Um passeio pelo Centro do Rio de Janeiro vale por várias aulas de história do Brasil. As atrações são muitas, mas também vale a pena simplesmente passear pela Rua Primeiro de Março e o Paço Imperial e ver de perto a sacada de onde D. Pedro I anunciou que não ia voltar para a terrinha, ou o local em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Não se esqueça de se abastecer com um belo café da manhã na Colombo e boa viagem no tempo!
Centro do Rio de Janeiro : este ponto de interesse é um dos destaques no artigo Os 10 bairros mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
Quais são os destaques do Centro do Rio de Janeiro?
Entre tantos prédios históricos, fica difícil escolher o que visitar primeiro, mas a biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura é inesquecível. Inaugurado pela Princesa Isabel em 1888, o Gabinete foi uma ideia de 43 imigrantes portugueses que queriam preservar e compartilhar a literatura de sua terra natal. Hoje, o local conta com mais de 350 mil volumes, entre eles edições raras como primeira edição de “Os Lusíadas” e o manuscrito autografado de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco.
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro também é um dos prédios mais lindos da Cidade Maravilhosa. Você pode conferir de perto a arquitetura inspirada na Ópera de Paris e o palco que recebeu talentos como Maria Callas, Arturo Toscanini, Sarah Bernhardt, Bidu Sayão e Heitor Villa-Lobos. A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (OSTM) foi fundada em 1931 pelo maestro Francisco Braga, também autor do Hino da Bandeira.
foto de Halley Pacheco de Oliveira (CC BY-SA 3.0) modificada
Cultura e devoção
O passeio pelo Centro histórico continua com o Museu Histórico Nacional. Com 9.000 m² para conhecer, você vai poder conferir um acervo de mais de 250 mil itens, entre objetos, documentos e livros. Aproveite para visitar uma das exposições de longa duração, como a Oreretama, que recria uma caverna com pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e a mostra Do móvel ao automóvel: transitando pela história, com veículos da Casa Real portuguesa e da família imperial brasileira.
O Centro também é o lar da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, que foi inaugurada em 1811 com a ilustre presença de D. João VI. Você vai se encantar com a nave e os altares esculpidos em estilo barroco por Mestre Valentim, um dos principais artistas do Brasil colonial, e os murais de João Zeferino da Costa. Também não deixe de conferir os vitrais alemães e as belas portas de bronze à entrada.
Cafezinho da Belle Époque
A Confeitaria Colombo é o lugar mais famoso do Rio para tomar um café ou chá especial, e a sua sede fica no Centro. O local foi fundado em 1894 por dois imigrantes portugueses, Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, e você vai fazer uma viagem no tempo com a arquitetura e a decoração da Belle Époque do Rio. Os salões ostentam espelhos de cristal, móveis de jacarandá e bancadas de mármore italiano. Assim, não é à toa que nomes famosos da nossa história, como Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Machado de Assis, entre outros, também passavam por ali para tomar o seu café.
O cardápio da Colombo é bem variado, com sanduíche de pernil, omeletes, salgados e doces. Deixe um espacinho para a rabanada quente, que vem com sorvete e calda de vinho do Porto.
Centro do Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil.