Queridinha dos turistas, a Praia de Copacabana é uma das mais famosas do mundo. Chegue bem cedo para garantir um lugar na areia e aproveite para relaxar admirando a paisagem ou conferir o movimento ao longo da Avenida Atlântica. Se você quiser mais tranquilidade ou estiver com as crianças, uma boa dica é seguir para o Leme, no lado esquerdo da praia. Na Mureta do Leme, você divide o espaço com pescadores e uma estátua bem especial para apreciar a vista da orla.
Praia de Copacabana no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 melhores praias do Brasil e 10 coisas para fazer no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
Quais são os destaques da Praia de Copacabana?
Como a praia costuma ficar lotada aos finais de semana, é melhor curtir Copacabana de segunda a sexta. Para conhecer toda a orla, que tal alugar uma bicicleta nas estações da Bike Rio e pedalar na ciclovia? Depois do passeio ou de um banho de mar, relaxe em um dos charmosos quiosques no calçadão, que mais parecem deques de hotéis de luxo. Além de água de coco bem gelada, esses locais também oferecem banheiro, chuveiros, armários com cadeado, que você pode alugar e deixar as suas coisas antes de um mergulho, e até caixas eletrônicos.
Para quem procura uma experiência mais sofisticada, outra opção é passar o dia na cobertura de um dos hotéis na orla. Mesmo sem se hospedar, você paga um preço único para aproveitar a piscina e o bar nos lounges com vista para o mar. O hotel com a melhor vista é o Hilton, que também oferece sauna, e a balada vai até a madrugada no Deck Lounge Bar do Hotel Pestana.
Um símbolo da época de ouro do Rio
O Hotel Copacabana Palace é um dos preferidos das celebridades no Rio. No entanto, o local foi construído para receber os convidados ilustres das comemorações do centenário da independência do Brasil. Inspirado nos grandes hotéis da Riviera Francesa, o edifício em estilo Art Déco só ficou pronto um ano depois, em 1923. Na sua época de ouro, em que muitos tentavam a sorte no cassino do local, o hotel recebeu hóspedes famosos, como Henry Fonda, Bing Crosby e Walt Disney, além de apresentações de estrelas, como Ella Fitzgerald, Edith Piaf, Nat King Cole, Sammy Davis Jr., Tony Bennett e Ray Charles.
Hoje o hotel pertence à rede internacional Belmond e oferece quartos luxuosos, uma piscina semiolímpica, spa e fitness center, além de 13 salões para eventos. Mesmo se você não for se hospedar lá, vale a pena conhecer os três restaurantes do local. O Copacabana Palace é o único hotel da América Latina a ostentar dois restaurantes com estrela Michelin. O Mee serve o melhor da culinária pan-asiática em um ambiente exótico, enquanto o Ristorante Hotel Cipriani é inspirado pelos sabores do norte da Itália.
Design inconfundível
As ondas do calçadão na Praia de Copacabana são um símbolo do Rio no mundo todo, mas você sabia que o desenho foi inspirado no Largo do Rossio, em Lisboa? Quando a calçada foi construída, em 1905, as ondas eram menos sinuosas e perpendiculares à praia. As pedras de calcita branca e basalto negro foram importadas de Portugal, acompanhadas por um grupo de “calceteiros” para montar o mosaico. Em 1970, o paisagista Burle Marx assinou o projeto de revitalização da área e resolveu inverter a posição do desenho para deixar as ondas de pedra paralelas às ondas do mar.
O calçadão de 4,15 km de extensão também é o lar de estátuas de figuras ilustres. Aproveite para tirar uma selfie com o escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi e até mesmo o piloto Ayrton Senna. Marque um encontro com Clarice Lispector – e Ulisses, o cachorro da escritora – na Mureta do Leme, emoldurada pela orla de Copacabana.
Praia de Copacabana no Rio de Janeiro
Localização: Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.