Vale a pena considerar alguma das cidades da Alemanha como seu próximo destino. Além da tecnologia de ponta, dos museus incríveis e de muita história, a Alemanha se destaca pelo futebol e por sua participação constante na Champions League, da UEFA.

Confira abaixo nossas dicas de viagem e o que vale a pena conhecer em 5 cidades do país da cerveja e do pretzel.

  • 1

    Munique

    A cidade de Munique é sede do Bayern Munich

    Munique
    • História
    • Foto

    Não deixe de visitar o estádio do time, Allianz Arena, que recebeu a final da Champions de 2011-2012. Com uma vibe futurista, arquitetura única e capacidade para até 75 mil pessoas, a visita guiada é um passeio imperdível para amantes de futebol e para quem deseja conhecer um pouco mais da história do time da cidade.

    Apaixonados por ciência e tecnologia não podem perder o Deutsches Museum, que tem um acervo totalmente dedicado ao tema e é um passeio bem interessante para toda a família.

    Para se aprofundar na cultura local, programe uma refeição na Hofbrauhaus, cervejaria que carrega todo o DNA bávaro em suas veias.

    Pertinho daqui, visite a Marienplatz, ou Praça da Virgem Maria. O lugar guarda a prefeitura icônica, com uma arquitetura gótica e espetáculos de bonecos em sua fachada, e a Igreja de St Peter, que tem uma das melhores vistas da cidade.

    Para os passeios bate-volta, vale muito a pena acrescentar ao roteiro uma ida ao Castelo de Neuschwastein, que inspirou Walt Disney na criação do Castelo da Cinderela. O ponto turístico fica em Füssen, a cerca de duas horas de Munique.

    Confira os melhores hotéis perto da Marienplatz, em Munique.

    Mapa
  • 2

    Frankfurt

    O aeroporto da cidade é um dos mais movimentados do mundo

    Frankfurt
    • História
    • Foto

    Quinta maior cidade da Alemanha, Frankfurt é muito mais do que um ponto de chegada e saída da Europa ou um grande hub aéreo. Um fato relevante é que a cidade foi uma das que mais sofreram durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, esteja preparado para o contraste entre novo e antigo, uma das características mais impactantes por aqui.

    Boa parte das melhores atrações estão próximas uma das outras, o que facilita muito a vida do turista.

    Vários museus, como o Stadel, ficam às margens do rio Meno, na região conhecida como Museumsufer. Aqui, destacam-se ainda o Deutsches Filmmuseum (voltado para o cinema), o Weltkulturen Museum (dedicado às culturas espalhadas pelo mundo), o Museu Arqueológico e o Historisches Museus (que conta a história de Frankfurt).

    Aproveite para conhecer também a Basílica de Frankfurt, chamada de “Kaiserdom” pelos alemães. Com uma pegada gótica, ela é símbolo da cidade.

    Não deixe também de ver o imponente arranha-céu Main Tower, com uma vista de cair o queixo. No total, são cerca de 200 metros do chão até a área de observação.

    Vale experimentar também o Apfelwein, vinho de sidra/maçã produzido na cidade. Um dos melhores lugares para conhecer esse clássico é o Apfelweinwirtschaft Adolf Wagner, que oferece ainda, no cardápio, o Schnitzel de Frankfurt, e serve a bebida desde 1931. Parada obrigatória!

    Veja os melhores lugares para se hospedar no Centro Histórico de Frankfurt.

    Mapa
  • 3

    Hamburgo

    Hamburgo é a cidade mais verde de toda a Alemanha

    Hamburgo
    • História
    • Vida noturna
    • Foto

    Hamburgo é conhecido como a “Veneza Germânica“, por ser uma cidade tipicamente portuária, ter vários canais e mais de 2 mil pontes espalhadas por seu perímetro. O destaque aqui vai para seus espaços totalmente arborizados. Não à toa, a cidade é tida como uma das mais arborizadas do país.

    O Parque Heiligengeistfeld é um dos pontos de parada obrigatória no destino. A região agitada do Porto de Hamburgo também é um ponto turístico imperdível por aqui.

    Vale mencionar ainda a vida noturna agitadíssima e pulsante do lugar. Como as baladas aqui só “funcionam” tarde da noite, programe-se para ficar ao menos uma noite em Hamburgo, caso queira aproveitá-las.

