Um fim de semana no Rio de Janeiro é o que muitos procuram para relaxar e se divertir. Não à toa, a capital fluminense é um dos destinos turísticos mais visitados do país, e tem atrativos para todos os gostos, idades e tempo de viagem.
Só que, por ser uma cidade grande, é importante saber quais são os pontos de interesse que não podem faltar no seu itinerário de viagens. Assim, é possível montar um roteiro que compreenda os passeios imperdíveis e permitam que os viajantes se aprofundem na cultura e agitada vida no Rio de Janeiro mesmo para quem tem apenas 2 ou 3 dias para conhecer a capital!
- 1
Encante-se com a cidade do topo do Pão de Açúcar
Aproveite a vista única através do passeio de bondinho
- Foto
Um dos cartões-postais mais famosos do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar é um lugar de encantamentos múltiplos. Primeiro, por conta do histórico bondinho que se encarrega de levar os visitantes ao topo do morro — 396 metros acima do nível do mar — e permite uma vista ampla da paisagem em torno da cidade.
De cima do Pão de Açúcar é possível distinguir a baía de Guanabara e a enseada de Botafogo, entre outros pontos turísticos — vale a pena conhecer esse ponto de manhã ou para apreciar o pôr do sol. Vale destacar, também, que esse passeio faz uma parada inicial no morro da Urca, e só então segue para o Pão de Açúcar. Vistas de tirar o fôlego, então, é o que não faltam.
Localização: Urca, Rio de Janeiro - RJ
Mapa - 2
Conheça a Catedral Metropolitana de São Sebastião
Veja de perto a sua arquitetura inusitada
Também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, o espaço religioso chama a atenção de longe, com seu visual em formato de cone com 75 metros de altura. Dentro, o espetáculo visual prossegue com os vitrais coloridos indo até a cúpula do templo.
Para quem gosta de passeios focados na fé, a catedral da cidade é um passeio imperdível. Inclusive, o espaço interno para milhares de pessoas convida os devotos a comparecerem a uma missa, caso tenham tempo livre no final de semana.
Localização: Av. Chile, 245 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-170
Abre: Diariamente, das 7h às 17h
Telefone: +55 (21) 2240-2669
Mapa - 3
Suba até o “topo da cidade” e conheça o Cristo Redentor
O monumento é uma das Sete Maravilhas do Mundo
- Foto
Desde 1931, quando foi inaugurado, o Cristo Redentor ostenta diversos títulos. Um dos mais recentes é o mérito de estar entre as principais maravilhas do mundo. Localizada no Parque Nacional da Tijuca, a estátua fica a 710 metros acima do nível do mar. Ou seja: uma das vistas mais privilegiadas do Rio de Janeiro.
São 220 degraus que guiam os visitantes aos pés da estátua, mas, antes disso, há um passeio de van ou trem que conduz os turistas até o topo do Corcovado. É uma das paisagens mais visitadas da cidade, e vale a pena ficar de olho em uma curiosidade: de diversos pontos, basta olhar para cima e o Cristo Redentor aparece no horizonte.
Localização: Parque Nacional da Tijuca - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ
Abre: Diariamente, das 8h às 19h
Telefone: +55 (21) 2558-1329
Mapa - 4
Passe um dia na praia de Ipanema
Aproveite toda a infraestrutura da popular praia
Com 2,5 km de extensão, a praia de Ipanema é uma das mais procuradas por locais e turistas que têm um fim de semana no Rio de Janeiro. Em parte, por conta de sua popularidade, mas também por conta da ampla infraestrutura de quiosques que percorrem a sua animada orla. É muito comum ver pessoas caminhando ou passeando de bike no seu calçadão.
Vale estender o passeio por ali, inclusive, para conhecer outro cartão-postal da cidade: o arpoador, que fica em uma das pontas da praia. E o pôr do sol é um dos fenômenos mais requisitados por visitantes na sua orla.
