A Pedra do Sal fica no coração do bairro da Saúde, aos pés do Morro da Conceição. Essa área é um dos pontos turísticos mais frequentados pelos moradores do Rio de Janeiro, porque, além de ser um monumento histórico, é também um ícone religioso para a cultura africana. A Pedra do Sal é também ponto de encontro para quem curte boa música e boemia. Um passeio imperdível, em especial para quem visita a cidade e quer conhecer de perto a cultura afro-brasileira, como samba e choro.
Pedra do Sal no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 coisas para fazer no Rio de Janeiro e 10 melhores atividades para casais no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

foto de Gian Cornachini (CC BY 2.0) modificada
Quais são os destaques da Pedra do Sal no Rio de Janeiro?
A Pedra do Sal é uma ótima opção de lazer para quem está na cidade em busca de programas diferenciados. Pessoas do Brasil e do mundo todo costumam ficar encantadas com o local, pois a região reflete a alma da cultura carioca. Durante a visita, as pessoas podem conversar com moradores mais antigos e ficar por dentro da história do lugar. É um lugar bacana para quem quer curtir um happy hour ou uma roda de samba e dançar ao som animado, em meio ao caldeirão cultural. A localização da Pedra do Sal era ideal para as pessoas que buscavam alternativas para participar de eventos musicais e de arte, e que, ao mesmo tempo, pudessem contribuir para mais um espaço receptivo que congregasse diversas tendências e gostos. É um espaço bastante frequentado que tem lugar de destaque quando o assunto é a união de diversos estilos musicais.

Uma breve história da Pedra do Sal no Rio de Janeiro
O nome da rocha é Pedra do Sal, que remonta ao período do Brasil-Colônia, pois o local era o ponto de embarque e desembarque do sal. Esse comércio era feito mais exatamente na prainha, onde ficava o porto, que hoje em dia já não existe mais. Resta apenas o monumento em memória de outros tempos, quando a cidade se apoiava ainda no trabalho escravo. Os moradores do bairro da Saúde costumavam receber os visitantes que viajavam até o Rio como ótimos anfitriões, sendo que a pedra nessa época era local para despachos e oferendas de cunho religioso, principalmente de pessoas ligadas às religiões africanas. Por isso, além de ser considerada um monumento histórico, é também um espaço religioso. Além disso, a Pedra do Sal representava para os povos quilombolas, de origem africana, um símbolo de luta e resistência. A Pedra do Sal foi também um local onde surgiram as primeiras escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro, pois sempre esteve ligada à arte popular e a encontros de músicos e artistas que desejam mostrar o seu talento em busca de um espaço em um mercado de trabalho tão concorrido. Assim, o espaço passou a ser ocupado por aqueles que se identificaram com essa proposta.

foto de Felipe Restrepo Acosta (CC BY-SA 4.0) modificada
O que é bom saber sobre a Pedra do Sal no Rio de Janeiro?
A região da Pedra do Sal foi tombada como Patrimônio Histórico em 1984, sendo considerada um lugar de memória para a cultura africana, pois muitos negros foram os primeiros habitantes da área. Perto da pedra havia quilombos e terreiros de candomblé. A pedra fica junto a uma escadaria talhada, onde as pessoas passam o dia e a noite ouvindo música e conversando. Atualmente, a Pedra do Sal é um dos melhores pontos turísticos para apreciadores de rodas de samba e de um clima animado, cenário que deixa cariocas e visitantes extasiados. A redescoberta da Pedra do Sal aconteceu pelo desejo de incentivar a participação de pessoas em um local diferente das áreas tradicionais da região, como a Lapa, berço da boemia carioca. Assim, surgiu uma alternativa para a participação de diversos tipos de músicos e artistas que marcaram um novo território de divertimento na cidade. Esse local acabou virando um ponto importante no centro da cidade do Rio de Janeiro e ganhou a simpatia de jovens de todas as tendências e gostos, fazendo com que os eventos no local passassem a ser amplamente frequentados por todas as pessoas em busca de entretenimento e diversão.

Pedra do Sal no Rio de Janeiro
Localização: R. Argemiro Bulcão - Saúde, Rio de Janeiro - RJ, 20081-040, Brasil