O Centro Cultural Banco do Brasil é um lugar que agrada a um público de gostos e estilos diferentes. Este edifício foi construído com elementos de arquitetura clássica. Prova disso são as colunas monumentais que adornam a área interna de mais de 15 mil metros quadrados. Ao circular pelo CCBB e arredores, você tem uma experiência cultural e social, com teatros, exposições, cinemas, shows e atrações. O público pode curtir a confeitaria com salgados e doces deliciosos. Tudo isso após visitar uma das exposições fixas que contam um pouco da história do próprio centro cultural, que antes era a sede do Banco do Brasil.
Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 coisas para fazer no Rio de Janeiro com crianças e 10 coisas para fazer em São Paulo na chuva. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
foto de Marcio Sette (CC BY-SA 3.0) modificada
Quais são os destaques do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro?
A construção do edifício que hoje abriga o Centro Cultural Banco do Brasil ocorreu há 32 anos e aproveitou a estrutura da sede central do Banco do Brasil, cuja criação data da época do Império, no século XIX. É fácil identificar que a preservação do local manteve as instalações com detalhes usados naquela época, mas que adquiriram novas funções com o passar dos anos. Esse é o caso de cofres, que hoje abrigam exposições, ou mesmo os elevadores com suas portas pantográficas. O prédio precisou ser adaptado para atender às exigências de segurança e acessibilidade atuais, sem perder o estilo que encanta a todos que visitam e frequentam o local. No CCBB são, ao todo, cinco andares. No térreo, você encontra algumas exposições, a livraria, a cafeteria, a bilheteria, uma sala de teatro e outra de cinema, além de algumas áreas de lounge, nas quais é possível ler um livro, conversar com amigos ou simplesmente passar um tempo. No primeiro, segundo e terceiro andares, você vai admirar exposições diversas.
No segundo andar, há outras duas salas de espetáculo. No quarto, fica um auditório para 90 pessoas e, no quinto, a biblioteca com inúmeros volumes de grande valor. É importante mencionar que as peças de teatro exibidas no local são selecionadas com bastante atenção. Esses espetáculos têm sempre alta qualidade dramatúrgica e são apresentados em teatros bastante confortáveis. Além disso, o acervo de filmes que podem ser vistos no CCBB é enorme e abriga obras raríssimas. Com tanto material, o CCBB costuma organizar mostras de cinema que reúnem diversas apresentações de filmes de variados tipos e gêneros que, muitas vezes, não foram projetadas em circuitos comerciais. É uma ótima opção para cinéfilos e estudantes de cinema.
foto de Mathieu Marquer (CC BY-SA 2.0) modificada
Explorando os arredores do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro
Como o CCBB fica no Centro do Rio, há também outros espaços culturais nas proximidades, como o Centro Cultural dos Correios, com exposições temporárias, a Casa França-Brasil, com peças diversas e alguns eventos abertos ao público, e, um pouco mais adiante, a Igreja da Candelária, com a sua arquitetura incrível e peças de e arte sacra. Essa igreja é o ponto de partida para outras igrejas centenárias na região, que ficam na mesma rua do CCBB, a Rua Primeiro de Março. Pelas ruas da região, há também pipoqueiros e baleiros. Há ainda uma estrutura com vários bares e restaurantes, sem contar que as próprias ruas do centro são espaços agradáveis para caminhar e admirar prédios comerciais e boutiques. Outro ponto que merece visita é o VLT, que leva viajantes para o aeroporto e a diversos centros culturais com rapidez.
O que é bom saber sobre o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro?
Com filiais nas capitais de São Paulo, Minas Gerais e Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil proporciona lazer, cultura e educação a toda as pessoas que o frequentam. O espaço abraça todos os segmentos da população e, além de eventos pagos, que incluem teatros, cinemas e shows, oferece algumas exposições e programações gratuitas. Dessa forma, a instituição leva a arte a um maior número de pessoas, independentemente da condição social. Dentro do Centro Cultural Banco do Brasil, há uma ótima livraria, com obras exclusivas sobre variados assuntos. Ela fica próxima à cafeteria, ponto perfeito para relaxar e aguardar o horário das peças e dos filmes. Além disso, na entrada, poetas costumam divulgar seus trabalhos em folhetos de fabricação própria, cabendo a quem lê doar algum valor, caso desejado.
foto de Rodrigo Soldon (CC BY 2.0) modificada
Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro
Localização: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-000, Brasil
Abre: De quarta a segunda das 10h às 22h, fechado às terças.