O Mosteiro de São Bento é um lugar religioso, de fé e de uma beleza indescritível. Construído após a vinda de dois monges da Bahia, o Mosteiro de São Bento é considerado a segunda ordem religiosa da cidade do Rio de Janeiro. A sua padroeira é Nossa Senhora de Monserrate. O Mosteiro constitui a Congregação Beneditina, ocupada por mosteiros masculinos e femininos. No Mosteiro de São Bento, acontecem missas e, ao mesmo tempo, existe todo um interesse histórico e artístico na edificação. Mesmo nos dias atuais, é possível conhecer a rotina dos monges, cujo lema é oração e trabalho.
Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 coisas para fazer em dias de chuva no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
foto de Halley Pacheco de Oliveira (CC BY-SA 3.0) modificada
Quais são os destaques do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro?
O Mosteiro de São Bento está no alto do Morro de São Bento, na região central do Rio de Janeiro, próximo à Praça Mauá. Tem uma história bastante importante na cidade, sendo um marco que se constitui como um dos maiores patrimônios históricos e religiosos do século XVII. A finalização dos trabalhos de construção se deu após mais de 100 anos. Do lado de fora temos a simplicidade e, por dentro, a beleza rara da arquitetura que encanta a todos. O Mosteiro de São Bento é considerado um monumento colonial único, cujo projeto foi idealizado por monges do século XVII. Também chamada de Igreja Abacial, possui a capela-mor com o altar-mor, o trono e o local onde está a padroeira. No local, há também diversas imagens de santos que contribuem para momentos profundos de reflexão e de fé.
O Mosteiro de São Bento se vincula a uma tradição religiosa bastante disciplinada e, por isso, também é um dos mais conceituados colégios do Rio de Janeiro, com uma rigidez de ensino bastante importante. Essa rigidez era representada no fato de que o colégio não aceitava mulheres como alunas, o que mudou de uns anos para cá. O ensino confessional, no entanto, se manteve, com alta cobrança e com os próprios freis do mosteiro sendo os professores da instituição. Eles se misturam com os professores contratados e permitem um ensino de alto nível para alunos privilegiados. Dentro da igreja, a riqueza salta aos olhos, com as talhas douradas de 18 quilates. No altar-mor, os lampadários de prata e as oito capelas laterais são o maior destaque. Ao olhar para o teto, pinturas retratam a história de São Bento, que dá nome ao mosteiro. O santo foi um monge italiano que auxiliava na criação de monastérios.
Explorando o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro
Na entrada do templo do Mosteiro de São Bento, uma rosácea no chão indica o caminho, o que provoca uma forte impressão a quem chega. Neste ponto do Mosteiro, também há uma maquete que mostra toda a arquitetura da igreja, além do monastério e da hospedaria. O Monastério integra o colégio e a faculdade que leva o mesmo nome da igreja. Na faculdade, são ensinadas teologia e filosofia. Próximo há uma livraria, uma editora e uma biblioteca.
No jardim, há uma escultura de São Bento e perto da livraria o visitante pode comprar lembrancinhas como medalhas, terços, imagens sacras, entre outros. Uma característica interessante do Mosteiro é o coral de freis que apresenta uma técnica de canto diferenciada e tem como objetivo alegrar as missas de domingos que são abertas aos visitantes. O Mosteiro de São Bento passou a ser sinônimo de ensino de qualidade e dedicação ao próximo, com ações de apoio e auxílio a comunidade. É uma instituição respeitada pelo povo carioca, que se orgulha de tê-la como parte da tradição cultural e educacional do Rio de Janeiro.
O que é bom saber sobre o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro?
Os visitantes só podem entrar no claustro, local onde ficam os monges, em datas festivas como Finados, Corpus Christi, Domingo de Ramos ou quando algum monge falece. No restante dos dias, o público só pode assistir às missas na igreja. O Mosteiro de São Bento foi construído nos moldes da arte sacra barroca luso-brasileira.
Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro
Localização: R. Dom Gerardo, 68 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20090-030, Brasil
Abre: Todos os dias das 7h às 18h.