Muitas vilas e cidades no Catar ficaram quase intocadas por décadas, enquanto a capital do país se desenvolveu com rapidez. Algumas estiveram abandonadas no último século, e as ruínas de casas, mesquitas e fortes narram a história de uma nação com uma história rica.
Se você está planejando uma viagem ao Catar e quer fugir da agitação de Doha, recomendamos visitar essas vilas e cidades charmosas. Alguns destes destinos têm marcos históricos impressionantes que você não encontra em outros lugares, então prepare-se para tirar fotos incríveis durante a sua visita.
Quais as melhores vilas para visitar nas cidades do Catar?
- 1
Al Khor
Ilhas e praias urbanas perfeitas para relaxar
- Famílias
- Grupos
- Foto
Al Khor já foi um famoso centro da indústria de pérolas no Catar. No seu horizonte se destacam três torres de vigia, sendo que algumas foram restauradas para ter a aparência original. A praia de Al Thakhira, onde você pode relaxar embaixo do sol e em meio à brisa suave, é muito procurada. Pesca e caiaque são algumas das atividades mais populares. Se você gosta de privacidade, vai preferir a praia de Farkeh ou a ilha Al Khor, onde a praia da Purple Island é a principal atração.
Para as melhores vistas da vegetação e espécies de pássaros, indicamos um passeio de caiaque pelos manguezais de Al Thakira e Jazirat Bin Ghannam, uma ilha frequentada por aves migratórias, como flamingos e garças, no inverno.
Mapafoto de Vincent van Zeijst (CC BY-SA 3.0) modificada
- 2
Al Wakrah
Uma cidade em rápido crescimento no Catar
- História
- Foto
Al Wakrah é bem o que você imagina quando pensa em uma cidade árabe típica. Apesar da proximidade com Doha, é um excelente lugar para fugir da sombra dos imponentes arranha-céus da capital. No píer, você encontra a Al Wakrah Heritage Village, onde pode ter uma noção de como era a vida medieval no Catar.
Caminhando pelo labirinto de vielas e pátios do Souq Al Wakrah, você pode ver de perto a tradição de pesca e o cultivo de pérolas que transformou a pequena vila em uma grande cidade portuária. Não deixe de visitar a mesquita restaurada do século 17 e o Forte Al Wakrah. Na praia, você pode ir até a casa do Sheikh Ghanim Bin Abdulrahman Al-Thani, uma estrutura de importância histórica.
Mapa - 3
Mesaieed
Pratique parapente e passeie nas dunas do deserto
- Aventura
- Casais
Mesaieed é uma pequena cidade industrial entre Doha e Al Wakrah, mas as opções de aventuras nas dunas estão tornando esse destino cada vez mais popular para passeios de 1 dia no Catar. No lugar, você pode voar de parapente ou saltar sobre as dunas em um veículo 4x4 enquanto o sol se põe sobre o deserto. Se quiser relaxar depois de um dia de aventura, considere um jantar tradicional à luz de velas antes de retornar a Doha.
Devido ao pequeno tamanho e à natureza industrial de Mesaieed, não há muitas acomodações na região. Mesmo assim, a capital do Catar fica a só 40 minutos, e muitas operadoras de turismo têm passeios de um dia com ida e volta do seu hotel. Recomendamos reservar um safári no deserto de 8 horas com, pelo menos, 48 horas de antecedência.
Mapa - 4
Al Zubarah
Patrimônio Mundial da UNESCO
- História
- Foto
Al Zubarah, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013, é uma das cidades muradas mais impressionantes do Catar. Embora tenha se transformado em centro comercial durante os séculos 18 e 19, foi abandonada no início do século 19 após a redução do comércio de pérolas. Por sorte, a areia vinda do deserto preservou os restos de edifícios históricos, como palácios, casas com pátio, cabanas de pescadores e mesquitas.
Ao visitar Al Zubarah, confira o forte perto de Qal'at Murair, onde você pode admirar a arquitetura islâmica e aprender sobre a proteção e gestão do suprimento de água do deserto no passado.
Abre: De sábado a quinta-feira, das 9h às 17h. Sextas-feiras das 12h30 às 17h.
Mapa - 5
Al Rayyan
O encontro do novo e do antigo no Catar
- História
- Compras
Al Rayyan tem um centro histórico com fortificações e mesquitas intactas que datam dos séculos 18 e 19. A segunda cidade mais populosa do Catar tem um excelente circuito de compras. Você encontra produtos de grife no Wathnan Mall e no Mall of Qatar.
Shows e conferências internacionais costumam acontecer no Qatar National Convention Center, que faz parte da Qatar Foundation. Nesse complexo de mil hectares estão o Sidra Hospital e o Qatar Science & Technology Park. Visite o Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna para conferir exposições de arte contemporânea em Al Rayyan. Al Shaqab, também fundado pela Qatar Foundation, é um centro equestre onde você pode aprender sobre o treinamento de cavalos árabes por meio de visitas guiadas.
