Do norte ao sul do Brasil, o que não falta são cidades radicais para surfar. Em busca da onda perfeita, você pode se aventurar em paraísos quase perdidos, como o arquipélago de Fernando de Noronha ou a Praia do Amor, ou descobrir que o mar está à sua espera também em grandes cidades, como nas carioquíssimas praias da Barra da Tijuca e Arpoador ou na ilha de Florianópolis.

Encarne Patrick Swayze em “Caçadores de Emoção” e se surpreenda com a qualidade do surfe na Plataforma de Atlântida, no Rio Grande do Sul, e nas praias de cartão-postal de Itacaré. E leve a sua prancha para viver uma experiência única na água doce ao surfar a pororoca no Pará.

  • 1

    Fernando de Noronha, Pernambuco

    Ondas tubulares em um verdadeiro paraíso

    Fernando de Noronha, Pernambuco
    • Aventura
    • Casais
    • Foto

    Fernando de Noronha espera por você com as melhores ondas de dezembro a março, quando os swells vêm das tempestades de inverno no Atlântico Norte. Como apenas 675 pessoas podem visitar o arquipélago por dia, é essencial cuidar da papelada com antecedência, mas o visual de paraíso perdido compensa.

    Há vários picos perfeitos, mas o mais famoso é a Praia do Cacimba do Padre, onde as ondas chegam a 3 metros de altura e você pode curtir o mar com a benção do Morro Dois Irmãos, um dos cartões-postais do arquipélago. Também vale conferir as praias da Quixaba e do Boldró, com ondas rápidas e tubulares, e a Laje do Bode, com ondas de 1 a 2,5 metros de altura.

    Localização: Pernambuco - Brasil

    Mapa
  • 2

    Florianópolis, Santa Catarina

    Picos imperdíveis pela ilha inteira

    Florianópolis, Santa Catarina
    • Casais
    • Foto

    Florianópolis é um destino consagrado por surfistas, e a primeira parada em águas manezinhas é sempre a Praia da Joaquina. As águas cristalinas rodeadas por rochas, dunas e mata são o palco de vários campeonatos do esporte. Já a Praia Mole também tem ondas tubulares e que podem chegar a 3 metros de altura, ainda mais nos dias de ressaca.

    Apesar do nome, a Praia Brava é um pouco mais tranquila e perfeita para quem ainda está aprendendo. O lugar também recebe menos visitantes, então a chance de passar vergonha ao tomar um caldo é menor. Deixe a Praia do Campeche para quem já é profissional. Entrar e sair das ondas pode ser mais difícil, e a correnteza também é forte.

    Localização: Florianópolis - SC, Brasil

    Mapa
  • 3

    Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

    Ondas e correnteza fortes em praia badalada

    Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
    • Casais
    • Foto

    Um dos points tradicionais do surfe no Rio, a Barra da Tijuca não oferece apenas um lugar específico para surfar, já que todos os 14,4 quilômetros da praia têm boas ondas. Assim, a dica é percorrer a orla de carro até encontrar o lugar perfeito. O Postinho é o pico mais famoso e é ótimo para pegar tubos e fazer manobras, com ondas fortes e cavadas que vão de 0,5 a 2,5 metros de altura.

    Mais ou menos no meio da praia, fica a vala do Barramares, e, com sorte, você vai pegar tubos de calibre internacional. Mas quem avisa amigo é. Corra para a academia antes e se prepare para encarar a correnteza forte e os quebra-cocos.

    Leia mais

    Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

    Mapa
  • 4

    Plataforma de Atlântida, Rio Grande do Sul

    Altas ondas em ponto turístico

    Plataforma de Atlântida, Rio Grande do Sul
    • Casais
    • Famílias
    • Foto

    Não é à toa que a Plataforma de Atlântida fica na cidade de Xangri-lá. Você vai precisar de toda a força da juventude para encarar as ondas nesse point histórico do surfe no Brasil. Mantenha uma distância segura da plataforma, que avança 280 metros sobre o mar, e aproveite as ondas longas de esquerda em dia de corrente vinda do nordeste. Vale a pena esperar também pelo swell do sul.

    Com sorte, você pode pegar um mar mais maneiro com ondas de 1 a 1,2 metro e até tubos. Para quem prefere só assistir, a Plataforma oferece uma atmosfera bem família e conta até com um restaurante para você almoçar como se estivesse no meio do mar.

    Localização: Xangri-lá - RS, 95588-000, Brasil

    Mapa
  • 5

    Arpoador, Rio de Janeiro

    O pico perfeito em um lugar histórico

    Arpoador, Rio de Janeiro
    • Casais
    • Foto

    O canto do Arpoador é conhecido como o berço do surfe no Rio. Nos anos 1950, o pessoal começou a descer as primeiras ondas a bordo de tábuas improvisadas. O point é histórico, mas também acolhe de braços abertos quem é iniciante, com ondas ideais em dias de mar calmo.

