O Museu Histórico Nacional é um verdadeiro símbolo da cultura carioca e brasileira. Com um acervo riquíssimo, foi aberto na década de 1920 para reunir documentos e peças essenciais para a pesquisa e o estudo da memória e história brasileiros. O Museu Histórico Nacional é, sem dúvida, uma instituição essencial para a produção e difusão de conhecimento do nosso país. É um passeio que não pode deixar de ser feito por qualquer carioca ou visitante.

Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo Os 9 melhores museus no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

foto de Jonas de Carvalho (CC BY-SA 2.0) modificada

Quais são os destaques do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro?

Com um acervo extenso e variado, o Museu Histórico Nacional é um excelente espaço para estudar e adquirir conhecimento. Instalado em uma área de cerca de 9 mil metros quadrados, o museu oferece várias exposições e eventos aos visitantes. O material do museu abrange diferentes temas, como antropologia, geologia, botânica, entre outros. Cada consulta feita nas áreas do museu ajuda a aprofundar o conhecimento sobre os povos indígena e africano e sobre cada grupo que ajudou a construir a história, a cultura e a sociedade do Brasil. O Museu Histórico Nacional tem um vasto programa de cursos e seminários relacionados a temas variados. Com o projeto de Amigos do Museu, é proposta uma gestão participativa e integrada com a sociedade, para que possa encarar as demandas e expectativas de frequentadores habituais e visitantes da cidade.

O museu possui instalações bastante confortáveis e elegantes que deixam os visitantes encantados pelo bom gosto. Quando se avalia a localização e arquitetura do edifício, é fácil entender a origem militar do conjunto. Graças às obras, hoje a estrutura é totalmente adaptada à função de um museu. A instituição é referência por ter instalações adaptadas a uma nova forma de oferecer serviços de cultura para a população, sem perder a capacidade de se manter como um prédio com características originais preservadas.

Uma breve história do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro

O Museu Histórico Nacional foi construído pelos portugueses, originalmente como uma fortaleza, para abrigar um conjunto de edifícios: uma prisão para os escravos, um galpão para guardar a artilharia e um quartel para as tropas militares. Antes do museu, o local era uma área militar para a defesa da Baía de Guanabara contra possíveis invasores e para manter a cidade do Rio de Janeiro segura. Com uma posição bastante estratégica em relação à entrada da Baía da Guanabara, o museu é até hoje um marco importante para a cidade.

O que é bom saber sobre o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro?

O Museu Histórico Nacional é o mais importante do país em relação a materiais históricos, com mais de 250 itens no seu acervo. Por isso, é considerado um grande centro de produção e difusão do conhecimento. No museu, há também exposições permanentes e temporárias, uma biblioteca e alguns programas específicos para diferentes tipos de públicos, de professores a comunidades carentes. O museu foi totalmente reformado e modernizado entre 2003 e 2006, e vem recebendo um número cada vez maior de visitantes. O Museu Histórico Nacional fica em uma área central bastante importante da cidade, a região da Praça XV, onde está a estação das barcas que fazem a travessia marítima entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Trata-se de um prédio de arquitetura imponente, que encanta a todos que passam pelo local.

foto de Rodrigo Soldon (CC BY 2.0) modificada

Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro

Localização: Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-200, Brasil