Viajar durante os feriados é uma oportunidade perfeita para quem deseja conhecer destinos turísticos, ter uma folga no meio da correria e renovar as energias. Existem várias opções de lugares incríveis para visitar.
O feriado de 7 de setembro é ideal para arrumar as malas e cair na estrada, e planejar uma viagem nesse meio tempo pode ser uma ótima escolha, seja apenas você, com os amigos ou com a família. Veja aqui algumas sugestões para organizar e curtir o feriado, incluindo os melhores destinos em diferentes regiões do Brasil.
- 1
Gramado
Aproveite o frio em uma cidade muito charmosa
- Famílias
Gramado, na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados pelos turistas, principalmente durante o inverno. Esta cidade charmosa oferece aos visitantes muitas belezas naturais, atrações para todos os gostos e idades, arquitetura e gastronomia típicas da Europa e uma excelente rede hoteleira.
Os turistas que gostam de frio podem aproveitar temperaturas próximas ou até abaixo de zero durante o inverno em Gramado. Portanto, não se esqueça de levar muitas roupas e acessórios de frio, principalmente para as crianças.
Mapa - 2
Campos do Jordão
Saboreie um delicioso chocolate quente
- Famílias
- Compras
Conhecida como a Suíça brasileira, Campos do Jordão é um excelente destino turístico de inverno no Brasil. A cidade está localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, e apresenta um clima frio e seco. Portanto, não deixe de investir em agasalhos e acessórios para o frio.
Campos do Jordão conta com incríveis belezas naturais e atrações para todas as idades. A cidade tem diversas opções de restaurantes, lojas de roupas e hospedagens. É uma ótima oportunidade para passar o feriado curtindo o tempo frio e tomando chocolate quente.
Mapa - 3
Caldas Novas
Banhe-se em águas quentes e relaxantes
- Aventura
- Casais
- Alimentação
- Vida noturna
A cidade de Caldas Novas, em Goiás, é muito procurada por turistas que desejam se divertir ou apenas relaxar. A região tem estruturas de lazer incríveis, com parques temáticos, hotéis e resorts que contam com piscinas e fontes de água aquecidas pela natureza. Como a temperatura da água é quente, a cidade é invadida pelos turistas principalmente durante o inverno.
Os visitantes deste importante polo de turismo podem apreciar também as diversas belezas naturais, muitos parques, como o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, diversos passeios, uma culinária regional deliciosa e uma diversificada e agitada vida noturna. Um dos destaques da programação oficial da região é o Caldas Country Show, um festival de música sertaneja, eletrônica e axé.
Mapa - 4
Foz do Iguaçu
Desfrute de uma natureza exuberante
- Aventura
- Compras
Foz do Iguaçu recebe muitos turistas dos mais diversos lugares do mundo todos os anos. A cidade está localizada em uma região privilegiada, na tríplice fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai. Além de ser considerada, por essa razão, um destino turístico internacional, Foz do Iguaçu abriga uma das maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu.
No inverno, a cidade costuma apresentar temperaturas amenas, com menor possibilidade de chuva, o que diminui o volume de água nas cataratas. Mesmo assim, o cenário é inesquecível. É um excelente destino para quem quer passar o feriado perto da natureza, curtir atividades de aventura como o rafting, passeios de helicóptero e fazer compras.
Mapa - 5
Tiradentes
Passeie por uma cidade cheia de história
- Aventura
- Alimentação
- História
Tiradentes é uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais, com ruas coloniais pavimentadas com pedras, igrejas repletas de belas peças de arte sacra, museus, lojas de artesanato e pousadas aconchegantes. Isso sem mencionar os diversos restaurantes com deliciosos pratos típicos regionais e as belezas naturais, como cachoeiras, grutas, mirantes, serras e muitas opções de turismo de aventura.
Toda a região que abrange as cidades históricas de Minas Gerais conta com uma programação diversificada de eventos durante o ano inteiro, inclusive nos meses de frio e no feriado da Independência.
