A praia em forma de meia-lua com vista para o Pão de Açúcar faz do Bairro de Botafogo um dos destinos mais charmosos para quem visita o Rio. Da Enseada de Botafogo, você também pode admirar o Morro da Urca e os barquinhos na marina do Iate Clube do Rio de Janeiro. Ao se aventurar pelas ruas bem arborizadas do bairro, você vai ter uma vista privilegiada do Cristo Redentor. É uma pena que o mar nem sempre esteja próprio para o banho, mas vale a pena fazer uma caminhada no calçadão e descobrir as outras atrações locais.
Antigamente, Botafogo era considerado apenas um bairro de passagem entre o Centro do Rio e as praias mais badaladas da Zona Sul. No entanto, em 2000, o local caiu no gosto das famílias mais jovens e hoje tem várias opções de restaurantes, bares e atividades culturais.
Bairro de Botafogo no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo Os 10 bairros mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
O que é bom saber sobre o Bairro de Botafogo
Depois de caminhar pela praia, a melhor pedida é fazer um tour gastronômico pelo bairro. As mesas na calçada do Marín são a cara desse bairro despojado, mas não se engane: a cerveja gelada é acompanhada por petiscos diferentões, como linguiça caramelizada no shoyu e pastel de bobó de camarão. Já o Caravela do Visconde faz a linha bom e barato, com pratos clássicos como frango frito e picanha com farofinha. Quem procura uma opção mais sofisticada vai adorar o Lasai, que ostenta uma estrela Michelin e oferece uma culinária cosmopolita, com pratos preparados com ingredientes das suas hortas orgânicas.
Para aquele drinque de fim de tarde, os bares da Rua Nelson Mandela são a melhor opção. Tome um chope gelado no Boteco Colarinho, ou prove um dos drinques do Cafofo Pub. Para quem quer cair na balada, vale conferir o Bar Bukowski, o bar de rock mais antigo da cidade, com shows ao vivo e mesas de sinuca.
Programas culturais na Zona Sul
Nem só de praia e bar vive esse bairro do Rio. Botafogo oferece uma série de atividades para quem curte uma programação mais cultural. Na Fundação Casa de Rui Barbosa, você vai visitar o casarão do século XIX que foi o lar desse ilustre jornalista e político até 1923. É possível ver de perto a biblioteca, o arquivo documental, os móveis, os objetos decorativos e de uso pessoal e, até mesmo, os carros de Rui Barbosa. Vale a pena também conferir o jardim ao redor do casarão, uma das poucas áreas verdes em Botafogo, com árvores frutíferas, lagos artificiais e pequenas pontes em uma área de 9 mil m². A entrada é franca.
Se a sua estadia no bairro for mais longa, outra ideia é conferir as exposições e a programação de cursos da Casa Firjan Botafogo, que funciona em um palacete de 1906. O jardim ao redor do prédio é outro oásis nesse bairro agitado do Rio.
Mais vistas de cartão-postal
Os fotógrafos de plantão vão adorar a vista do Mirante Dona Marta: do alto dos seus 360 m, é possível admirar o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Você pode chegar de carro seguindo pela Ladeira dos Guararapes em direção ao Corcovado, ou contratar um guia especializado para seguir uma trilha de 50 minutos que passa pela favela do Morro Dona Marta.
Bairro de Botafogo no Rio de Janeiro
Localização: Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.