Fundado em 1894, esse bairro da Zona Sul fica entre o Leblon e Copacabana. A praia eternizada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes é a primeira parada nessa região nobre do Rio, mas quem se aventura pelo bairro se surpreende com outras opções de passeio, como livrarias e centros culturais, restaurantes com culinária moderna e até uma região dedicada exclusivamente a grifes de luxo.

Bairro de Ipanema no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios clássicos no Rio de Janeiro e Os 10 bairros mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

Quais são os destaques do Bairro de Ipanema?

A criançada vai curtir o playground e as pistas de patinação e skate do Parque Garota de Ipanema, que abre todos os dias das 6h às 19h e fica pertinho da Praia do Arpoador. Outra opção ao ar livre é fazer uma caminhada em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Os amantes da corrida vão gostar de saber que a volta completa é de 7,5 km, mas também dá para andar de bicicleta e até mesmo se arriscar na canoagem.

O bairro também é conhecido pela variedade de bares e restaurantes. A promessa do Nosso é servir “comida contemporânea sem mimimi”. Comece com um drinque como o À la Ipanema, à base de Wild Turkey e Cinzano, e prove o polvo com tomates confitados e espuma de aioli. Já o Bazzar só usa ingredientes da estação, vindos de pequenos produtores locais. O restaurante oferece várias opções vegetarianas, como a moqueca de banana da terra e palmito pupunha, mas que gosta de carne vai adorar o bife de chorizo com queijo mineiro maturado.

Os boêmios não podem deixar de conhecer o Bar e Restaurante Garota de Ipanema, poeticamente localizado à esquina da Rua Vinícius de Moraes. O local ainda era conhecido como Veloso na época em que era frequentado pelo Poetinha e por Tom Jobim. Hoje o restaurante serve delícias da culinária brasileira e portuguesa. Aproveite para pedir uma casquinha de siri e uma caipirinha e, para terminar, um pastel de nata.

Agito cultural

Se você estiver a fim de um programa mais cultural, vale a conferir as livrarias do bairro. Além de livros novos, a Lima Barreto também oferece títulos usados a um preço camarada. Talvez você encontre aquele livro que estava procurando há tempos na lista de edições esgotadas do local. Já a Livraria da Travessa nasceu ali mesmo no bairro em 1975, ainda sob o nome de Livraria Muro, quando promovia performances de poetas marginais e livros de oposição ao regime militar. Os dois locais ficam na rua Visconde de Pirajá.

Fundada em 1955, a Galeria Ipanema fica na Rua Aníbal de Mendonça e apresenta mostras com artistas de peso. O espaço conta com um acervo incrível de obras de Volpi, Di Cavalcanti, Portinari e Thomie Ohtake, entre outros, e é um passeio sob medida para os amantes da arte. Já quem curte teatro vai adorar uma visita à Casa de Cultura Laura Alvim, que já foi ponto de encontro de artistas como Fernanda Montenegro e Tônia Carreiro e o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone.

Compras para todos os bolsos

Se você gosta de namorar as vitrines de lojas sofisticadas ou não perde um lançamento de grife, o chamado Quadrilátero do Charme é parada obrigatória em Ipanema. Esse pedacinho de luxo no bairro fica entre as ruas Aníbal de Mendonça e Joana Angélica e as avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa, e é o lar de marcas como Louis Vuitton, Hermès, Adidas e das joalherias brasileiras Sauer e H. Stern. Confira também a Farm, a Animale e a loja-conceito da Havaianas.

Mas se você está em busca de artesanato ou de lembrancinhas para levar para os amigos, a melhor pedida é a Feira Hippie de Ipanema, que acontece aos domingos na Praça General Osório desde 1968. Com 600 barracas à disposição, opções não faltam, como objetos de decoração em madeira, resina, sementes e outros materiais, roupas, acessórios e telas pintadas à mão.

Bairro de Ipanema no Rio de Janeiro

Localização: Ipanema, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.