    O bairro de Grosse Freiheit é um equivalente ao Red Light District, de Amsterdam. É aqui que você encontra o Kaiserkeller, considerado o primeiro palco de apresentação dos Beatles. Aos domingos, não deixe de ir até o mercado local de peixes, o Fischmarkt.

    Um dos destaques arquitetônicos por aqui é o prédio Elbphilharmonie, que parece ter saído das mentes brilhantes de Frank Gehry e Gaudíe e tem o topo todo envidraçado. Já, no inverno, boa parte das atividades se concentram no Lago Aister, que fica totalmente congelado.

    Confira nossas dicas de onde ficar na Cidade Velha, em Hamburgo.

    Mapa
  • 4

    Berlim

    Uma das cidades mais populosas da União Europeia

    Berlim
    • História
    • Foto

    Conhecer a capital alemã é voltar no tempo e reviver a história. Há lugares incríveis em Berlim, cidade que contempla todos os públicos.

    Portal de Brandenburgo, construído em comemoração às vitórias prussianas, é o principal cartão-postal da cidade. Por isso, comece seu roteiro em Berlim por aqui.

    Reichstag, casa do parlamento alemão, é outro clássico local que carrega muita história: o lugar foi incendiado em 1933 e destruído durante a Segunda Guerra. A visita à sua cúpula é gratuita, mas precisa de agendamento prévio.

    Que tal vivenciar um pouco mais a fundo o período da Guerra Fria, quando a cidade foi dividida entre partes oriental e ocidental?

    Memorial do Muro de Berlim mantém fragmentos da construção que dividiu a cidade entre o lado socialista e o capitalista. Aqui, é possível conhecer histórias de famílias separadas pelo Muro e daqueles que perderam a vida tentando ir para o outro lado.

    Além do Muro, vale conhecer o Checkpoint Charlie, posto militar que servia como fronteira entre os dois lados da cidade. Hoje, trata-se de um museu que conta fatos interessantes sobre o Muro de Berlim.

    Ponto de encontro no Centro de Berlim, a Alexanderplatz é uma praça bem vibrante, cercada por várias ruas bacanas para fazer umas comprinhas. Aqui perto, você encontra a famosa Torre de TV.

    Deslumbrante, a Berliner Dom, ou Catedral de Berlim, é outra parada obrigatória no centro da cidade. A construção pode ser avistada de vários pontos da cidade. Sua entrada é paga, mas a visita vale a pena.

    Enquanto Paris tem a Galeries Lafayette e Londres tem a Harrods, a loja-sensação em Berlim é a Kadewe (ou Kaufhaus Des Westens), que reúne grifes luxuosas e tem alguns andares dedicados a gastronomia, cultura e decoração.

    Saiba onde se hospedar na região da Alexanderplatz, em Berlim.

    Mapa
  • 5

    Dortmund

    Dortmund é um centro de artes e cultura

    Dortmund
    • Vida noturna
    • Foto

    Cidade-sede do time Dortmund Borrusia, classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões 2018-2019, Dortmund é uma das cidades da Alemanha que dificilmente entra num roteiro de viagem, mas que vale a visita.

    Com o nome oficial de Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund, o time também é conhecido por Dortmund ou Borussia ou pela sigla BVB, e é motivo de orgulho entre os locais.

    Não deixe de conhecer de perto as dependências do Signal Iduna Park, estádio do time. Um detalhe importante: ele já foi considerado o melhor do mundo pelo London Times, além de ser o maior da Alemanha.

    O destino é perfeito para ser explorado a pé, com várias áreas verdes. O Westfalenpark é um dos principais parques.

    Ele abriga o Deutsches Rosarium, rosário com mais de 2.600 espécies da flor, e a Torre da Televisão, com um restaurante giratório no topo.

    Já a igreja Reinoldikirche é uma construção de 104 metros de altura que pode ser vista de várias partes da cidade. Aproveite para conferir a vista lá de cima, que é incrível.

    Também vale conhecer o Centro Antigo de Dortmund, com destaque para o Alter Markt, passarela com várias opções de lojas e restaurantes.

    Confira também a fonte St. Johannes Baptist e Altes Stadthaus, prédio de escritórios construído em 1899, destruído na Segunda Guerra e reconstruído.

    Para fechar sua viagem com chave de ouro, conheça o Hohensyburg, complexo de um castelo em ruínas. Imperdível!

    Veja os melhores hotéis de Dortmund.

    Mapa
Carol Alves | Viajante compulsivo