Sinônimo de sofisticação no Rio, a Barra da Tijuca se estende por 18 km pela Zona Oeste e é a maior praia do estado do Rio de Janeiro. A região foi uma das últimas a receber construções na cidade e ainda conta com áreas de proteção ambiental. Por isso, não se assuste se a partir da Avenida Ayrton Senna, o calçadão, um dos símbolos cariocas, desaparecer.
A Barra fica a 40 km do centro da cidade e vale a pena se hospedar no bairro para aproveitar todas as opções de lazer. Para quem gosta de agito, a sugestão é passar o dia em uma praia badalada jogando futevôlei com os VIPs que moram no bairro ou tomar um água de coco na legendária Barraca do Pepê. Mas a Barra também é para quem curte a natureza ou quer dar um tempo do calor aproveitando o ar-condicionado de um shopping elegante.
Barra da Tijuca no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 melhores praias do Rio de Janeiro e Os 10 bairros mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
Quais são os destaques da Barra da Tijuca?
As mais de dez praias na região têm areia branca e fina, e muitas são palco de campeonatos de surfe, como a Praia do Recreio, a Prainha e a Praia do Pepê. Essa última é o endereço da legendária barraca de mesmo nome, fundada por Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes. Pepê era a cara do verão saudável carioca e, além de surfar, também praticava esportes radicais. Se você curte outros esportes, as praias da Barra também são ótimas para a prática de bodyboard, stand up paddle, slackline, futevôlei e futebol de areia ou da boa e velha caminhada. A Barra também tem um espaço para nudistas na Praia do Abricó, com águas calmas e bem limpas. Tanto homens quanto mulheres podem entrar no local.
Quem curte sol e mar, mas não quer deixar a aventura de lado, vai adorar refúgios como a Praia da Joatinga, a Praia de Grumari e a Praia da Reserva. Com 8 km de extensão, ela fica ao longo da Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental para a preservação da vegetação de restinga e de manguezal. Na Lagoa de Marapendi você pode praticar canoagem, remo e vela. Se tiver sorte, também vai ver animais protegidos na área, como caranguejos, lagartos e até o jacaré-de-papo-amarelo.
foto de Mark Pegrum (CC BY-SA 2.0) modificada
Comprinhas de luxo
Para os dias chuvosos ou para quem quer fazer compras com estilo, a pedida é o Village Mall, que tem lojas de grifes internacionais, como Burberry, Dolce & Gabana, Carolina Herrera e Empório Armani, entre outras. Enquanto você namora as vitrines, as crianças podem ser divertir no Village Fun Lounge, um espaço para diversão infantil com piscina de bolinhas, estação de games, cinema e oficinas de arte. Tudo isso supervisionado por monitores. Outras opções para compras são o Shopping Downtown e o Barra Shopping.
Arte e tranquilidade
Para quem quer fugir do movimento da Barra, a Ilha da Gigóia é o destino ideal para tomar um drinque refrescante enquanto observa o vaivém dos barcos ou o pôr do sol. Os carros não podem circular nessa ilha de clima bucólico, que tem apenas 3 mil habitantes. Assim, é preciso pegar uma balsa na Av. Armando Lombardi, entre os números 350 e 400, para chegar ao local. A travessia dura 10 minutos e você vai adorar caminhar pelas ruelas de terra batida para conferir restaurantes e bares charmosos, alguns com shows de artistas independentes. O Bar do Cícero é famoso pelos frutos do mar a um preço camarada no almoço. Para curtir o final da tarde, a pedida é o Bar do Caiçara, que também tem apresentações de teatro. Para continuar nesse clima tranquilo, também é possível se hospedar na ilha.
Barra da Tijuca no Rio de Janeiro
Localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.