Mapa - 6
Visconde de Mauá
Viaje para uma região famosa por suas águas cristalinas
- Aventura
- Alimentação
A região de Visconde de Mauá está localizada em uma área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Muitos turistas visitam essa belíssima região todos os anos em busca de tranquilidade, paisagens bucólicas e restaurantes com uma culinária saborosa, além de uma rede hoteleira diversificada.
Entretanto, o grande diferencial de Visconde de Mauá é a abundância de águas cristalinas, em cachoeiras, rios ou piscinas naturais. Os visitantes que gostam de aventura não podem deixar de fazer as diversas trilhas, a maioria atravessando rios e cachoeiras. O clima da região é ideal para quem gosta de curtir o frio da montanha.
Mapa - 7
Vitória da Conquista
Aproveite o final do inverno na região baiana
- Alimentação
Uma boa pedida para aproveitar o feriado de 7 de setembro é conhecer a cidade de Vitória da Conquista, que fica a 328 km de Salvador, a capital da Bahia.
Apelidada de Suíça baiana, a cidade tem altitude média em torno dos 900 metros, chegando a 1.100 metros nos pontos mais altos. O seu clima tropical de altitude faz com que, em alguns dias do inverno, a temperatura fique bem gelada. É o ponto turístico ideal para aproveitar o tempo frio e experimentar o melhor da gastronomia baiana.
Mapa - 8
Curitiba
Conheça uma das principais capitais brasileiras para aproveitar o feriado
- Alimentação
A capital do Paraná, Curitiba, é um dos destinos mais tradicionais do Brasil, principalmente no inverno. A região está localizada sobre um planalto de 900 metros acima do nível do mar.
Curitiba oferece restaurantes de alto nível com opções de fondues, cafés coloniais e rodízios de massas e carnes. Há muito o que ver e fazer na cidade durante o feriado da Independência, como os passeios de trem e as caminhadas dentro do Parque Estadual de Vila Velha. Outra opção é conhecer um dos maiores moinhos de vento fora da Holanda, em Castrolanda.
Mapa - 9
Domingos Martins
Descubra uma cidade serrana pouco visitada
- Famílias
- Alimentação
- Foto
Um destino ainda pouco explorado pelos turistas brasileiros, a região de serra do Espírito Santo possui cidades com muitas atrações para todos os gostos, bolsos e idades. Um bom exemplo é Domingos Martins.
Para o feriado de 7 de Setembro, a cidade oferece boa estrutura hoteleira, excelentes restaurantes e muitas belezas naturais, que rendem ótimas fotos de viagem. Uma dica é conhecer o Parque da Pedra Azul, com suas paisagens deslumbrantes, piscinas de águas naturais, cachoeiras e mirantes para contemplar a natureza e aproveitar os dias de folga.
Mapa - 10
Gravatá
Curta o frio na cidade pernambucana
- Aventura
Um destino turístico no nordeste brasileiro que merece uma visita, especialmente durante o inverno, é Gravatá, no agreste pernambucano. Localizada no Planalto da Borborema, a 80 km de Recife, a cidade faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco, assim como as cidades de Garanhuns e Triunfo.
Conhecida como a Suíça pernambucana, Gravatá é um importante polo turístico, gastronômico e moveleiro. Entre as atrações, um dos destaques é o Alto do Cruzeiro, que proporciona aos turistas uma vista panorâmica para a região. Para quem gosta de aventura, as melhores dicas são praticar rapel na Ponte Cascavel e percorrer trilhas por dentro da mata nativa.
Mapa - 11
Rio de Janeiro
Aproveite o que a cidade maravilhosa tem de melhor para o feriado
- História
Para quem não abre mão do agito de uma capital, o Rio de Janeiro é uma ótima pedida para aproveitar o feriado de 7 de setembro. Uma sugestão é explorar a Zona Portuária, que além de toda a beleza da cidade maravilhosa, tem um circuito incrível de atividades.
A dica é pegar o VLT Carioca, uma espécie de bondinho que faz a rota do Centro para a Zona Portuária, em um circuito bem cultural e turístico. Comece a exploração pela Praça Mauá, chamada de Parada dos Museus, em que estão o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.
Mapa