Localização: Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Mapa - 5
Veja as projeções para o futuro no Museu do Amanhã
Um lugar de imaginação rica para os próximos 50 anos
- História
Comprar um ingresso para o Museu do Amanhã significa explorar as invenções do passado e do presente, para conceber cenários imaginativos para o futuro. São ambientes audiovisuais, jogos e salas interativas com informações sobre as atrações — dispostas em um laboratório de inovações e também um observatório.
O passeio é educativo e divertido, dando uma boa perspectiva do que pode ser criado com as tecnologias atuais, e o que a ciência pode promover, nos próximos anos, com base nas mais recentes descobertas. Além disso, há um café, no local, para quem deseja descansar um pouco ou mesmo deliciar-se com algum doce ou salgado após a visita.
Localização: Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240
Abre: De quinta a domingo das 10h ás 16h
Mapa - 6
Tire fotos na colorida Escadaria Selarón
A escadaria fica entre os bairros a Lapa e Santa Tereza
- Foto
A obra de arte é do artista chileno Jorge Selarón, que começou a trabalhar nos mosaicos que se estendem por toda a escadaria no início da década de 1990. Desde então, essa simples passagem entre os bairros da Lapa e Santa Tereza virou um dos pontos turísticos mais procurados no Rio de Janeiro.
E, não só para fazer fotografias, dignas de serem postadas nas redes sociais. Por conta de sua popularidade, o espaço está sempre cheio de gente animada, a qualquer hora do dia. Um bom motivo, portanto, para subir e descer algumas vezes os seus 250 degraus decorados com mais de 2 mil peças.
Localização: R. Manuel Carneiro - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20241-120
Mapa - 7
Visite o histórico Forte de Copacabana
Um pedacinho da história do Brasil ainda conservado
- História
- Foto
Quem gosta de história pode se debruçar às beiras do Forte de Copacabana para ter uma vista rica da região. De lá de cima, os visitantes conseguem distinguir facilmente a praia de Ipanema, a praia do Diabo e também o famoso Pão de Açúcar. É uma boa alternativa para conhecer tantas atrações próximas umas das outras — e com infraestrutura para quem não abre mão de um cafezinho em seus passeios.
Dentro do forte, atualmente, uma série de atividades é realizada ao longo do ano inteiro, como exposições e atividades culturais. Além, é claro, de ter acesso ao Museu Histórico do Exército.
Localização: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22070-020
Abre: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Telefone: +55 (21) 2287-5357
Mapa - 8
Veja o mirante da Vista Chinesa
Um cenário natural cheio de atrativos
- Foto
O ponto turístico começou a ganhar mais popularidade — nacional e internacional — após o filme de animação “Rio”. Desde então, muitas pessoas dedicaram suas viagens ao Rio de Janeiro para conhecer a impressionante paisagem do local, cujo mirante oferece uma vista panorâmica da zona sul da cidade.
Para quem deseja conhecer a Vista Chinesa, ela fica localizada dentro da floresta da Tijuca. E tem bastante coisa para conhecer por ali, além do cenário natural. Afinal, há uma estrutura feita em bambu e cimento, que data do início do século 20, e remete à cultura e religião chinesas. A dica, então, é: vá cedo, para explorar tudo com calma.
Localização: Estr. Dona Castorina, S/N - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ, 20531-590
Mapa - 9
Curta a extensa orla da Praia da Barra da Tijuca
São quase 30 quilômetros de orla, com atrações diversas
Essa é uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro, primeiramente, por ser imensa. E a melhor parte é que existe boa infraestrutura de quiosques e todo tipo de comércio, em parte de sua orla, permitindo que você fique um dia inteiro sob o sol, e nem vai perceber o tempo passar.
Além disso, a vantagem de ter uma praia tão longa assim, é que diferentes públicos podem encontrar o que estão à procura. Por exemplo: há uma área onde as ondas são mais agitadas e, também, partes em que os banhistas podem desfrutar de mais tranquilidade e menos pessoas ao redor.
Localização: Av. do Pepê - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22620-170
Mapa