Quebrar a barreira da cultura do ocidente e se deixar levar pelas cores naturais e pelo calor do povo pode ser uma das melhores experiências da sua vida. Com tanta história, devoção, tapetes, casas coloridas e perfumes, a África Setentrional e o Oriente Médio convocam turistas que querem mesclar diferentes experiências no mesmo lugar e devem estar na lista de todos de lugares para conhecer.

Do deserto à neve, dos chás aos contos de tapetes voadores, convidamos você a conhecer 5 lugares mais que especiais em: Jordânia, Dubai, Egito, Marrocos e Turquia.

  • 1

    Jordânia

    Um país com incrível história, berço dos mais antigos povoados

    Jordânia
    • História
    • Foto

    A Jordânia esconde um grandioso tesouro. Localizado a cerca de 3 horas da capital Amã, Petra espera visitantes do mundo inteiro, principalmente, por ser considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo. Repleta de túmulos, cisternas, teatros e templos, a viagem parece levar as pessoas de volta no tempo. Primeiro, porque é preciso atravessar uma brecha que tem mais ou menos 1 km de distância rodeado por paredes enormes de 80 metros de altura.

    Ao finalizar a caminhada, o visitante se depara com “o tesouro Al-Khazneh”, uma imponente construção feita para ser o túmulo do rei Nabeteu. Para desfrutar bem do passeio e para conhecer os locais, é recomendado passar mais de um dia no local, que foi cenário do filme “Indiana Jones e a última cruzada”.

    O aeroporto mais próximo é o de Amã, o Aeroporto Internacional Queen Alia. Para chegar na cidade, é preciso pegar os meios de transporte disponíveis no local, como o táxi, e seguir para a cidade Wadi Musa. Pela proibição de veículos, a cidade só pode ser acessada a pé, a cavalo ou por charrete.

    A temperatura anual da cidade gira em torno de 16° C e há bastante umidade no local. Vale consultar os índices de chuva no período escolhido.

    Confira opções de hospedagem em Jordânia!

    Mapa
  • 2

    Dubai

    Arquitetura moderna, luxo e muitas atrações

    Dubai
    • Luxo
    • Foto

    Dubai driblou as areias desérticas e construiu um local suntuoso. A alta lucratividade do petróleo levou a cidade a se transformar em um enorme centro de compras, muitas delas direcionadas para o mercado de luxo. E se ela faz o maior prédio do mundo, fez também uma ilha artificial de tirar o fôlego: o Palm Jumeirah. A obra é tão ambiciosa e grandiosa, que é possível vê-la do espaço.

    Para visitar o local, uma vez que Dubai tem excelentes meios de transporte, pegue o metrô até a estação Damac Properties. Ao chegar, embarque no trem (tram) em direção a Al Sufouh, até a estação Palm Jumeirah. O acesso para o monorail fica na estação e você pode ver, através dele, as famosas folhas da palmeira com suas casas que dão a forma da ilha.

    Para os amantes de esportes radicais e melhor preparados fisicamente, a cidade oferece algumas experiências inesquecíveis, como o salto de paraquedas ou o voo com wingsuit, aquele traje que parece uma fantasia de morcego.

    Se você tiver de passagem ou poucos dias em Dubai, a melhor alternativa é o popular ônibus do tipo hop-on hop-off, que possibilita conhecer o máximo possível da cidade.

    O clima da cidade é desértico, ou seja, com pouca chuva. A média das temperaturas anuais é de 15.6°C, e agosto é o mês mais quente com média de 34.2°C.

    Veja opções de hospedagem em Dubai!

    Mapa
  • 3

    Egito

    O Egito Antigo foi uma das mais importantes civilizações da Antiguidade

    Egito
    • História
    • Foto

    Tão famosas como as pirâmides e o Vale dos Reis, as iguarias do Egito, como as azeitonas, tâmaras e frutas cítricas, atraem visitantes de todos os lugares do mundo.

    O berço da civilização moderna abrigou figuras inesquecíveis como Cleópatra e seus banhos de leite para preservar a pele do sol após as navegações no rio Nilo. E é justamente sobre ele que vamos falar. Fazer um cruzeiro pelo rio é conhecer locais históricos e emblemáticos através das águas, pois são feitas paradas especiais como: o templo de Philae e a aldeia de Nubia, acessível por camelos.

