O carnaval é a festa que mais agita o Brasil, tanto entre brasileiros quanto entre os turistas que são atraídos do mundo todo. Mas é também uma festa que quebrou as fronteiras do país e ganhou o mundo. Então por que não aproveitar o carnaval fora do Brasil?
Esse feriadão pode servir para você viver novas experiências e descobrir as belezas de outros países. Fantasias, blocos, desfiles e festas não são exclusividade do nosso país. Há muitas festas de carnaval ao redor do mundo, mas que muita gente ainda não conhece. Lugares onde o agito impera e as festas são tão badaladas quanto às brasileiras.
Se você é do tipo de brasileiro que não abre mão da folia, mas gostaria de aproveitar esses dias de feriado para conhecer lugares fora do país, preparamos uma seleção de 10 países para curtir o carnaval. Chame a galera, marque os amigos, pegue sua fantasia e faça as malas: carnaval também é tempo de descobrir o mundo!
- 1
Lucerna e Basiléia, na Suíça
Celebração ao longo de vários dias no inverno
- Famílias
- Viagens alternativas
Se você acha que o brasileiro adora uma festa, saiba que os suíços da região de Lucerna celebram o carnaval por seis dias seguidos. A celebração ocorre de quinta (chamada “quinta suja”) até a terça-feira de carnaval, há mais de 500 anos. Apesar da temperatura abaixo de zero, ninguém deixa de festejar pelas ruas da cidade, que ficam decoradas com máscaras e pinturas. O carnaval em Lucerna começa com a explosão de mais de 30 toneladas de papel picado.
Nos dias que seguem, ocorrem os desfiles, que começam por volta das 6 da manhã, com bandas mascaradas e estandartes. Famílias inteiras se reúnem nas ruas de Lucerna, para assistir aos desfiles dos carros alegóricos, uma festa muito parecida com a brasileira, se não fosse o frio – a temperatura varia de 3°C a – 3°C, no período de carnaval.
Ainda na Suíça, mas na cidade da Basileia, é que se celebra o carnaval considerado uma das festas mais populares da Europa. O carnaval nessa cidade suíça começa às 4 horas da manhã de segunda-feira de carnaval e dura 72 horas.
Os participantes da festa usam máscaras e correm e dançam pela cidade, enquanto os espectadores apenas observam. Na quarta-feira de cinzas, todas as luzes da cidade se apagam e as pessoas vão às ruas com lanternas e máscaras assustadoras, ao som de flautas e tambores, numa celebração para afugentar os maus espíritos da cidade.
Não deixe de fazer um passeio de barca pelo rio Reno, na Basiléia, e visitar as catedrais da cidade, o museu de Belas Artes e o Museu do Papel. Em Lucerna, passeie pelo lago de Lucerna, visite os alpes suíços e o monte Pilatus.
A viagem entre as duas cidades é de, aproximadamente, uma hora a bordo de um trem, que contempla a paisagem mais que exuberante dos alpes suíços.
Consulte aqui os melhores hotéis em Lucerna e as melhores opções de hospedagem na Basileia, na Suíça.
Mapa - 2
Moscou, Rússia
Conhecido como Maslenitsa
- Famílias
- Viagens alternativas
O carnaval em Moscou é uma festa pagã que celebra o início da primavera. A festa Maslenitsa, como o carnaval é conhecido na Rússia, vem da palavra “manteiga”, que é o principal ingrediente do blini, a famosa panqueca russa, típica da data.
O carnaval é celebrado em toda a Rússia, mas ultimamente os festejos têm se intensificado em Moscou, onde as pessoas costumam comemorar perto da Catedral de São Basílio, cartão-postal da cidade.
O carnaval russo inclui lutas na neve (já que a temperatura não passa dos -3º, podendo chegar a -10º, com muita neve), passeios de trenó e uma figura importante: Lady Maslenitsa. Trata-se de um boneco de palha que é queimado na madrugada do domingo, dia do perdão, numa celebração semelhante à nossa “malhação do Judas”.
Nos dias que se seguem, os mascarados vão às ruas com a companhia dos bonecos de palha e levam sempre panelas, mais uma referência aos saborosos blinis.
Alguns pontos obrigatórios para conhecer em Moscou são a Praça Vermelha, a catedral multicolorida de São Basílio e o Kremlin.
Consulte os melhores hotéis para hospedar em Moscou, na Rússia.
