Um dos bairros mais charmosos do Rio, Santa Teresa é o ponto de encontro dos intelectuais e artistas da cidade, com várias opções de museus, ateliês e restaurantes. O bairro fica ao lado da Lapa e o passeio para chegar lá é uma atração à parte: você vai pegar um bondinho na Rua Lélio Gama, ao lado da estação Carioca do metrô. O bonde, que está em operação desde 1877, sai a cada vinte minutos e a passagem também inclui a viagem de volta.
Bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios clássicos no Rio de Janeiro e 10 coisas para fazer no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
Quais são os destaques do Bairro de Santa Teresa?
Ao chegar ao alto do morro, aproveite para caminhar sem pressa entre os casarões de inspiração francesa do século XVIII, mas não deixe de visitar o Centro Cultural Parque das Ruínas, que recebe exposições e shows ao ar livre. O local fica no antigo palacete de Laurinda Santos Lobo, uma das mecenas das artes cariocas. Em plena Belle Époque da cidade, Laurinda promovia saraus com artistas do calibre de Villa Lobos, Tarsila do Amaral, Isadora Duncan e João do Rio. Visite também o mirante para se deslumbrar com a vista da Baía de Guanabara.
Outro programa cultural imperdível é uma visita ao Museu Chácara do Céu, que fica ali pertinho. Nos seus três andares, esse casarão oferece exposições de arte brasileira e europeia, com pinturas, móveis, objetos decorativos e livros raros. Um dos destaques é a coleção Os Amigos da Gravura, dedicada a obras de arte sobre papel, com aquarelas de Jean-Baptiste Debret e a série de desenhos “Dom Quixote”, de Cândido Portinari. Há também exposições temporárias, então é bom ficar de olho na programação. A entrada é franca.
Arte na fonte
Com tantos artistas que moram em Santa Teresa, outro passeio interessante é fazer um tour pelos ateliês do bairro. Todos os anos, no mês de outubro, a Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra promove o evento Arte de Portas Abertas. Você pode visitar os ateliês e conferir o processo criativo da artista plástica e ilustradora Ana Maria Moura, as maquetes do arquiteto Flavio Papi e as esculturas de Marcius Tristão, entre outros artistas.
A qualquer época do ano, é só bater à porta do ateliê na rua Almirante Alexandrino para conhecer o trabalho do mineiro Zemog. Com obras expostas em Nova York e na Suíça, o artista plástico faz uma reciclagem poética com esculturas feitas com materiais do dia a dia, como pedaços de papel, tampinhas de garrafa, fitinhas protetoras do Bonfim e até talões do jogo do bicho.
Drinques com vista para a cidade
Santa Teresa oferece um cardápio bem variado de bares e restaurantes. Faça uma pausa para um drinque no Bar dos Descasados, que tem uma decoração cheia de charme, com piso de ladrilhos hidráulicos e bromélias. O bar fica no Hotel Santa Teresa e, diz a lenda, ganhou esse nome de tanto receber hóspedes e moradores recém-separados. Experimente o pastel de moqueca de camarão.
Para curtir um jantar ao ar livre com uma linda vista para o Rio, um dos restaurantes mais procurados é o Aprazível. O local fica no ponto mais alto do morro de Santa Teresa e serve “cozinha de raiz”, com inspiração mineira e ingredientes vindos de cooperativas agrícolas e agroflorestais. Comece a sua refeição com o Beijo de Jambu, um coquetel à base de cachaça com infusão de jambu, abacaxi e limão siciliano, e prove o arroz de galinha caipira, que vem com banana da terra, linguiça e geleia de pimenta.
Bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro
Localização: Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.