O Parque Nacional da Tijuca é um local que agrada a diferentes tipos de públicos, desde os mais tradicionais até os aventureiros, porque nesta área é possível fazer piqueniques com a família, além de se aventurar por trilhas e viver emoções fortes. Também chamado de Parque da Tijuca, o lugar é um dos mais bem conservados e visitados do Rio de Janeiro. Na Floresta da Tijuca, os visitantes podem ainda andar de bicicleta, praticar montanhismo ou correr. Quem visita a Floresta da Tijuca encontra várias atrações e atividades para um dia inteiro de puro lazer.

Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 atividades grátis para fazer no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

Quais são os destaques do Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro?

Pelas trilhas do Parque Nacional da Tijuca, os visitantes podem encontrar muitas espécies da fauna local, como moluscos, peixes, aves e mamíferos. É bastante comum ouvir e avistar macacos pelo parque. Em relação à flora, os visitantes vão encontrar uma biodiversidade incrível, com diversas espécies ameaçadas de extinção. Na floresta, os visitantes podem fazer diversas atividades, desde as mais tradicionais, como caminhadas moderadas ou longas, corridas, banhos de cachoeira e passeios de bicicleta, até as mais radicais, como fazer rapel, trilhas, escaladas e voos livres. Também é possível apenas admirar cada pedacinho da floresta e curtir a paisagem em contato com a natureza. No entanto, é preciso seguir algumas regras, afinal a Floresta da Tijuca é uma área de preservação ambiental. Assim, quando visitar o lugar, não jogue lixo pelo caminho, não leve animais de estimação nem alimente as espécies nativas de animais. Desse modo, todos se divertem respeitando o habitat natural da floresta. O local passou a ser muito procurado por atletas que fazem caminhadas e também utilizam bicicletas para se aventurar pelas subidas de acessos a esse santuário urbano que atrai milhares de visitantes com muito verde e paisagens de tirar o fôlego.

Uma breve história do Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca ocupa 3,5% da área da cidade do Rio de Janeiro, abrigando a Floresta da Tijuca, a Serra Carioca, a Pedra da Gávea e a Covanca. A região onde hoje fica a Floresta da Tijuca na época do Império no Brasil foi desapropriada porque continha fazendas e chácaras. Para proteger o parque e as florestas, retiraram os moradores do local. O trabalho de reflorestamento e preservação da floresta foi feito em com escravos, assalariados do período imperial e os próprios feitores. Anos mais tarde, com o suporte financeiro de um aristocrata, houve um esforço para revitalizar a floresta, que permaneceu abandonada durante algum tempo. Consequentemente, a infraestrutura da Floresta da Tijuca foi melhorada com a abertura de três restaurantes, além de outras benfeitorias. O projeto paisagístico é de Burle Marx.

O que é bom saber sobre o Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro?

O Parque Nacional da Tijuca é uma grande área de Mata Atlântica que está encravada no coração da cidade do Rio de Janeiro. Sua extensão é monumental, sendo considerada a maior floresta urbana do mundo. A floresta é dona de um patrimônio natural extraordinário e serve como grande manancial de recursos de controle do clima na cidade. Isso pode ser comprovado medindo as temperaturas no local e perto do asfalto, mesmo em dias mais quentes. O local conta com cachoeiras e ruínas que remontam ao período colonial, época em que a produção de café era bem forte na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, para chegar até a floresta, é necessário escolher entre vários caminhos, como pelo Alto da Boa Vista, considerado o acesso principal. Mas também é possível chegar ao local pelo Cosme Velho, com mirantes e duchas ao ar livre para refrescar. Há ainda outros caminhos de acesso ao Parque Nacional da Tijuca, mas o que realmente importa é não perder a oportunidade de conhecer e admirar a exuberante vegetação da floresta. Toda essa variedade de opções faz com que o local seja bastante frequentado e que as pessoas possam se divertir e relaxar em um ambiente saudável e em contato com a natureza em seu estado mais puro.

Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro

Localização: Estr. da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ, 20531-590, Brasil