Localizado no coração da maior cidade da América do Sul, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos principais palcos do Brasil e oferece uma programação multicultural abrangendo o drama, a música e a dança e atraindo amantes das artes do país e do mundo todo. Além da pluralidade cultural, o próprio prédio tem uma grande importância histórica. Atualmente, conta com 6 corpos artísticos permanentes: o Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Theatro Municipal de São Paulo: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 coisas para fazer em São Paulo na chuva e 10 melhores atividades para curtir a noite paulistana. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Inspiração parisiense

O Theatro Municipal de São Paulo foi inaugurado em 12 de setembro de 1911 no centro da metrópole que se formava. A arquitetura do teatro contém elementos clássicos, barrocos e renascentistas e representa o desejo da alta sociedade paulista da época de elevar a cidade ao mesmo patamar dos grandes centros culturais internacionais. Assinado por Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Domiziano Rossi e Cláudio Rossi, o projeto foi inspirado nas grandes construções europeias, mais especificamente na imponente Ópera Garnier, de Paris, e constitui um exemplo marcante da arquitetura eclética característica da Belle Époque tropical, tão apreciada no país nas primeiras décadas do século XX.

O salão nobre, um dos ambientes mais populares do edifício, foi inspirado na sala de espelhos do palácio de Versailles, na França. Um simples tour pelo teatro é uma viagem no tempo. Além disso, ao longo dos seus mais de 100 anos de existência, o local contou com apresentações de artistas renomados de suas épocas como Enrico Caruso, Bidu Sayão, Francisco Mignone, Ella Fitzgerald e, mais recentemente, Emicida.

O espaço e as atividades

Tombado pelo estado de São Paulo em 1981 e em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde 2012, o Theatro Municipal de São Paulo abriga em seu entorno um espaço cultural de 29 mil m². É um projeto premiado, de inspiração moderna e concebido para receber as mais variadas formas de expressão artística. Entre outras atividades, na Praça das Artes você pode apreciar apresentações de música, dança, teatro e exposições de itens do acervo histórico do próprio teatro, além de arte contemporânea.

Muitas das apresentações costumam ser gratuitas, assim como a visita guiada que percorre os subterrâneos do Theatro Municipal de São Paulo, revelando “esconderijos” que poucos espectadores conhecem. A proposta lúdica deixa as crianças encantadas e também pode ser feita de forma virtual. Vale a pena aproveitar o passeio pela Praça das Artes para admirar sem pressa o contraste arquitetônico formado pela harmoniosa combinação de edifícios antigos e modernos.

Quais são os destaques do Theatro Municipal de São Paulo?

Além do valor histórico do conjunto arquitetônico, o Complexo do Theatro Municipal de São Paulo está cercado de edifícios icônicos e pontos de referência da cidade, como o Viaduto do Chá, o Obelisco do Piques, o Largo do Paissandu e a Praça da República. A região inspirou em Caetano Veloso a epifania que ele canta em “Sampa”: ela é o coração de São Paulo ao quadrado, por ser o coração geográfico e o coração físico, onde a cidade mais pulsa, dia e noite. Com muitos bares tradicionais, como o Bar dos Arcos e o Bar Brahma, você vai querer fazer uma pausa para fazer um lanche ou aproveitar um petisco com um café ou uma bebida refrescante. Vale lembrar que o Theatro Municipal dispõe também de um belo restaurante. 

Além de poder assistir às apresentações disponíveis na programação, as pessoas podem agendar visitas educativas e tours guiados pelo prédio, ou até mesmo comparecer ao saguão, que fica aberto para visitação todas as terças das 10h às 16h. A estação de metrô mais próxima é a Anhangabaú.

Theatro Municipal de São Paulo

Localização: TMSP: Praça Ramos de Azevedo, s/nº Sé - São Paulo, SP; Praça das Artes: Avenida São João, 281, São Paulo, SP

Abre: De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados e domingos das 10h às 17h.

Telefone: TMSP: +55 11 3053-2090; Praça das Artes: +55 11 4571-0401