Um dos país mais expressivos e com uma das culturas mais marcantes da Europa, a Espanha tem cidades apaixonantes. Fora do eixo Madri–Barcelona, há muito o que se ver e se conhecer em seus quatro cantos.

E o mais interessante de tudo isso: em cada região espanhola o turista vai se deparar com identidades muito próprias. E é toda essa mistura somada ao contrastes que fazem a Espanha ser um dos países mais visitados do mundo. Neste post vamos falar sobre 10 destinos incríveis que vale a pena conhecer.

  • 1

    Sevilha

    Sevilha guarda patrimônios históricos

    Sevilha
    • História
    • Foto

    Da Torre del Oro ao Real Alcazar, Sevilha é uma cidade pulsante que é a cara da Espanha. Aqui, dançarinas de flamenco dividem espaço com prédios antigos, regados de história. Sevilha não é apenas a capital da Andaluzia, como também é a melhor representante do estilo de vida e cultura andaluza.

    Aqui está a maior Catedral em estilo gótico do mundo. Além de toda arquitetura surreal, o turista é convidado a subir até o topo da Torre da Giralda para ver a cidade de cima e contemplar a vibe andaluza de um ângulo diferente. Uma das praças mais lindas da Europa, vale dar uma esticadinha até a Plaza de España, lugar que já foi cenário para Star Wars, Episódio II: o ataque dos clones.

    Destoando um pouco da paisagem da cidade, o Metropol Parasol é uma construção mais moderna, mas bem interessantes. As “Setas”, como o monumento é conhecido pelos locais por causa de sua semelhança com cogumelos, também oferece um visual bem bonito da cidade.

    Confira opções de hospedagem em Sevilha!

    Mapa
  • 2

    Málaga

    Málaga é uma das mais belas cidades da Espanha

    Málaga
    • História
    • Foto

    Continuando pela região da Andaluzia, Málaga é conhecida por seu nativo mais ilustre: o pintor Pablo Picasso. Porém, engana-se quem pensa que a cidade fica restrita a isso.

    De frente para o mar mediterrâneo, a Playa de la Malagueta é super representativa da Costa del Sol e uma das praias mais ensolaradas de toda Espanha.

    Sua história riquíssima também não passa batida. A cidade já foi casa para os povos fenícios, romanos e mouros. E, justamente por isso, conta com construções únicas. Tudo isso em plena convivência com um ar mais moderno. A cidade consegue ser bem cosmopolita.

    Aqui, visite o Museu Picasso, a Alcazaba de Málaga, o Castillo de Gibralfaro (fortaleza anexa a Alcazaba) e a Catedral de la Encarnación.

    Confira opções de hospedagem em Mágala!

    Mapa
  • 3

    Granada

    A cidade conta com muita tradição, história e influências árabes

    Granada
    • História
    • Foto

    A última das cidades da Andaluzia a se “libertar” do domínio dos mouros. No total, foram 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica. E, aqui em Granada, a presença moura é sentida em toda sua magnitude e de diversas formas.

    Basta observar o surreal complexo da Alhambra, com o palácio Generalife, e o bairro árabe de Albaicín para entender que o legado dos mouros por aqui é riquíssimo. Aliás, com pátios e elementos simples, toda a construção da Alhambra, maior símbolo da permanência dos árabes na Espanha, salta aos olhos dos visitantes.

    Outra manifestação da influência árabe na região, o turista encontra produtos como narguilés, lenços, bules de chá e tapetes no comércio local. Também muito difundido em Granada, não deixe de visitar um dos banhos árabes locais.

    O bairro de Sacromonte, com suas várias casinhas nas grutas, também é garantia de um passeio alternativo e curioso.

    Confira opções de hospedagem em Granada!

    Mapa
  • 4

    Santiago de Compostela

    O destino recebe peregrinos de todo o mundo

    Santiago de Compostela
    • História
    • Foto

    Localizada na Galiza, uma das regiões mais belas da Espanha, conhecer Santiago de Compostela é revigorar sua fé e força interior.

    Desde a Idade Média, peregrinos de todo mundo, percorrem o Caminho de Santigo de Compostela. O mais conhecido deles é o Caminho Francês, que apresenta cerca de 800 quilômetros de extensão. Porém é possível percorrer também o Caminho Português, que começa na região de Braga e Porto, o Caminho Sudeste de la Plata e o Caminho Inglês.

    Mesmo que você não vá a Santiago de Compostela como um peregrino, a cidade apresenta atrações interessantes que não podem ficar de fora do seu radar, como a Catedral de Santiago de Compostela, o Museu do Povo Galego e o Centro Galego de Arte Contemporânea.

    Confira opções de hospedagem em Santiago de Compostela!

    Mapa
  • 5

    Corunha

    A cidade está localizada no norte da Espanha

    Corunha
    • Aventura
    • Foto

    Bem próxima a Santiago de Compostela, a cidade de Corunha (ou La Coruña, como dizem os espanhóis) tem praias com águas azuis banhadas pela junção entre o Oceânico Cantábrico e o Oceano Atlântico. Pela proximidade com Santiago, o destino vale super como um passeio bate e volta.

    Além da atmosfera praia, Corunha tem vida cultural pulsante. Sempre com o mar dando o ar da graça. Justamente por isso, a cidade tem uma das orlas mais agradáveis de se percorrer de toda Espanha.

    Dentre as praias mais próximas à região central está a Enseada de Órzan. Mas não deixe de dar um pulinho até a bela Rías Altas.