    Cairo, à primeira vista, pode parecer que é uma cidade caótica, mas não se engane, é uma metrópole com mais de 8 milhões de habitantes, a maior cidade do Egito e do mundo árabe. Por isso, há muito o que descobrir. Comece pelo Museu do Cairo, um dos mais famosos do mundo, com 120.000 antiguidades, encontradas durante as escavações arqueológicas, que ocorrem diariamente. Nem é preciso dizer que a visita às pirâmides é um passeio obrigatório, se não, o que você foi fazer no Egito?

    A culinária vale o destaque também. No Cairo você poderá experimentar os pratos típicos, como o Koshary, o prato mais típico e barato do país, composto por de arroz com lentilhas, macarrão, grão de bico e molho de tomate.

    O Egito tem duas estações: inverno e verão, onde os dias costumam ser mornos ou quentes e as noites frias. Há períodos do ano que a temperatura sai de 43°C para 7°C. Então, prepare-se.

    As saídas do cruzeiro acontecem na capital do país, Cairo. De lá é possível escolher dos mais simples aos mais luxuosos tipos de passeios.

    Confira opções de hospedagem em Cairo!

    Mapa
  • 4

    Marrocos

    Um dos destinos africanos mais visitados por turistas

    Marrocos
    • História
    • Foto

    Para quem quer conhecer a África Setentrional, a recomendação é passear pela capital do Marrocos, Rabat. A cidade divide-se em moderna, onde estão os centros comerciais e a parte tradicional, onde é possível comprar as clássicas pernas de porco em bancas de madeira. O centro histórico da capital, como não poderia deixar de ser, é classificado como Patrimônio da Humanidade. Pudera, são muitos anos acumulados de grandes eventos. Vale lembrar que a cidade é repleta de cores, aromas e experiências marcantes.

    Os passeios pela cidade são facilitados por duas linhas de ônibus elétrico, com uma extensão total de 22 km,e novas infraestruturas urbanas, como a nova Ponte Rabat-Salé e um túnel.

    Ao cair a tarde, um passeio a beira-mar, em uma faixa costeira de 11 km, repleta de restaurantes e bares, onde poderá desfrutar da brisa e uma relaxante vista.

    Um passeio imperdível é a visita às Ruínas de Chellah, que é uma cidade romana abandonada e envolvida por muralhas. Durante o passeio é possível apreciar as tangerinas que se espalham, bem maduras e doces, pelo caminho.

    O acesso à cidade se dá através do Aeroporto de Rabat-Salé e a temperatura média anual fica em torno de 17°C.

    Mapa
  • 5

    Capadócia

    Capadócia é conhecida pelos passeios de balão

    Capadócia
    • Foto

    Com uma geografia variada e temperaturas que acompanham as diferenças de altitude, a Turquia é estada certa para quem precisa quebrar as barreiras. Capadócia, região que resulta da soma das cidades de Nevsehir, Aksaray, Nigde, Kayseri, Kirsehir, Uchisar, Goreme, Avanos, Urgup, Derinkuyu, Kaymakli e Ihlara, tem a planície formada pela consolidação de cinzas vulcânicas e por conta disso, apresenta os chamados “cones pontiagudos”.

    O local é bastante conhecido pelos passeios de balão, que apresentam paisagem deslumbrante. Sobre a temperatura é importante dizer que o inverno é bastante gelado, e que o voo pode ser um pouco desagradável, mas nas demais épocas do ano, basta apreciar a vista.

    Mas, a Capadócia não é só passeios de balão, para quem aprecia o lado cultural e histórico da viagem, esse destino tem muito a oferecer. Na região são encontradas muitas cavernas, igrejas de diversos períodos históricos, castelos e cidade subterrânea, que é o caso de Derinkuyu, que fica a 85 metros de profundidade e serviu de esconderijo e proteção para os primeiros cristãos.

    Os aeroportos que dão acesso à Capadócia são: Aeroporto de Nevsehir Kapadokya, com maior capacidade de receber turistas e Kayseri Erkilet, um pouco menor e por isso com quantidade limitada de voos. Os traslados para hotéis são mais em conta do que os táxis da região e fique atento: por conta da enorme distância entre Istambul e Capadócia, é recomendado fazer a viagem de avião.

    Confira opções de hospedagem na Capadócia!

    Mapa
Carol Alves | Viajante compulsivo