Quais são os principais erros que as pessoas cometem ao visitar São Paulo? A cidade é famosa por nunca parar, porque oferece atrações para todos os gostos e tem uma vida noturna agitada. Por isso, a capital paulista é uma ótima opção para viajantes que amam a animação das grandes metrópoles. Mas é preciso ter alguns cuidados, como se proteger do calor, não expor itens de valor na rua e nem ignorar o trânsito da cidade.
Quer saber o que não fazer ao visitar São Paulo? Então, continue lendo e confira uma lista com 10 erros comuns que as pessoas cometem quando viajam para a capital.
- 1
Tentar se deslocar a pé
Faz muito calor na cidade
- Casais
- Famílias
Por mais que São Paulo não seja a cidade mais quente do Brasil, tentar se deslocar a pé pelas ruas da metrópole pode ser um risco por conta do calor intenso. Principalmente durante o verão e a primavera, as temperaturas podem ultrapassar os 37°C.
Então, inclua roupas leves e uma garrafa de água nos seus passeios em dias quentes. Ao mesmo tempo, no início da noite, o clima pode esfriar um pouco, então é recomendável levar um casaco com você. Uma ideia para os dias de calor é tomar um delicioso sorvete em uma das muitas sorveterias de São Paulo, como a Davvero Gelatto, no bairro de Moema.
- 2
Tentar se deslocar em um carro alugado
O trânsito é intenso na capital
- Casais
- Famílias
Tentar se deslocar em um carro alugado é um dos erros comuns ao visitar São Paulo. Uma das grandes reclamações de quem vive na cidade é o trânsito intenso. Por isso, é melhor dar preferência para o deslocamento por metrô, ônibus ou transporte particular, como táxi ou Uber.
Assim, você consegue chegar mais rápido nos lugares que deseja sem a frustração de se atrasar para compromissos ou para passeios com hora marcada. Além disso, se você não conhece muito bem as ruas e regiões da cidade, pode acabar se perdendo caso alugue um carro.
- 3
Não prestar atenção a possíveis golpes de táxi
Conte com empresas confiáveis
- Casais
- Famílias
Para quem é de fora de São Paulo, é recomendável redobrar a atenção para não sofrer golpes de táxi. Embora esse seja um meio de transporte seguro, algumas situações desagradáveis podem acontecer. Para evitar ser a próxima vítima desse tipo de golpe, você deve sempre buscar empresas confiáveis de táxi, como a Rádio Táxi Vermelho e Branco.
Mesmo assim, fique de olho no taxímetro e se informe sobre as taxas antes de entrar no veículo. Dessa forma, você tem mais argumentos para se defender em casos de golpe. Se ainda assim você sofrer algum golpe, reporte a situação para a empresa de táxi responsável e peça ajuda para resolver o problema.
- 4
Levar só roupas para a praia
São Paulo é uma metrópole muito elegante
- Casais
- Famílias
Levar só roupas para a praia é um erro ao visitar São Paulo, porque a cidade abriga atrações de todos os tipos. Restaurantes sofisticados, cinemas, bares, museus e shoppings são apenas algumas das opções de lazer para aproveitar a região. São Paulo é uma grande metrópole que concentra diferentes estilos e tem atividades para todos os gostos. Então, você pode montar um roteiro diversificado e separar as suas roupas de acordo com o que pretende fazer.
Além disso, a capital não tem praia. Se você quer curtir o mar, precisa se deslocar para alguma cidade praiana próxima, como Santos ou Ubatuba. Mas, em São Paulo, você também pode se hospedar em algum hotel com piscina e aproveitar o sol.
- 5
Não se preparar para o Carnaval
A cidade tem vários bloquinhos para aproveitar a data
- Casais
Não se preparar para o Carnaval em São Paulo é um erro, porque a cidade tem muitos bloquinhos de rua tradicionais e divertidos nessa época do ano. Um deles é o Sargento Pimenta, que mescla os clássicos dos Beatles aos estilos musicais brasileiros. Já o Bloco Casa Comigo anima as pessoas pelas ruas da Vila Madalena. Outras opções para conferir são os blocos Bangalafumenga, Acadêmicos do Baixo Augusta e Agrada Gregos.
