de tradição
Apesar da Praia do Leblon contar com uma boa variedade de quiosques, não há nada como tomar um chope bem tirado no Bar Jobi depois de passar o dia na areia. Esse ponto de encontro da boemia do bairro existe desde 1956 e também serve bolinhos de bacalhau e sandubas especiais no pão francês. O boteco é a melhor pedida também para a saideira depois da balada, já que fica aberto até de manhãzinha. Já o Bar Bracarense, que fica a dois quarteirões da praia, abriu as portas em 1961 e é um boteco bem informal, com mesinhas altas na calçada. Aproveite para pedir uma caipirinha e um bolinho de aipim com camarão.
Outro destino clássico no bairro é a Pizzaria Guanabara, fundada em 1964, onde até hoje a boemia carioca assiste ao nascer do dia. No entanto, a pizza tradicional, com massa preparada com creme de leite, também conquista as famílias no salão interno, que é mais tranquilo. Além dos pratos italianos, experimente um chope gelado claro ou escuro acompanhado por patinhas de caranguejo. Para quem busca uma refeição farta, a Paella à Valenciana também faz sucesso.
foto de Chensiyuan (CC BY-SA 4.0) modificada
Bairro do Leblon no Rio de Janeiro
Localização: Leblon, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.