Apaixonante, encantadora e única. Estas características definem bem o que é conhecer de perto a Croácia, país que encantou por seu futebol e que é uma das sensações do verão europeu. Com belas paisagens, praias incríveis banhadas pelo mar Adriático e muita história, é impossível não ficar de queixo caído ao desbravar o país dos vice-campeões da Copa de 2018.

A ordem aqui é desacelerar. Já pensou em conhecer esse país incrível, localizado nos Balcãs? No post de hoje, separamos algumas dicas do que fazer e conhecer em alguns dias de turismo pela Croácia. Com nossas dicas, dá para programar um roteiro de viagem pela Croácia em 5, 8 e 15 dias.

Não deixe de reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

  • 1

    Parque Nacional de Plitvice

    O Parque Nacional de Plitvice reserva paisagens espetaculares

    Parque Nacional de Plitvice
    • Aventura

    Saindo de Zagreb, não deixe de conhecer o Parque Nacional de Plitvice, um dos principais pontos turísticos por aqui. O trajeto entre a capital e o Parque leva cerca de 2h30 de ônibus. Fuja mais um pouquinho das badaladas praias croatas e curta os vários lagos e as quedas d´água que formam o parque. Tudo com aquele tom de azul turquesa hipnotizante, claro. Trata-se de um passeio de um dia.

    Um dos pontos altos do Parque, literalmente, é o mirante Vidikovac. Daqui, é possível ter uma vista mais de cima dos lagos azulados e tirar aquela foto bem clássica dos Lagos Plitvice. Vale lembrar que o lugar é dividido entre Lagos Superiores e Lagos Inferiores.

    Nos Lagos Inferiores, você vai desbravar uma mata mais densa e ficar bem perto dos lagos mais rasos e menores, caminhando entre as passarelas. Mesmo que a parte Superior dê uma visão mais ampla para os lagos, ainda assim é impossível ter uma panorâmica da imensidão do lugar. Se for viajar no inferno, fique atento: os Lagos Superiores permanecem fechados nesse período.

    Confira as melhores opções de hotéis próximos ao Parque Nacional de Plitvice.

    Abre: Diariamente, das 07h ás 15h

    Telefone: +385 53 751 015

    Mapa
  • 2

    Pôr do Sol em Zadar

    Zadar possui um charmoso centro histórico

    Pôr do Sol em Zadar
    • História
    • Foto

    Com mais de 3 mil anos de história, Zadar é conhecida por suas belezas naturais. Conheça a Cidade Medieval Amuralhada, a Torre do Sino e a Catedral de Santa Anastácia. Aqui, vale desfrutar de passeios à pé e ir curtindo as ruas fofas e estreitas e cada detalhe que puder observar pelo caminho.

    Não podíamos deixar de mencionar o pôr-do-sol mais lindo do mundo, que dizem que acontece aqui em Zadar. Além deste espetáculo impressionante da natureza, aproveite para conferir o Órgão do Mar, que é tocado conforme o movimento das ondas do mar, e a Saudação ao Sol, enorme círculo com placas de vidro que captam a luz solar. Impactante!

    Confira as melhores opções de hotéis em Zadar.

    Mapa
  • 3

    Split, a segunda maior cidade da Croácia

    Muita história e uma atmosfera charmosa

    Split, a segunda maior cidade da Croácia
    • História
    • Foto

    Dê uma parada por três noites em Split, na Costa da Dalmácia. Banhado pelo Mar Adriático e cercado por montanhas, o destino é um grande museu a céu aberto. Vale muito a pena desbravara o Centro Histórico. Além de muita história, não deixe de curtir as praias badaladíssimas do lugar.

    E por falar em praia, um dos principais points de Split é a sua Riva, nome dado aos calçadões à beira-mar. Aqui, além da vista para a praia, há uma infinidade de lojas, bares e restaurantes. Quanto às praias, Split pode decepcionar um pouco quem gosta daquelas mais selvagens. A cidade tem praia bem urbanas e sem muito verde.

    Conheça também a Marjan, a colina que é símbolo da cidade e que tem várias construções de pedra. Vale visitar ainda o Palácio Diocleciano, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Aqui, você vai encontrar também a Catedral de São Dômnio e o Museu da Cidade. 

    Se a duração da viagem colaborar: um passeio bem recomendado, a partir de Split, é o bate-e-volta Trogir. A distância entre as cidades é curta, levando cerca de 30 minutos por trajeto. Com 4 mil anos de existência, a cidade é uma das mais antigas de todo o território Croata.Trata-se de um lugar mega charmoso.

    O Portão da Terra e o Portão do Mar eram as duas entradas para a cidade antiga. Além deles, visite ainda o Castelo Kamerlengo, a Praça João Paulo II, a Galeria e Torre do Relógio, o Palácio Cipiko, a Catedral de São Lourenço e a Igreja de São João Batista.

    Na Hoteis.com, você pode reservar algum dos 10 melhores hotéis para se hospedar em Split.

