As curvas do calçadão à beira da praia são sinônimo do Bairro de Copacabana. No entanto, a sua visita não precisa se resumir a um banho de mar ou uma caminhada para apreciar uma das paisagens mais conhecidas do mundo. Aproveite para conferir uma roda de samba e tomar um chope bem gelado nos botecos da região ou faça um programa mais educativo com as crianças no Forte de Copacabana.
Quem gosta de verde vai adorar fazer uma trilha no Parque Estadual da Chacrinha. Aproveite para fugir do movimento da cidade e fazer um piquenique relaxante em meio à Mata Atlântica. O local fazia parte de uma fortaleza criada em 1708 e ainda é possível ver as ruínas da ocupação militar. O Parque fica na Rua Guimarães Natal e abre de terça à domingo das 8h às 17h.
Bairro de Copacabana no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 melhores coisas para fazer no Brasil e 8 passeios clássicos no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
Quais são os destaques do Bairro de Copacabana?
O Forte de Copacabana é uma testemunha da história local. A fortaleza fica na ponta da praia, no Posto 6, e foi construída para proteger a cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. Os canhões alemães com alcance de até 23 km fizeram o seu último disparo em 1951, mas é possível admirar quartos e salas com mobília original, cercados por paredes de 12 m de espessura. No Museu Histórico do Exército, você vai conferir relíquias, como objetos do acervo pessoal do Marechal Deodoro da Fonseca, os mapas e a câmera fotográfica do Marechal Rondon, o chapéu bicórneo do Duque de Caxias e até mesmo uma mecha do cabelo de Napoleão Bonaparte.
Aproveite para fazer uma pausa no Café do Forte, que pertence à centenária Confeitaria Colombo e serve delícias como travesseiros de amêndoas e docinhos lusitanos com coco e queijo. A latinha vintage de Biscoito Leque é ótima para levar como presente.
foto de Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br (CC BY 3.0) modificada
Botecagem à carioca
Não faltam bares e botecos nesse bairro famoso pela sua vida boêmia, e vale a pena visitar os mais tradicionais. O Bip Bip, no Posto 5, foi fundado no auge da ditadura militar e é o endereço certo para quem quer curtir uma roda de samba ou de choro. O boteco é tão informal que nem garçom tem. Os clientes pegam a própria cerveja na geladeira ou esquentam um bolinho de bacalhau no micro-ondas e pagam a conta no final. E como o bar é amigo, mas não é bagunça, nada de bater palmas depois de uma música: um estalar de dedos baixinho é suficiente. Às quartas, o samba dá lugar à bossa nova.
Outro bar de destaque é o Boteco Belmonte, que serve chope gelado e petiscos desde 1952. Entre um drinque e outro, aproveite para conferir o painel de 5 m de comprimento do artista Nilton Bravo. Considerado o “Michelângelo dos botequins”, ele foi autor de 2.000 pinturas em botecos, bares e restaurantes do Rio de Janeiro.
Arte e sofisticação
Shoppings não faltam no Rio de Janeiro, mas imagine um lugar especializado em objetos antigos e de arte. Assim é a Galeria Cidade Copacabana, que fica na Rua Siqueira Campos e é considerada o maior shopping de antiguidades da América Latina. Você vai encontrar cerca de 100 lojas de decoração, leilões, restauradores, estofadores e galerias de arte. A Galeria já impressiona à primeira vista, com um design futurista e uma rampa elíptica no estilo do Museu Guggenheim, em Nova York. Garimpe uma peça de estilista famoso no brechó De Salto Alto, admire o trabalho de artistas como Derlon, José Damasceno e Marcos Bonisson na Artur Fidalgo Galeria ou arremate um vaso de vidro em estilo Art Déco da Galle & Daum Nancy na Vitória Antiguidades. À noite, aproveite para assistir a uma peça no Theatro Net Rio, que também fica na Galeria.
Bairro de Copacabana no Rio de Janeiro
Localização: Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.