    Confira as opções de hospedagem em Corunha!

    Mapa
  • 6

    Bilbao

    Cultura, gastronomia e história

    Bilbao
    • Alimentação
    • História
    • Foto

    Esquecida dos roteiros turísticos até meados de 97, a cidade de Bilbao tem como principal atração turística o Museu Guggenheim, que abriu suas portas neste mesmo ano.

    Aos pés do Mar Cantábrico, Bilbao mantém uma estreita ligação com o mar e nasceu para o turismo com a construção da nave espacial que é casa do museu, projetada por Frank Gehry.

    Não menos importante, não deixe de conhecer o Mercado de La Ribera, no centro histórico da cidade. Com uma grande oferta de produtos fresquinhos, o turista encontra aqui diversos temperos e produtos utilizados na culinária da região. Ah! E não poderíamos deixar de fora os pintxos, ou tapas bascas, muito típicos de Bilbao.

    Bem alimentados, é hora de explorar a região de Casco Viejo (nome carinhoso para o centro histórico) e curtir suas várias ruelas antigas. Sim, Bilbao respira o novo, mas sem se esquecer de suas raízes.

    Confira opções de hospedagem em Bilbao!

    Mapa
  • 7

    Valência

    Valência é a terceira maior cidade da Espanha

    Valência
    • História
    • Foto

    A terceira maior cidade da Espanha é também uma das mais simboliza o futuro do país. Com idioma próprio e um prato típico de respeito (sim, estamos falando da Paella Valenciana), Valência é um destino completo. Há várias opções de lazer, construções de cair o queixo, praia, comida boa. E tudo isso com muita personalidade e uma vibe surpreendente.

    A Cidade das Artes e Ciências é um dos principais destaques turísticos da cidade. O complexo tem prédios futuristas projetos pelo arquiteto Santiago Calatrava. O local abriga o aquário Oceanogràfic, o Museu de las Ciencias e o cinema Hemisfèric.

    Outro destaque, a Catedral de Valência data do século 13 e também deve estar no seu roteiro. Aproveite para subir os degraus da torre Miguelete.

    Confira opções de hospedagem em Valência!

    Mapa
  • 8

    Alicante

    Alicante é um excelente destino turístico da Espanha

    Alicante
    • História
    • Vida noturna
    • Foto

    Em plena Costa Branca, a cidade de Alicante é eclética e tem atrações para todo tipo de visitante. A cidade conta com cassinos, discotecas e bares. Alicante tem 15 quilômetros de costa marítima fica sob Monte Benacantil, cercada pelos muros do Castillo de Santa Bárbara.

    Histórica, o início da cidade provavelmente remete à época dos fenícios. Já, dos romanos, Alicante ganhou o apelido de Lucentum, que significa, em latim, “Cidade da Luz”. Essa denominação ocorreu por causa do brilho do sol reflito na areia branca de suas praias.

    Para desmembrar a cidade e sua cultura, visite seu centro histórico. Um dos destaques do destino são seus vários aromas. Ao caminhar pela parte antiga de Alicante, o turista vai encontrar aromas diversos e que já fazem parte da cultura local. Entre eles, o cheiro do alho refogado e da paella sendo preparada.

    Confira opções de hospedagem em Alicante

    Mapa
  • 9

    Benidorm

    Benidorm é uma cidade turística à beira-mar

    Benidorm
    • Aventura
    • Foto

    Colada à Alicante, o turista vai encontrar um dos balneários mais belos da Espanha. Por isso, vale muito a pena reserva um dia para visitar a cidade. Em Benidorm, o turista é recepcionado com um mar azulzinho com nuances verdes, em um dos cenários típicos da Costa Blanca.

    Os destaques aqui são as praias próximas à região central. A mais próxima delas, Alfaz de Pi tem vida noturna e muitas opções de bares para o público mais jovem. Outra que tem um espírito mais animado é a Praia de Levante. Agora, se você busca paz e tranquilidade, a praia de Poniente é a ideal para você.

    Vale mencionar que a vibe praiana de Benidorm contrasta muito harmonicamente com os vários arranha-céus ultramodernos que aqui se instalaram. Um exemplo claro disso é o fato da cidade abrigar o mais alto hotel da cidade. De seu terraço, o visitante pode curtir um visual ímpar.

    Além dos passeios que envolvem o mar, vale conhecer o antigo castelo “Balcon del Mediterraneo”. Aqui, você encontrará a vista mais deslumbrante de Benidorm.

    Confira opções de hospedagem em Benidorm!

    Mapa
  • 10

    Santander

    Santander combina atrativos culturais e históricos

    Santander
    • Aventura
    • Foto

    A cidade que dá nome à empresa bancária fica no norte da Espanha. Santander é reconhecida por ter uma localização abençoada, além dos vários atrativos históricos. Aqui, você terá acesso a El Sardinero, um balneário à beira-mar que conta com praias bem conservadas e que super valem a visita.

    Apesar de suas raízes terem mais de dois mil anos, o centro histórico de Santander sofreu para se reerguer após o incêndio de 1941. Logo, não espere um grande número de prédios antigos, como em outros destinos espanhóis.

    Porém seu centro, ao ser reconstruído, ganhou ares de influência racionalista. Estas “novas” construções agora dividem espaço com a Catedral em estilo gótico, por exemplo. E é nessa mistura única que a beleza de Santander se ancora.

    Confira opções de hospedagem em Santander!

    Mapa
Juliana Oliveira | Autor colaborador