    Mapa
  • 4

    Hvar, verão europeu badalado é aqui

    Hvar é ideal para curtir o verão europeu

    Hvar, verão europeu badalado é aqui
    • Alimentação
    • Vida noturna

    Continuando o trajeto pela Croácia, siga para Hvar, por mais 3 noites. Hvar e Split estão conectada por ferry boat, com viagem que dura cerca de uma hora. A ilha está pau-a-pau com outros lugares bem badalados do verão na Europa, como Mikonos (na Grécia) e Ibiza (na Espanha).

    Dentre as principais praias da ilha estão Hula Hula e Pokonju Dol. A Hula Hula é uma praia de pedras que fica a uns 15 minutos de distância da região central. Seu cenário é bem paradisíaco. Outro lugar que vai te deixar com o queixo no chão é a Lagoa Azul. Sim, como o nome já diz, aqui as águas são cristalinas.

    Aqui, a vibe é totalmente descolada, mas o destino consegue ir além da badalação. Há espaço, por exemplo, para aqueles turistas que estão em busca de história e boa gastronomia.

    Também é interessante visitar pontos turísticos como o Forte de Hvar e a Praça e Catedral de São Estéfano. A Stari Grad (traduzindo, Cidade Antiga) fica ao norte da ilha. Mais tranquila e menos hypada, a cidade é convite para caminhada. Quer mais lugares para relaxar e curtir o mar esverdeado típico croata? Jelsa é uma pedida e tanto.

    De bate-e-volta, é recomendável conhecer Pakleni Otoci, que tem paisagens surreais, com um mar em vários tons de azul, águas calmas e com boa temperatura para um mergulho.

    Conheça os melhores hotéis em Hvar

    Mapa
  • 5

    Ilha de Vis, menos hype e mais descanso

    Paisagens de tirar o fôlego estão por todos os lados da ilha

    Ilha de Vis, menos hype e mais descanso
    • Aventura
    • História

    Um pouco mais afastada de Split, mas ainda possível de se encaixar no roteiro está a Ilha de Vis. Aqui, também imperam os cenários paradisíacos. Mas, ao contrário de Hvar, tudo aqui é mais tranquilo e relax, sem grandes badalações. Os ferries de Split a Vis levam cerca de 1h50, mas o cenário compensa. E muito.

    Aqui, é possível conhecer as áreas militares secretadas que foram abandonadas pelo exército da Iugoslávia, além de conhecer a Caverna Azul e a Caverna Verde. No quesito praia, Stiniva é aquele lugar que super vale o passeio, com paredões de pedras e águas cristalinas.

    Outras praias legais para visitar são Zaglav e Milna, que ficam a cerca de 10km da cidade de Vis, servindo como um refúgio para quem quer descanso e relaxamento. Já a praia de Rukavac tem todo aquele clima de vila de pescadores.

    Confira as melhores opções de hotéis na Ilha de Vis.

    Mapa
  • 6

    Ilha de Brac e a belíssima praia de Zlatni Rat

    A ilha tem muitas praias maravilhosas

    Ilha de Brac e a belíssima praia de Zlatni Rat
    • Aventura

    Prepara-se para curtir 2 noites em Brac, terceira maior ilha da Croácia. O lugar é conhecido por abrigar a praia mais linda de todo país: Zlatni Rat. Além deste pedaço de paraíso, seu foco aqui é em Bol.

    A praia de Glaivca fica a um quilômetro do centro de Bol e conta com um Monastério Dominicano que data do final do século XV. É linda e bem pequena!

    Outra praia pequeninha, mas linda é Muriva, a 6km do centrinho de Bol.

    Confira as melhores opções de hotéis na Ilha de Brac.

    Mapa
  • 7

    Dubrovnik, o destino mais visitado da Croácia

    A cidade medieval que atrai muitos turistas

    Dubrovnik, o destino mais visitado da Croácia
    • História
    • Foto

    O lugar leva o título de destino mais visitado da Croácia. Aqui, vale fazer uma adaptação no número de dias, conforme os disponíveis no seu roteiro. Se tiver cinco dias, por exemplo, não deixe de fazer um bate-e-volta para Montenegro e Bósnia-Hezergovina.

    Visite a Cidade Medieval por trás das Muralhas, que também foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Suas ruinhas e portões são capazes de nos transportar a séculos atrás. Não deixe de conhecer a Placa Ulica, principal rua da cidade.

    Conheça ainda o Mosteiro e Museu Franciscano, que conta com uma das farmácias mais antigas em funcionamento da Europa. Ela data de 1300.

    Para ver o lugar do alto – e admirar suas belezas, claro – pegue o Bondinho de Dubrovni, que fica a 405m do Monte Srd. Vale dar uma esticadinha até a Ilha Lokrum que é, na verdade, um parque nacional, com inúmeras belezas natuais.

    Praia Banje é uma das principais e fica bem próxima ao centro e também conta com o cenário típico Croata: águas clarinhas e muitas pedras.

    Confira os 10 melhores hotéis para ficar em Dubrovnik.

    Mapa
Carol Alves | Viajante compulsivo