Mapa - 6
Al Ruwais
As esculturas misteriosas de Al Jassasiya
- História
- Foto
Al Ruwais já foi um dos centros pesqueiros mais importantes do Catar, o que fica evidente nas históricas cabanas de pescadores que transportam os visitantes em uma viagem no tempo. Acredita-se que a sua mesquita homônima, do século 17, seja a mais antiga do país. Além das suas estruturas históricas e de um grande porto, a maioria dos viajantes visita Al Ruwais para ver as esculturas de Al Jassasiya nas proximidades.
As esculturas de Al Jassasiya ficam a cerca de 20 minutos de Al Ruwais. Quase 900 esculturas em calcário retratam imagens de xícaras em fileiras, navios, rosetas e pegadas. Embora existam dezenas de esculturas espalhadas por todo o Catar, as esculturas de Al Jassasiya são, sem dúvida, as mais impressionantes, algumas datando de 1500 a.C.
Mapa - 7
Khawr al Udayd
Faça uma aventura off-road até o "Mar Interior" do Catar
- 8
Al Shamal (Madinat ash Shamal)
Estruturas históricas e fortes em assentamentos abandonados
- 9
Umm Salal Muhammad
As melhores reservas naturais do Catar
- Famílias
- História
- Foto
Localizada a pouco mais de 10 km ao norte de Doha, Umm Salal Muhammed é uma cidade fortificada cheia de estruturas históricas e com 3 áreas ambientais protegidas. No total, as reservas de Sunai, Wadi Sultan e Umm Al Amad abrangem quase 10 km², com uma rica biodiversidade e paisagens desérticas extensas. Amantes da natureza vão adorar saber que essa área será ocupada pela maior floresta artificial do mundo, conforme se estima.
Se você se interessa mais por história do que por natureza, não deixe de visitar pontos de referência como as torres de vigia Barzan, do século 19, ou a Fortaleza de Umm Salal. Em Umm Salal Ali, você encontra túmulos pré-históricos que têm uma idade estimada de mais de 5.000 anos.
Mapa - 10
Al Jumail
Ruínas de casas tradicionais, mesquitas e fortes
- História
- Foto
Al Jumail é uma vila abandonada entre Al Arish e Al Ruwais, no município de Al Shamal, no Catar. Antes do boom econômico, o país dependia principalmente da pesca e da extração de pérolas. Quando essas atividades ficaram obsoletas, cidades litorâneas como Al Jumail foram abandonadas, deixando um tesouro de estruturas históricas para turistas visitarem.
Em grande parte, só as paredes e os traços das portas das casas da cidade permanecem, mas o terreno é cheio de fragmentos de cerâmica, contas e utensílios domésticos. Além dos fortes, a estrutura mais impressionante em Al Jumail é o minarete da mesquita, ainda de pé. Quando se cansar de explorar as ruínas da cidade, vá até a praia de areia branca para curtir momentos de relaxamento com mais privacidade.
Mapa - 11
Forte Al Rakayat
Um forte no deserto do século 19
- Econômico
- História
- Foto
Ao lado de um rancho de camelos no deserto da parte noroeste do Catar está a estrutura de pedra do Forte Al Rakayat. A cerca de 9 km de Al Ruwais, no município de Madinat Ash Shamal, o forte foi construído no século 19 para proteger as fontes de água locais. Al Rakayat é um dos poucos fortes no deserto que foram restaurados durante a década de 1980. Ele é construído com blocos de coral e argila, com um pátio central espaçoso cercado por 3 torres retangulares e uma única torre cilíndrica, um design comum desse tipo de construção.
Cercado pelas ruínas de uma vila abandonada, o Forte Al Rakayat é de livre acesso ao público. No entanto, você precisa de um veículo 4x4 para chegar na área.
Localização: Madinat ash Shamal, Catar
Abre: Sábados, segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h. Sextas-feiras das 12h30 às 17h. Fechado aos domingos, terças e quintas-feiras.
Mapa - 12
Forte Al Thaqab
As ruínas assustadoras de uma cidade-fantasma
- 13
Sítio arqueológico de Ruwayda
O lar de um dos maiores fortes do Catar
- Econômico
- História
Apesar da sua herança antiga, o sítio arqueológico de Ruwayda só foi escavado entre 2009 e 2014. Identificado pela primeira vez na década de 1970, pouco se sabia sobre o assentamento, que já foi dominado por uma grande fortaleza. O local agora compreende um dos maiores sítios arqueológicos do norte do Catar, abrangendo mais de 2,4 km de litoral.
Uma visita ao sítio arqueológico de Ruwayda revela não só a grande fortaleza em ruínas, mas também uma residência palaciana, uma mesquita, armazéns e poços, além de um túmulo murado e uma oficina de reparo de navios. O local foi abandonado no século 18, e os artefatos encontrados ali indicam que era um centro comercial com destino a leste, com cerâmicas e porcelanas da China, Japão e Europa desenterradas.
Localização: Ruwayda, Madinat ash Shamal, Catar
Abre: De sábado a quinta-feira, das 9h às 17h. Sextas-feiras das 12h30 às 17h.
Mapa