“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...” É impossível visitar a Praia de Ipanema e não pensar na beleza que ficou famosa na música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Para percorrer os 2 km de praia entre o Arpoador e o Jardim de Alá, você pode alugar uma bike ou se inspirar em Helô Pinheiro e simplesmente fazer uma caminhada “num doce balanço a caminho do mar”.

E não se admire ao encontrar Tom Jobim pelo caminho. A estátua do músico foi inaugurada em 2014 e fica bem no começo da Avenida Vieira Souto, perto da Praia do Arpoador. A trilha sonora fica por conta de um quiosque próximo, que toca bossa nova e as composições que imortalizaram Tom.

Praia de Ipanema no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 15 melhores praias no Rio de Janeiro e 10 coisas para fazer no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

Quais são os destaques da Praia de Ipanema?

A praia é perfeita para dar um mergulho, caminhar ou se arriscar na “altinha”, no futevôlei ou em outros esportes na areia, mas Ipanema chama a atenção pela diversidade dos visitantes. O Posto 8 fica mais perto da Praia do Arpoador e é ponto de encontro da turma mais descolada que está a fim de paquerar. Já o Posto 9 é o pedacinho de areia mais badalado para a turma LGBTQI+, e você encontra mais famílias e os moradores do bairro no Posto 10.

A Praia do Arpoador, que fica no lado esquerdo da Praia de Ipanema, tem ondas mais altas e é a preferida dos surfistas. Os moradores e turistas também se reúnem ali ao final da tarde para aplaudir o pôr do sol, uma tradição que começou no final dos anos 60 com o jornalista Carlos Leonam. Ao ver o sol se pondo lentamente no mar, ele sugeriu que aquela tarde merecia uma salva de palmas. Os amigos que o acompanhavam, incluindo Glauber Rocha, João Saldanha e Jô Soares, atenderam ao pedido e o ritual passou a se repetir todos os dias.

Ipanema das alturas

Para quem quer ver Ipanema e outros pontos famosos do Rio lá de cima, uma opção interessante de passeio é o Mirante da Paz, um conjunto de duas torres ligadas por uma passarela, com elevadores panorâmicos e escadarias. A uma altura de 64 m, você vai ver também o Corcovado, o Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos, as Ilhas Cagarras, um pedaço do Arpoador e de Copacabana. O mirante faz parte do Complexo Rubem Braga e liga Ipanema às comunidades de Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Para chegar lá, pegue a linha 1 do metrô e desça na estação Siqueira Campos. O elevador é gratuito.

Para os amantes do mergulho

Da Praia de Ipanema você consegue avistar o Arquipélago de Cagarras, um conjunto de sete ilhas que fica a apenas 5 km da costa. Os visitantes não podem pisar nas ilhas, já que elas são uma unidade de preservação ambiental, mas vale a pena reservar um passeio de escuna ou até um mergulho profissional com empresas especializadas. Os barcos saem da Praia de Copacabana ou da Marina da Glória.

Apesar do arquipélago ficar bem pertinho da praia de Ipanema, geralmente é o ponto final da excursão. Os barcos passam por outras praias e só param para o mergulho nas ilhas depois de uma hora e meia. Nadar nas águas transparentes e observar os pássaros em voo rasante é bem divertido, mas a grande revelação do passeio é poder ver a Cidade Maravilhosa de um ângulo totalmente novo.

Praia de Ipanema no Rio de Janeiro

Localização: Ipanema, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.