Como o próprio nome indica, o Museu do Amanhã foi criado e projetado para reunir pensamentos e ações que sejam elaborados no presente, mas tenham resultados nos próximos 50 anos, modificando todo o planeta.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios clássicos no Rio de Janeiro e 10 coisas para fazer no Rio de Janeiro com crianças. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

foto de Mateus S. Figueiredo (CC BY-SA 4.0) modificada

Quais são os destaques do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro?

O museu é um espaço para divulgar e estimular a ciência, ao mesmo tempo que busca, por meio da sustentabilidade e cooperação entre as pessoas que frequentam o local, transformar a mente e o comportamento humanos, construindo o futuro a partir de hoje. Todas as reflexões propostas pelos curadores do museu têm como base as manifestações artísticas. Inaugurado em 2015, o museu fica próximo ao Observatório do Amanhã, um centro de informações e debates de ideias com origem em diversas partes do país e do mundo, que fala sobre cultura, ciência e tecnologia. A instituição faz parte de um projeto de revitalização da região portuária do Rio de Janeiro e fica em um amplo espaço anexo ao píer da Praça Mauá.

Esse é também o ponto de chegada dos navios de cruzeiro à cidade, o que colaborou para a criação de diversas iniciativas de recuperação dessa região do Rio, antes degradada e esquecida. Um importante cartão de visitas para moradores e visitantes, o Museu do Amanhã é também um marco arquitetônico para a cidade, com linhas arrojadas em um projeto moderno e ambicioso. O museu é ainda uma instituição que se preocupa com os moradores da região e, por meio do programa Vizinhos do Amanhã, oferece entrada gratuita a esses moradores, para que tenham acesso à cultura e ciência.


foto de Tomaz Silva (CC BY 3.0) modificada

Eventos especiais no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

O Museu do Amanhã criou o programa Amigo do Museu, que traz benefícios exclusivos, acesso a atividades especiais e descontos junto aos parceiros do local. Assim, o amigo ganha uma carteirinha com validade de um ano para entradas ilimitadas, sem filas e com direito a um acompanhante, e pode fazer reservas para os eventos que acontecem no museu, entre outras vantagens. Tudo isso por meio de um simples contato por e-mail ou telefone.

foto de Diego Baravelli (CC BY-SA 4.0) modificada

O que é bom saber sobre o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro?

No segundo andar do museu, estão cinco áreas divididas por temas científicos, tecnológicos e que abrangem a cidadania, com a participação de todos para um mundo melhor. Essas áreas oferecem exposições, que podem ser acompanhadas com tradução em português, em espanhol e em inglês. As exposições são divididas por temas: a primeira, Cosmos, retrata a origem do ser humano e a conexão que entre ele e o universo. A segunda, Terra, aborda as três dimensões que regem a vida do ser humano, que são a matéria, a própria vida e o pensamento, com destaque para a forma como ocorre a interação entre ser humano e a natureza. A terceira, Antropoceno, trata da intervenção humana na geologia da Terra, com as transformações no clima, na atmosfera, na biodiversidade. Na quarta, Espaço dos Amanhãs, o tema principal é entender como os aparatos tecnológicos estão modificando o comportamento humano e a evolução do mundo.

Por fim, o quinto tema, Nós, estimula o público a se engajar nas causas sociais, culturais e ambientais para proteger o futuro, com base nas escolhas de cada indivíduo. Um fator que diferencia o Museu do Amanhã dos demais, além de sua concepção arquitetônica marcante, é o cenário nos arredores, com o relevo único da cidade do Rio de Janeiro. Tudo isso deixa o Museu do Amanhã em posição privilegiada, se comparado a qualquer outro do planeta. Do local, é possível admirar os encantos da Baía de Guanabara, as ilhas e uma atmosfera ímpar que traz muita calma a quem está apreciando essa vista extraordinária que a cidade proporciona. É importante destacar que antes esta área urbana estava degradada. Com a abertura do museu, a cidade ganhou uma grande área de convívio e atividades para integrar cidadãos e visitantes

.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Localização: Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240, Brasil

Abre: De quinta a domingo das 10h às 17h.