Para fugir da correria do dia a dia, nada como dar uma escapada de alguns dias para curtir e aproveitar a natureza. Uma excelente sugestão para essa escapada é a Praia do Rosa, que fica em Santa Catarina e está a 90 km de distância da capital Florianópolis.

O destino é um exemplo de lugar super bem preservado no Brasil, com um clima perfeito para quem deseja descansar. Esqueça o trânsito, o estresse e as tarefas corriqueiras. Veja algumas dicas do que fazer na praia do Rosa, considerada uma das melhores praias do Brasil.

  • 1

    Trilhas de caminhada

    Aventure-se por caminhos repletos de surpresas

    Trilhas de caminhada
    • Aventura

    Além da belíssima costa, a praia do Rosa tem outros tesouros escondidos. Diz a lenda que vários deles estão escondidos na trilha de passagem de D. João VI. O passeio, que percorre o Caminho do Rei, permite conhecer lugares preservados e observar belezas naturais e várias espécies de plantas. Com 6 km de extensão, a trilha leva até a Praia do Luz, com destaque para a vista para a Lagoa de Ibiraquera.

    Na volta, você pode seguir pela trilha do Mudo, que vai da Praia do Luz ao Portinho do Rosa e tem várias barracas bem rústicas dedicadas à pesca. Outra opção é a trilha da Praia Vermelha, que vai do canto norte da Praia do Rosa à Praia Vermelha.

  • 2

    Trilhas de bicicleta

    Pedale por paisagens deslumbrantes

    Trilhas de bicicleta
    • Aventura

    Pensando nas trilhas da região, vale muito a pena pedalar. Essa é uma atividade bastante cultuada por aqui, com a oferta de trilhas com diferentes trajetos e em vários níveis de dificuldade. Independentemente de qual aventura você está com vontade de encarar de bicicleta, com certeza vai se deparar com paisagens belíssimas pelo caminho.

    Vale lembrar que, no final de outubro, a Praia do Rosa recebe o campeonato de Bike Marathon, que já faz parte do calendário oficial de eventos do destino.

  • 3

    Trilhas a cavalo

    Cavalgue por caminhos lindíssimos

    Trilhas a cavalo
    • Aventura

    Muitos visitantes procuram as trilhas que podem ser percorridas a cavalo. Os passeios têm a opção de serem mais curtos e com menor esforço, mais ou menos como uma espécie de tour pela região, que é repleta de paisagens belíssimas, ou eles podem ser em um nível mais difícil e com duração mais longa.

    Essa última opção permite aos mais dispostos desvendar os caminhos das encostas dos morros das localidades de Encantada e da Ressacada, em uma cavalgada também em cenários muito lindos.

  • 4

    Paraquedismo

    Veja as paisagens de um ângulo diferente

    Paraquedismo
    • Aventura
    • Viagens alternativas

    Quem curte esportes radicais tem um motivo mais do que especial para conhecer a praia do Rosa: aqui você pode praticar paraquedismo, uma das atividades mais eletrizantes e indescritíveis para quem tem alma aventureira. A vista do Rosa de cima é surreal e, graças a essa atividade, você vai poder admirar as belezas naturais de um ângulo diferente.

    Nesse esporte radical, você vai saltar de um pequeno avião em queda livre, alcançando velocidades entre 200 e 350 km/h, até que o paraquedas se abre e você realiza o pouso.

  • 5

    Surf

    Aproveite para pegar ondas em condições ideais

    Surf
    • Aventura

    O surf é o esporte mais conhecido e difundido no destino. Não à toa, a praia foi revelada ao mundo pelos próprios surfistas, nos anos 70, e caiu no gosto popular desde então.

    Por ter boas condições climáticas, como ventos adequados e boas ondas, a praia do Rosa é muito boa para quem quer surfar. Interessados em começar a praticar o esporte podem se inscrever em uma das escolas de surf. 

    Outro destaque daqui são as lojas e barzinhos voltados para o estilo de vida surfista.

  • 6

    Windsurf e kitesurf

    Aproveite o mar e o vento ideais

    Windsurf e kitesurf
    • Aventura

    Os amantes de esportes em alto mar podem praticar o windsurf e o kitesurf. A 3 km da praia do Rosa, a Barra da Lagoa de Ibiraquera é o lugar ideal para a prática de kitesurf wave e windsurf wave. Com escolas, oficinas de reparos e toda a estrutura necessária, a região é perfeita tanto para quem já pratica, quanto para quem quer começar nesses esportes.

    A lagoa de Ibiraquera tem ventos regulares e conta com pouca profundidade. Ou seja, é ótima e bem segura para os dois esportes.

  • 7

    Observação de baleias

    Veja um espetáculo da natureza

    Observação de baleias
    • Aventura
    • Foto

    Embora a praia do Rosa viva os seus dias de glória no verão, o inverno também reserva boas surpresas para os turistas. Amantes da natureza e do mar vão curtir muito a região nos meses mais frios do ano. O período de inverno é ótimo para realizar um dos passeios mais incríveis da região: a observação da baleia-franca.

    Nessa época, a espécie se afasta da Antártica e costuma se aproximar da costa catarinense. A visita acontece entre os meses de julho e outubro. É possível ver as baleias-francas estando na beira da praia, sobre as dunas ou em cima dos morros. A cada ano, cerca de 60 desses animais são vistos no litoral de Imbituba.

  • 8

    Passeios de barco

    Conheça as praias da vizinhança

    Passeios de barco
    • Aventura
    • Casais
    • Foto

    Os passeios de barcos podem ser feitos para as praias e ilhas que ficam próximas da Praia do Rosa. Os destaques são a ilha da Batuta, o ilhote do Siriú e a ilha do Papagaio.

    Quem tiver interesse em desbravar as belezas que ficam além da Praia do Rosa, deve procurar o Portinho, que fica ao lado do Rosa Sul. Os botes partem de lá de manhã, por volta das 8h30, quando o mar está em boas condições para o passeio.

  • 9

    Pesca

    Peque na praia e na lagoa

    Pesca
    • Aventura

    Por falar em pesca, a Praia do Silveira tem o ambiente bem propício para isso. Aqui, a preservação ambiental é levada à sério. A praia é superpreservada pelos moradores, que a protegem dos impactos da urbanização desenfreada.

    Na Praia de Siriú, que tem vegetação exuberante, além de pescar na lagoa, o visitante tem um convite para nadar nas águas doces do Rio Siriú, curtir as dunas de até 5 km e aproveitar uma cachoeira com água geladíssima.