Quer aproveitar o Carnaval em um grande evento? Uma boa pedida é curtir a festa open bar no Jockey Club de São Paulo. Djs e artistas com reconhecimento internacional agitam as pessoas durante vários dias. Então, confira a programação de Carnaval da cidade e se prepare para momentos inesquecíveis.
- 6
Esperar belezas naturais
Você precisa dirigir para fora da cidade
- Casais
- Famílias
São Paulo tem muitos parques e áreas verdes, mas se você esperar belezas naturais, como cachoeiras e paisagens paradisíacas, pode se frustrar. O ideal, nesse caso, é buscar lugares afastados da capital que promovam um contato intenso com a natureza. A Serra da Cantareira, por exemplo, conta com um Parque Estadual com uma extensa área de preservação de Mata Atlântica.
Para fugir da agitação da cidade e tomar um delicioso banho de cachoeira, uma boa pedida é conhecer o Parque Ecológico Perequê, em Cubatão. No local, fica a Cachoeira do Véu da Noiva, que pode ser acessada por trilha.
- 7
Subestimar o poder da cachaça
Vá com calma na hora de provar novos drinques
- Casais
Subestimar o poder da cachaça ao visitar São Paulo é um grande erro. A variedade de bares e drinques é um dos pontos fortes da cidade. Por isso, vá com calma quando for experimentar novos tipos de bebida. Além disso, drinques que misturam cachaça e frutas podem enganar um pouco quem bebe, porque costumam ser doces.
Para provar diferentes tipos de cachaça, uma ótima opção é a Cachaçaria Paulista, em Pinheiros. O bairro, aliás, é cheio de bons bares e restaurantes para experimentar novos sabores e petiscos deliciosos. Mas não esqueça de não exagerar e beber com moderação.
- 8
Exibir itens de valor
Tome cuidado ao se deslocar pela cidade
- Casais
- Famílias
Se você pretende visitar São Paulo, não deve exibir itens de valor, como smartphones, relógios e joias, por causa dos batedores de carteira. Então, evite andar com objetos valiosos em metrôs, trens, ônibus e avenidas. Também não deixe esses itens à mostra quando estiver em táxis ou transportes privados.
Agora, se você vai para algum evento e quer usar algo que custa mais caro, o ideal é guardar o item em um lugar seguro durante o trajeto até o seu destino.
- 9
Ficar fora do centro da cidade
É uma economia ilusória
- Casais
- Famílias
Quem visita São Paulo pode achar que ficar fora do centro da cidade é mais econômico. Mas não é bem assim. Em comparação com outras capitais brasileiras, São Paulo não é barata. Mas os valores da região central não são muito diferentes de alguns outros lugares da cidade. Em comparação com bairros nobres mais afastados, por exemplo, os preços no Centro são até mais em conta.
Além disso, a região central tem a vantagem da facilidade de acesso, com muitas estações de metrô e linhas de ônibus em volta. Assim, ficar em um lugar afastado do centro pode até custar mais caro, se você precisar se deslocar de táxi ou Uber para conhecer os principais pontos turísticos de São Paulo.
- 10
Não pedir um quarto em um andar alto
As ruas de São Paulo podem ser bastante barulhentas
- Casais
- Famílias
Se você pretende se hospedar em São Paulo, não pedir um quarto em um andar alto pode ser um grande erro. Principalmente se você ficar em alguma movimentada avenida da cidade, é provável que o barulho da rua seja bastante incômodo.
Por isso, prefira ficar em um andar mais alto para garantir a tranquilidade da sua estadia na cidade. São Paulo é uma cidade muito agitada, o que é ótimo para curtir a vida noturna e ter sempre um lugar novo para conhecer. Mas para ter uma boa noite de sono e o descanso necessário para aproveitar a viagem, opte por quartos em andares mais altos.