Enquanto as outras regiões do Rio são mais famosas por causa das belas praias, o Bairro do Jardim Botânico é mais voltado para os parques e cachoeiras. O passeio mais tradicional é apreciar as palmeiras imperiais do Jardim Botânico, mas você também vai se surpreender com a beleza do Parque Lage.
Você vai achar rapidinho uma árvore com uma sombra generosa para chamar de sua, mas a boa notícia é que, graças à sua localização entre a encosta do Corcovado e a Lagoa Rodrigo de Freitas, o bairro oferece temperaturas mais frescas. Aproveite para fazer um piquenique e curtir outros passeios ao ar livre.
Bairro Jardim Botânico no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios clássicos no Rio de Janeiro e 10 melhores atividades para casais no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
Quais são os destaques do Bairro Jardim Botânico?
Um programa bem carioca é fazer um piquenique no Parque Lage, que tem uma área de 52 hectares e fica no meio da Floresta da Tijuca, aos pés do Corcovado. O mais incrível é que você não precisa pagar nada para conferir um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro, com jardins, palmeiras e ilhas artificiais. As crianças vão adorar a Casa Aquário, com formato de gruta e que tem os tanques para peixes incrustados nas paredes. Há várias espécies de peixes brasileiros, mas os residentes também incluem mini tubarões. Você pode fazer uma visita guiada pelo parque para não perder nenhum detalhe. Essa área verde fica aberta todos os dias.
O local também abriga a Escola de Artes Visuais, mas a parte mais famosa – e romântica – do parque é o palacete em estilo romano. A mansão foi construída pelo empresário Henrique Lage como um presente para sua esposa, a cantora de ópera italiana Gabriela Besanzoni. Você pode agendar a sua visita para ver o palacete por dentro no site www.sympla.com.br/produtor/eavparquelage. Dizem que o casal recebia os amigos em altas festas no terraço central da mansão, onde fica a piscina com detalhes em mármore italiano. Hoje no local funciona o Plage Café, que serve café da manhã, brunch e almoço todos os dias. Tome um cafezinho bem brasileiro com broinha de milho ou faça pose para o Insta à beira da piscina com um Aperol Spritz.
Para os corajosos
Quem não resiste a uma aventura no roteiro vai enfrentar um desafio ao encarar a trilha Parque Lage – Corcovado, no meio da Floresta da Tijuca. São mais ou menos duas horas de subida íngreme, e é preciso tomar cuidado ao chegar perto dos trilhos do Trem do Corcovado. Ao chegar lá em cima, você pode curtir a vista da Cidade Maravilhosa no espaço antes da bilheteria, e sem pagar nada. No entanto, é preciso comprar um ingresso para ver o Cristo Redentor de pertinho. Não se esqueça de levar água e um lanche reforçado, já que não há nada para vender no caminho.
Mergulho refrescante
Para encarar o calor do Rio de Janeiro, vale a pena se refrescar na Cachoeira do Horto. Em meio à vegetação da Mata Atlântica na Floresta da Tijuca, a queda d’água é o destino certo de turistas e moradores locais. Você pode chegar de carro ou de metrô. É só descer na Estação Botafogo, pegar o metrô de superfície no sentido Gávea e descer no ponto Jardim Botânico.
O acesso à trilha fica na Rua Pacheco Leão, mas não se esqueça levar um par de tênis, já que o caminho pode ficar escorregadio. Então, são só vinte minutos para chegar a esse oásis. Você pode visitar a Cachoeira do Horto todos os dias.
Bairro Jardim Botânico no Rio de Janeiro
Localização: Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.