Mapa - 3
Notting Hill, Londres, Inglaterra
Um dos mais famosos do mundo e uma das maiores festas de rua da Europa
- Famílias
- Viagens alternativas
O carnaval da Inglaterra é celebrado todos os anos, em Notting Hill, sendo um dos mais famosos do mundo e uma das maiores festas de rua da Europa. A grande diferença está na época da comemoração: o carnaval de Notting Hill é comemorado em agosto!
Pode-se dizer que a festa está mais para uma micareta do que para um carnaval. Por influência dos imigrantes caribenhos da região, a música e a dança contagiam as ruas desse bairro de Londres.
O carnaval de Notting Hill dura um domingo e uma segunda-feira, com desfiles de carros alegóricos e passistas, bem parecidos com os desfiles no Brasil.
O clima em Notting Hill no carnaval, em agosto, representa o auge do verão inglês, com temperaturas em torno de 25ºC.
Além de todas as atrações de Londres, não deixe de visitar o mercado de antiguidades de Portobello Road, em Notting Hill. O mais tradicional é passear pelos lugares que serviram de locação para o filme “Um lugar chamado Notting Hill”, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant.
Consulte aqui os melhores hotéis em Notting Hill, na Inglaterra.
Mapa - 4
Binche, Bélgica
O desfile de carnaval é uma tradição desde o século 16
- Famílias
- Viagens alternativas
Pelas ruas da cidade medieval de Binche, na Bélgica, a 60 km de Bruxelas e próximo à divisa com a França, o desfile de carnaval é uma tradição desde o século 16. Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, a festa dura três dias: domingo, segunda e terça-feira de carnaval.
Os Gilles, personagens passados de pais para filhos, são homens de tamancos e máscaras de cera. Desde o amanhecer, eles dançam ao som de flautas e tambores, com paus nas mãos para afugentar os maus espíritos. Depois, distribuem laranjas para a multidão que assiste.
Em fevereiro, na Bélgica, apesar de a temperatura não passar dos 5°C, o tempo não é chuvoso como no Brasil. Por isso, dá para aproveitar para conhecer as catedrais de Binche, que são muito bonitas, assim como a maioria de suas construções históricas.
A cidade, muito charmosa, é um convite para experimentar cervejas e comer waffles e os melhores chocolates do mundo – se a gente já gosta do chocolate de Gramado e Canela, imagine do chocolate belga!
Consulte aqui as melhores opções de hotéis em Binche, na Bélgica.
Mapa - 5
New Orleans, Estados Unidos
O Mardi Gras é um dos carnavais mais famosos do mundo
- Famílias
- Viagens alternativas
Engana-se quem pensa que norte-americano não sabe o que é carnaval. O Mardi Gras, celebrado em New Orleans, é um dos carnavais mais famosos do mundo.
Essa cidade da Louisiana, fundada pelos franceses, recebeu muitas influências da cultura das Antilhas, de onde vinham os escravos. Com o sucesso da produção de cana-de-açúcar e algodão, no século 19, os fazendeiros desfilavam pela cidade, jogando joias e dinheiro para a população.
Assim é o carnaval Mardi Gras, em New Orleans: carros alegóricos com reis e rainhas, que jogam colares de contas ao público.
A festa começa no Dia de Reis, 6 de janeiro, com um grande baile de máscaras, e os desfiles seguem até a chegada da quaresma, na quarta-feira de cinzas. Apesar de ser uma celebração para as famílias, há também desfiles e festas com muito agito e azaração.
A temperatura em New Orleans, no carnaval, varia de 20°C a 7°C. Aproveite para conhecer New Orleans, bastante diferente das cidades mais visitadas dos Estados Unidos, como Nova Iorque, Miami e Orlando.
New Orleans tem uma pegada histórica muito rica e sua gastronomia tem influência da América Central. Mas o grande chamariz da cidade é a música, com seus bares e clubes que apresentam o melhor do jazz e blues.
Consulte aqui onde se hospedar em New Orleans, nos Estados Unidos.
Mapa - 6
Quebec, Canadá
O maior festival de inverno do mundo
- Famílias
- Viagens alternativas
O carnaval em Quebec é o maior festival de inverno do mundo. Um parque de diversões incrível é montado, assim como o tradicional castelo de gelo de cinco andares. O mergulho na neve usando apenas roupa de banho é uma das atividades mais inusitadas do carnaval no Canadá.
Desfiles, concurso de máscaras, shows ao ar livre, competições esportivas, encontros gastronômicos. Mesmo com o inverno rigoroso, com temperaturas que não passam de -5°C e podem chegar a -20°C, o carnaval em Quebec é intenso e só perde para os do Rio de Janeiro e de New Orleans.
