À primeira impressão, o Bairro da Lapa pode não ser sinônimo de música como Ipanema e sua aura de bossa-nova, mas é um retrato da vida noturna do Rio, com muita cerveja gelada ao som de samba e outros estilos musicais. Aproveite para conferir uma autêntica gafieira e conheça as casas de show que fizeram história na cidade. No dia seguinte, deixe a ressaca para lá e dê uma volta pelos arcos que formam uma das paisagens mais conhecidas do Rio.

Bairro da Lapa no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 coisas para fazer no Rio de Janeiro e Os 10 bairros mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

foto de Nao Iizuka (CC BY 2.0) modificada

Quais são os destaques do Bairro da Lapa?

A Lapa é o cenário perfeito para botecar ao som de uma boa roda de samba. Além de bares tradicionais como o Carioca da Gema, outra boa pedida é o Rio Scenarium, que fica em um casarão do século XIX. Os três andares são divididos em sete ambientes e você pode curtir um samba acompanhado por uma bela feijoada, ou tomar um drinque nas noites dedicadas à gafieira.

Quem prefere tomar uma cerveja bem gelada com mais tranquilidade, uma ótima opção é o botequim Arco Íris da Lapa, que há mais de 50 anos também serve porções típicas como as de calabresa acebolada. Outra pedida é o Bar da Cachaça, onde o bate-papo regado a batidas e pingas com sabores inusitados vai até às cinco da manhã. O boteco é tão tradicional que foi tombado como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro em 2012. Com tantas opções no bairro, é bem capaz que você não consiga se decidir por apenas um bar. Então, por que não aproveitar para tomar um drink na rua mesmo, ao som do batuque entre os Arcos da Lapa?

Música na madrugada

A Lapa não vive só de samba, chorinho e gafieira. No legendário Circo Voador, que foi fundado na Praia do Arpoador e mais tarde transferido para a Praça dos Arcos, você pode conferir shows de bandas de rock brasileiras e estrangeiras, forró, funk e outros estilos musicais. O mais incrível é conferir de perto esse lugar que fez a história do rock do Brasil nos anos 80, com bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso.

Bem pertinho dali fica a Fundição Progresso, um centro cultural instalado em um prédio antigo onde ficava uma fábrica de fogões e cofres. A Fundição oferece cursos e oficinas de música, teatro, vídeo, cinema, dança e circo, mas ficou famosa com as apresentações de artistas como Caetano Veloso, Lulu Santos, Zeca Pagodinho e Los Hermanos. Bandas estrangeiras como Franz Ferdinand, Manu Chao e Motorhead também já tocaram na Fundição. Quem curte música clássica também tem a sua vez na Lapa com os concertos na Sala Cecília Meireles, que conta com a melhor acústica da América Latina. Os menos tradicionalistas vão gostar das apresentações de jazz e pop clássico.

Diversão também durante o dia

O bairro pega fogo à noite, mas também é uma ótima opção para visitar antes do sol se pôr. A primeira parada obrigatória são os Arcos da Lapa, nome mais famoso do Aqueduto do Carioca. Com 42 arcos distribuídos por 270 m de extensão, e 17,6 m de altura, esse cartão-postal do Rio de Janeiro serve de via para o Bondinho que faz a ligação entre o Centro e Santa Teresa.

Outro ponto conhecido e muito instagramável é a Escadaria do Convento de Santa Teresa, mais conhecida como “Escadaria Selarón”. O local fica na Rua Joaquim Silva e já foi usado até como cenário de clipes do rapper Snoop Dogg e da banda U2. Com os seus azulejos coloridos, a escadaria foi concebida pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, que morava ali por perto. O trabalho começou em 1994, quando ele resolveu substituir o verde e amarelo que decorava os degraus naquele ano de Copa do Mundo por um mosaico de azulejos. O artista continuou adicionando mais elementos à obra até a sua morte, em 2013.

Bairro da Lapa no Rio de Janeiro

Localização: Lapa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.