O Museu de Arte Moderna, ou MAM, é considerado um dos espaços mais importantes da cultura do Brasil. Isso porque oferece às pessoas que visitam o local o que há de mais inovador, atemporal e criativo no campo das artes, inclusive exposições de artistas pouco conhecidos do grande público. Essa oferta enriquece a cultura da população, com novos sentidos e novos olhares.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo Os 9 melhores museus no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

Quais são os destaques do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro?

O MAM é um local muito acolhedor desde a entrada, pois conta com um jardim bem bonito onde os visitantes podem relaxar conversando ou lendo um livro. O museu também conta com um cinema onde são apresentadas mostras com artistas de vanguarda, seminários e oficinas, entre outras atividades. Um programa bem interessante no museu é o Residências. Com um total de 38 vagas e o objetivo de fazer com que o museu seja um lugar de formação e comunhão de diferentes percepções e ideias. Além disso, o MAM fica próximo à praia do Flamengo, no bairro de mesmo nome, onde moradores das mais diversas tribos vivem e interagem entre si.

Uma breve história do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou por um crescimento econômico acelerado, que exigiu a criação de um centro cultural que refletisse essa nova face do país, resultante de movimentos artísticos que floresciam no Brasil. Esse investimento de sucesso é hoje em dia um dos museus mais importantes do país, com cerca de 15 mil obras de arte moderna e contemporânea do Brasil e de toda a América Latina. O museu tem um papel fundamental na vida cultural da cidade. Não faltam provas desse valor como a cinemateca do MAM, que possui o maior arquivo de documentação de cinema do país, ou os jardins do MAM, que foram projetados pelo paisagista Burle Marx, conhecido no mundo todo. O local também é palco de grandes artistas, contribuindo para o cenário musical e artístico do país. Assim, o MAM também passou a ser um espaço para discussões e propostas de várias tendências e melhorias para a cidade e para o país. O museu é um verdadeiro centro de resistência de ideias e comportamentos de épocas passadas e que se mantém com toda a sua elegância, encantando visitantes e moradores da Cidade Maravilhosa.

Explorando os arredores do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Bem perto do museu está o Aeroporto Santos Dumont. Com excelente localização, o aeroporto é ideal para quem chega na cidade e deseja entrar em contato com a riqueza artística do Rio e conhecer um pouco mais sobre as opções de lazer e culturais da capital fluminense. Outra atração perto do MAM é o Parque do Flamengo, perfeito para caminhadas ou prática de esportes ao ar livre com vista privilegiada da Enseada de Botafogo e de toda a orla do parque. De grande importância histórica para a cidade, o parque foi criado sobre o Aterro do Flamengo, em um projeto de grandes proporções que tinha o objetivo de criar uma grande área de lazer que atendesse a moradores e visitantes e se estendesse em direção à Baia de Guanabara. Aterro do Flamengo acabou sendo o nome adotado pelos cariocas para descrever a região, substituindo assim o nome original: Parque do Flamengo. No bairro do MAM é possível encontrar ótimas opções gastronômicas para todos os gostos e paladares mais exigentes.

foto de Dornicke (CC BY-SA 4.0) modificada

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Localização: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140, Brasil

Abre: Quintas e sextas das 13h às 18h, sábados e domingos das 10h às 18h.