A cidade canadense com cara de Europa tem castelos, fortes, bistrôs e cafés, marcas da influência francesa. Passeie pela cidade alta e pela cidade baixa curtindo catedrais e museus. Uma volta pelas cataratas de Montmorency também é um tour bastante apreciado.
Consulte aqui os melhores hotéis em Quebec, no Canadá.
Mapa - 7
Nice, França
Uma das mais famosas festas da Europa
- Famílias
- Viagens alternativas
Com uma das festas mais famosas da Europa, o carnaval em Nice, capital da Riviera Francesa em Côte-d’Azur, conta com desfiles, carros alegóricos, confetes e serpentinas, fogos de artifício e batalha de flores.
A cada ano, um tema é escolhido e a programação intensa de eventos dura duas semanas, quando o rei é incinerado, numa celebração de agradecimento.
Por estar próxima aos alpes, a temperatura em Nice é bem amena, variando de 5°C a 20°C em fevereiro. A localização privilegiada entre montanha e mar, faz com que a cidade tenha uma infinidade de atrações. Os museus de arte, a arquitetura imponente à beira-mar e as casinhas charmosas da cidade baixa são os cenários favoritos dos turistas. Aproveite a viagem e dê uma esticada até Cannes e Saint-Tropez!
Consulte aqui os melhores hotéis em Nice, na França.
Mapa - 8
Barranquilla, Colômbia
Uma festa tombada pela Unesco
- Famílias
- Viagens alternativas
Tradições da Europa, da África e da Índia se misturam nesse carnaval na Colômbia, que tem duração de quatro dias, com muitas cores e sons, bem parecido com o brasileiro.
Tombada pela Unesco, a festa conta com carros alegóricos e pessoas fantasiadas que invadem a cidade em desfiles com muita música e dança. Um dos pontos altos é a Batalha das Flores, quando flores são jogadas ao público.
Outra tradição é o funeral de Joselito, um personagem do carnaval. Alguém fantasiado representa um homem moribundo, enquanto homens e mulheres fantasiados de viúvas choram a sua morte, numa encenação exagerada e divertida.
A temperatura em Barranquilla, no carnaval, fica em torno dos 17ºC. Aproveite para conhecer as praias caribenhas de San Andrés e Santa Marta, que estão a poucas horas de Barranquilla. A Colômbia é um país surpreendente, com belezas naturais paradisíacas. O pôr do sol em Bocas de Ceniza é imperdível!
Consulte aqui os melhores hotéis em Barranquilla.
Mapa - 9
Kingston, Jamaica
Uma festa que dura de janeiro até abril
- Famílias
- Viagens alternativas
Se o brasileiro é considerado um povo “festeiro”, o que dizer dos jamaicanos, que celebram o carnaval de janeiro até abril, depois do feriado de Páscoa?
Bailes, concursos de fantasias, desfiles a céu aberto e festas fechadas acontecem durante todo o período, pelas ruas de Kingston. As cidades de Montego Bay e Ocho Ryos também entram na onda do carnaval, com muito agito, dança e fantasia.
O carnaval, na Jamaica, acontece durante a estação mais seca do ano e a temperatura em Kingston, por exemplo, é alta, chegando facilmente aos 30°C.
Praças e monumentos históricos são os poucos atrativos da cidade. O confuso mercado de Coronation é o lugar para fazer comprinhas. Não deixe de visitar o museu do Bob Marley.
Consulte aqui os melhores hotéis em Kingston, na Jamaica.
Mapa - 10
Veneza, Itália
O baile de máscaras mais famoso do mundo
- Famílias
- Viagens alternativas
Desde o século 15, Veneza promove o baile de máscaras mais famoso do mundo. Antigamente, o baile era o evento em que a plebe e os nobres podiam se divertir juntos, sem serem identificados, pois estavam mascarados.
Hoje, no sábado de carnaval, um desfile sai da praça San Marco em direção a um castelo, para o tradicional baile. No domingo, gôndolas e barcos decorados desfilam pelos canais. A festa continua até quarta-feira de cinzas, em todos os cantos da cidade.
Para participar da festa, basta colocar a sua máscara, item que estará à venda em cada esquina. Uma folia cheia de charme e com muito glamour, ao estilo da Itália, um dos países mais visitados do mundo.
A temperatura em Veneza, no carnaval, representa o auge do inverno na Itália e varia de 11°C a -1ºC. Aproveite para se encantar com essa charmosa cidade e não deixe de fazer o passeio de gôndola. Também muito procurados são os passeios a San Marco, Palazzo Ducale, Murano, Dorsoduro e museus de arte da cidade.
Consulte aqui onde se hospedar em Veneza, na Itália.
Mapa