    Quem é mais experiente vai ver que, com uma ondulação grande vinda do sudeste, a onda até ameaça quebrar na Terceira Laje, mas corre perfeita e lisa até a praia. Não perca essa sensação incrível de surfar a mesma onda do começo ao fim. Como o lugar é bem tradicional, convém respeitar a hierarquia e deixar a Terceira Laje e o Pontão para as pratas da casa.

    Localização: Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

    Mapa
  • 6

    Praia de Pipa, Rio Grande do Norte

    O mar aqui não está para romance

    Praia de Pipa, Rio Grande do Norte
    • Casais
    • Foto

    A Praia de Pipa foi descoberta por amantes do surfe na década de 1970, e, desde então, é um dos principais points do esporte no Nordeste. Aqui, as ondas chegam a 2 metros e cada trecho tem um estilo. Na Lajinha, elas são fortes, curtas e tubulares e mais fáceis de pegar no lado direito. Já, em Cacimbinhas, você pode se divertir nas duas direções.

    Bem pertinho do centro, a Praia do Amor é o grande pico de Pipa. Com a orla em formato de coração, o lugar faz a alegria de quem ama o esporte, com ondas fortes e rápidas. Nos dias de pouco vento, também é possível encarar vários tubos.

    Leia mais

    Localização: Tibau do Sul - RN, 59178-000, Brasil

    Mapa
  • 7

    Itacaré, Bahia

    Várias opções para evitar o crowd

    Itacaré, Bahia
    • Casais
    • Foto

    O verão na Bahia é um sonho, mas você encontra as melhores ondas de Itacaré no inverno, quando chegam a 3 metros de altura. Quem acha que tamanho não é documento pode curtir ondas de até 2 metros o resto do ano. Um dos picos mais famosos é o Havaizinho, que não leva esse nome à toa. Formado por 3 praias pequenas, o lugar é cercado por coqueiros e recife e tem ondas fortes.

    Na Praia da Tiririca, bem perto do centro, você encontra ondas de 3 metros e ainda pode conferir campeonatos de surfe. Para quem quer ir mais longe, a grande pedida é a Praia de Jeribucaçu, que promete altas ondas em uma paisagem de beleza rara.

    Localização: Itacaré - BA, Brasil

    Mapa
  • 8

    Geribá, Rio de Janeiro

    Para todos os níveis de emoção

    Geribá, Rio de Janeiro
    • Casais
    • Foto

    O pico mais famoso de Búzios, a Praia de Geribá tem ondas de até 1,5 metro de altura, o que torna o surfe bem mais divertido. Deixe a criançada brincando no lado esquerdo da praia, onde o mar é mais tranquilo, e se aventure na direção oposta. As ondas começam a ficar mais fortes já no meio, e o canto direito é mais indicado apenas para quem já tem mais experiência, com ondas que se sustentam por um bom tempo.

    Ao planejar a sua viagem, não esqueça que as melhores épocas para surfar são o outono e a primavera. E, para quem esqueceu a prancha ou não quis trazer na bagagem, também é possível alugar uma por aqui.

    Localização: Rio de Janeiro, Brasil

    Mapa
  • 9

    Praia do Itamambuca, São Paulo

    Um dos maiores points do surfe mundial

    Praia do Itamambuca, São Paulo
    • Casais
    • Famílias
    • Foto

    Uma das praias mais conhecidas do Litoral Norte de São Paulo, Itamambuca está entre os melhores 100 picos do mundo para surfar. E pode entrar na água sem medo. O mar aqui acolhe tanto quem é profissional quanto quem está estreando a prancha só agora. Em geral, você vai encontrar aquela marolinha com ondas pequenas, mas, de acordo com o nível do mar, podem rolar até tubos.

    Aproveite as ondulações do sul e capriche nas manobras nas ondas longas vindas do lado direito. Quem prefere assistir vai adorar o clima de tranquilidade e o visual emoldurado pela Mata Atlântica. E leve a nova geração de surfistas com você sem preocupações, já que a criançada vai adorar brincar no Rio Itamambuca.

    Localização: Ubatuba - SP, 11680-000, Brasil

    Mapa
  • 10

    Pororoca, Pará

    Parafina na água doce

    Pororoca, Pará
    • Aventura
    • Casais
    • Foto

    Quem acha que só dá para surfar no mar precisa encarar uma aventura na água doce da pororoca, no Pará. Esse fenômeno acontece quando a correnteza do Rio Capim, em São Domingos do Capim, se encontra com a corrente do Atlântico. A maré avança sobre o rio, formando uma bateria de ondas poderosas.

    Nesse tsunami fluvial, as ondas podem chegar a 4 metros de altura e são bem longas. Diz a lenda que é possível surfar a mesma onda por até 1 hora, enquanto a gente curte a paisagem da mata. No entanto, é bom respeitar a força das águas, já que a pororoca é forte a ponto de virar barcos.

    Localização: São Domingos do Capim - PA, 68635-000, Brasil

    Mapa