As praias da Barra a gente conhece das novelas, mas você já ouviu falar da Praia da Joatinga? Escondida na zona Oeste da cidade, esse pedacinho de areia e mar de apenas 300 m de extensão compensa o tamanho com as suas águas cristalinas, a sua privacidade e o seu pessoal descolado. Além de viajantes mais jovens e surfistas, essa praia quase secreta também faz sucesso com as celebridades. No entanto, a piscina natural que fica ao lado direito é perfeita para as crianças.

A praia fica dentro de um condomínio no Joá, o menor bairro do Rio de Janeiro, mas o acesso é livre. Você só precisa se identificar. As linhas de ônibus 557 e 332 param à porta do condomínio, que fica a 700 m da praia. Quem vai de carro pode chegar até a praia por uma escada na Rua Sargento José da Silva. Desça com calma e tenha cuidado com as pedras.

Praia da Joatinga no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 melhores atividades para casais no Rio de Janeiro e 10 melhores praias do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

Vista privilegiada

Depois de passar o dia na praia, vale a pena fazer uma caminhada de 30 minutos para curtir a vista do Mirante da Joatinga. O local fica à altura do n° 2.360 da Estrada do Joá e é todo decorado com um mosaico de azulejos coloridos. Apesar de pequeno, o mirante oferece uma vista incrível do Rio de Janeiro: dá para ver o Morro Dois Irmãos, a Rocinha, a Avenida Niemeyer, o bairro de São Conrado e as Ilhas Tijucas, que ficam a 2 km do canal de Joatinga e são um refúgio para quem curte esportes aquáticos. Ao olhar para trás, você vai ver um pedaço da Pedra da Gávea. Também é possível chegar ao mirante de carro ou ônibus, e o local conta com uma rampa de acesso.

A tal da “altinha”

A Praia da Joatinga também é ponto de encontro para quem curte a “altinha”, um esporte de verão que é a cara do Rio. Os jogadores fazem uma rodinha e passam a bola usando os pés, as pernas, o peito e a cabeça: só as mãos não podem ser usadas para evitar que a bola caia no chão. Os mais habilidosos também usam movimentos do futebol e do futevôlei, e o esporte foi declarado patrimônio imaterial da cidade em 2020.

Se você estiver ensaiando umas embaixadinhas e quiser experimentar, é bom lembrar que a altinha só é permitida depois das 17h, para não atrapalhar os banhistas.

O que é bom saber sobre a Praia da Joatinga

Como a faixa de areia é estreita, a praia pode desaparecer em segundos com a maré alta. Por isso, é melhor planejar a sua visita para o verão, entre novembro e março, e também não custa nada consultar a tabela de marés. Como o espaço é limitado, a melhor pedida é ir logo cedo. Depois das 15h, a praia começa a sumir e a sombra dos prédios também briga por espaço com o sol na areia.

Não há quiosques, nem opções próximas de bares e restaurantes. Você pode apelar para os vendedores ambulantes, mas é melhor trazer um lanchinho de casa, principalmente se a criançada for junto. Na alta temporada, é possível alugar cadeiras de praia e guarda-sóis mas, para garantir o seu lugar ao sol, é melhor trazer a sua canga.

Praia da Joatinga no Rio de Janeiro

Localização: Rua Sargento José da Silva, Joá, Rio de Janeiro, RJ, 2261-1140, Brasil.